Autostart

CodeZero

Power Member
Tenho o Ubuntu server sem interface gráfico.

Como ponho um programa a executar sempre que ligo a máquina? Tal como outros serviços apache, mySQL, etc.

Exprimentei criar um script no /etc/init.d que executa o programa que pretendo não funcionou.
 
Não basta ter um script na /etc/init.d/, é preciso também indicar que queres que ele seja executado no inicio. Se bem me lembro, o comando é o seguinte, para distros Debian based:

Código:
update-rc.d <script> defaults
 
Se queres por algo a arrancar quando o server arranca tens duas hipotetses:

1)

O Ubuntu, a pensar nessa situacao, tem um script chamado "/etc/rc.local" que e executado cada vez que o sistema arranca. Este script nao e mais que um simples shell script que vem "vazio" por defeito. Podes adicionar codigo ou por em execucao dentro deste script outros scripts/programas.


2)

Determinas o initlevel em que queres funcionar. Usualmente no ubuntu e o "2". Podes verificar o teu init level atraves do comando "who -a", que para alem de outras informacoes interesantes, faz o output de um campo chamado "run-level X", onde "X" e o teu init level.
De seguida, vais a "/etc/rcX.d" (relembro que X e o teu init level) e crias um symbolic link para o teu script/programa.
Tudo o que comeca com "S" inicia, ao inves que "K" termina. Sao usados os comandos "start" e "stop".
O numero que vem a seguir a letra determina a prioridade do arranque. Quanto maior o numero menor a sua prioridade, dito de outra forma, quanto mais pequeno o numero mais cedo arranca na boot sequence.
 
Back
Topo