Autonomia

expresso

Power Member
Boas,

A principal funcionalidade de um portátil é a mobilidade e para muitas pessoas como eu, mobilidade não é nada sem autonomia.

Por isso decidi abrir esta thread para falarmos um pouco sobre a autonomia dos portáteis no mercado.

Em primeiro lugar gostaria de debater um pouco as autonomias anunciadas que nunca são viáveis de alcançar:rolleyes:

AMD isn't happy with the way some battery claims are made, saying the reliance on a test called MobileMark 2007 doesn't yield an accurate indicator of what to expect. The problem, says Patrick Moorhead, a vice president for marketing at AMD, is that the parameters for the test include dimming the screen the just 20 percent brightness, turning off WiFi, and making sure no music, video, games, or webpages are running
 
No meu caso, embora a mobilidade seja muito importante, a autonomia não é tanto.
É importante para mim estar no ponto A, poder arrumar o computador numa mala em 2 minutos e estar pronto para o levar para o ponto B, coisa que não consigo com um desktop, mas são raríssimas as vezes que ligo o portatil enquanto viajo entre o ponto A e B.
Claro, isto é apenas a minha situação, que se calhar é igual à de outras pessoas, mas assim como pra mim a autonomia não é importante, para outras é importantissima (embora todas as que conheço com laptop valorizam muito mais a mobilidade que a autonomia como eu), e concordo que na maior parte dos casos os valores anunciados estão bem longe daquilo que são na realidade. O meu portátil, por exemplo, tinha uma autonomia anunciada de 2 horas em desempenho máximo, e mesmo em poupança de energia é dificil alcançar a hora e meia.
 
Eu faço muito uso da bateria:
- No meu local de trabalho dependemos de um gerador eléctrico por isso nem sempre há energia para alimentar o portátil.
- Quando faço grandes viagens (de avião ou carro) o portátil tb é o principal entretenimento.

Já tive um Sony e a diferença entre o anunciado e o que conseguia não era decepcionante. Mas agora comprei um Toshiba do qual até esperava mais que o Sony e tem sido uma decepção nesse sentido.
 
Boas.

Acho esta thread bem interessante pois ainda assim não se vê mt ppl a falar sobre portáteis para mobilidade com muita autonomia, que para mim tem que ser a principal vantagem de um portátil, pois para jogar sinceramente não há nada melhor que um desktop.

Eu ainda numa demanda por encontrar 1 máquina com 1 boa capacidade de processamento, pequena, leve e com grande autonomia (>=7hrs) e daquilo que tenho visto concluo que este nicho de mercado ainda está muito verde pois ou se encontra máquinas insultantemente caras (caso da série TT da Vaio e da Protégé da Toshiba) ou a autonomia não passa das 4hr.

Até agora a única excepção foi a série Timeline da Acer mas que infelizmente não estará disponível em PT com o processador mais potente (pelo menos pelo que consegui apurar) o que me deixou profundamente desiludido senão vejam: Estamos em crise, existem (pois não acredito que seja o único) clientes dispostos a comprar 1 produto que efectivamente existe (ainda por cima logo aqui ao lado em Espanha) e no entanto a marca até se dá ao luxo de não responder aos emails de potenciais clientes. Ora se isto não está errado não sei o que estará.

Como se isto não bastasse, pelas pesquisas que eu tenho realizado parece que agora os únicos segmentos de mercado em que as marcas estão a apostar é o dos netbooks (que saem quase todos os dias modelos novos) e portáteis low-cost com CPU completamente desactualizados. Ok, se calhar estes PCs servem para a maioria dos utilizadores e por e simplesmente os outros estão a ser deixados de lado por serem minorias (ditaduras de mercado digo eu) mas de qualquer forma parece-me que o mercado está um pouco "doente". Claro que se calhar estou com esta noção pois já estou completamente desesperado para encontrar uma coisa que pelos vistos não existe :(

Posto isto, se alguém conhecer mais modelos que os das séries que falei avise que eu agradeço :)

Quanto às diferenças entre os anunciados das marcas e o esperado, penso que nada melhor que ler umas reviews antes de comprar o que quer que seja mas pelo que tenho visto por aí esta diferença é visível na maioria das marcas que por e simplesmente se desleixa ao dar estas informações. Por experiência própria posso dizer que os meus 2 últimos (e únicos portáteis) não fugiam muito ao anunciado. O 1º de todos, um Acer 291 LCi conseguia (e consegue mas agora nas mãos do meu irmão) umas impressionantes 4hrs com office e net e wireless on. O tecra A6 que paira por casa dos meus pais não vai além das 2hrs mas era precisamente isso que dizia no site da Toshiba

Espero não ter divagado muito nem me perdido a meio do raciocino pois com tanta coisa para dizer às vezes acontece :lol:

Cumps
 
Boas,


Por acaso estive indeciso entre o Vaio TT e o Toshiba R600 para substituir o meu antigo Vaio TZ.

