1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Autostart

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por CodeZero, 29 de Maio de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 678)

1. CodeZero

CodeZero Power Member

Tenho o Ubuntu server sem interface gráfico.

Como ponho um programa a executar sempre que ligo a máquina? Tal como outros serviços apache, mySQL, etc.

Exprimentei criar um script no /etc/init.d que executa o programa que pretendo não funcionou.

2. Warp

Warp Power Member

Queres por um programa ou um serviço em auto start?

3. esquiso

esquiso Power Member

Não basta ter um script na /etc/init.d/, é preciso também indicar que queres que ele seja executado no inicio. Se bem me lembro, o comando é o seguinte, para distros Debian based:

Código:
    update-rc.d <script> defaults

4. CodeZero

CodeZero Power Member

Quero por um serviço de monotorização!

5. Condez

Condez [email protected] Member

Se queres por algo a arrancar quando o server arranca tens duas hipotetses:

1)

O Ubuntu, a pensar nessa situacao, tem um script chamado "/etc/rc.local" que e executado cada vez que o sistema arranca. Este script nao e mais que um simples shell script que vem "vazio" por defeito. Podes adicionar codigo ou por em execucao dentro deste script outros scripts/programas.

2)

Determinas o initlevel em que queres funcionar. Usualmente no ubuntu e o "2". Podes verificar o teu init level atraves do comando "who -a", que para alem de outras informacoes interesantes, faz o output de um campo chamado "run-level X", onde "X" e o teu init level.
    De seguida, vais a "/etc/rcX.d" (relembro que X e o teu init level) e crias um symbolic link para o teu script/programa.
    Tudo o que comeca com "S" inicia, ao inves que "K" termina. Sao usados os comandos "start" e "stop".
    O numero que vem a seguir a letra determina a prioridade do arranque. Quanto maior o numero menor a sua prioridade, dito de outra forma, quanto mais pequeno o numero mais cedo arranca na boot sequence.

Partilhar esta Página