Acabei por optar pelo R600 porque não consegui saber se era possível migrar o Vaio TT com disco SSD para Windows XP. Pode parecer estranho este ponto, mas no site da Sony eles anunciavam que o CD de migração só estava disponível para as versões c/ disco convencional :rolleyes:

O pouco que posso dizer sobre o TT é que a sua autonomia é ligeiramente inferior à do TZ devido à bateria de menor capacidade (embora tb seja de 6 células). O TZ com a bateria de 6 células fazia 5h com a net ligada e 6h s/ net ligada a ver filmes gravados no disco rígido.

O R600 desiludiu-me um pouco no que diz respeito à autonomia. Era suposto ser melhor do que a do TZ porque o R600 vem com disco SSD e um ecrâ transflexivo . Mas até agora só consegui 4:30min c/ a net ligada (3G através de placa intregrada) e 5:20min a ver vídeos.

Se conseguires um Vaio TZ e não fizeres questão de ter uma placa 3G integrada (como o novo TT e o R600), acho que ficas melhor servido no que diz respeito à autonomia e o preço tb será bastante mais convidativo. As performances não são muito diferentes.

Saudações
 
Hum, já não és a 1ª pessoa a queixar-se dos R600. Tenho um colega de trabalho que está mais que arrependido pois comprou-o por causa da autonomia e também não consegue mais do que as tais 4.30/5h.

Como deixei os vaios 1 pco de lado por causa do preço não sei se a série TZ ainda está há venda. Confirmas que ainda é possível arranjar pcs dessa série? De kkr forma vou dar 1 look ao site deles.

Brigado pela dica.

Cumps
 
Hum, já não és a 1ª pessoa a queixar-se dos R600. Tenho um colega de trabalho que está mais que arrependido pois comprou-o por causa da autonomia e também não consegue mais do que as tais 4.30/5h.

Como deixei os vaios 1 pco de lado por causa do preço não sei se a série TZ ainda está há venda. Confirmas que ainda é possível arranjar pcs dessa série? De kkr forma vou dar 1 look ao site deles.

Brigado pela dica.

Cumps

Boas,

Não sei se ainda há novos à vendas nas lojas, mas se procurares em fóruns, leilões (miau e ebay) de certeza que encontras alguns à venda. Eu comprei o meu TZ em Janeiro de 2008 num leilão do miau e ficou-me por 1400€ :) (nas lojas estava a mais de 2000€) e nunca me deu problemas!

Quanto ao R600 até estou a utiliza-lo neste momento na rua e como há bastante claridade pude desligar a luz do monitor (graças ao ecrã transflexivo) e lá consegui uma autonomia superior às 5h:cool: - Apercebeu-se das críticas que lhe fiz e agora está a querer surpreender-me :P
 
Última edição:
expresso disse:
Boas,
Não sei se ainda há novos à vendas nas lojas, mas se procurares em fóruns, leilões (miau e ebay) de certeza que encontras alguns à venda. Eu comprei o meu TZ em Janeiro de 2008 num leilão do miau e ficou-me por 1400€ :) (nas lojas estava a mais de 2000€) e nunca me deu problemas!
Pois bem me parecia. Daquilo que tinha procurado já não os tinha encontrado. O problema em comprar em leilão é que eu sou mt desconfiado lol. Carros e portáteis só novos ou ainda com garantia...Sei que até posso perder com isso mas sou mesmo assim, jogo muito pelo seguro quando toca a €€.

expresso disse:
Quanto ao R600 até estou a utiliza-lo neste momento na rua e como há bastante claridade pude desligar a luz do monitor (graças ao ecrã transflexivo) e lá consegui uma autonomia superior às 5h:cool: - Apercebeu-se das críticas que lhe fiz e agora está a querer surpreender-me :P
Lolada, se calhar tá a tentar redimir-se.

Por acaso hoje estive a ler uma noticia e um artigo de opinião bem interessante sobre autonomia e o mobile mark 2007, do qual penso que até retiraste o pedaço de texto com que começaste o tópico (senão há-de ter sido de um artigo parecido :)). Fica aqui um link e o outro link para os interessados. Realmente o monopólio faz-nos perder muito na altura de compra.
Vamos ver se é agora que o mercado dá a volta, à semelhança do que aconteceu com as máquinas digitais, pois eu já tou maluco de procurar portáteis com boa autonomia. Agora virei-me para os que trazem duas baterias, como o dv3560ep mas como ainda não consegui descobrir a autonomia de cada uma ainda não fiz a compra.

Cumps
 
Back
Topo