[Avaliação] - Contem a vossa experiência com o Windows 10

Fazer o upgrade valeu a pena?

  • Sim

    Votes: 53 79,1%
  • Não

    Votes: 14 20,9%

  • Total voters
    67

MauCao

Power Member
O título basicamente diz tudo. Se fizeram o upgrade e já usam o Windows 10, digam de vossa justiça.

Eu fiz ontem o upgrade a partir do 7 e ainda não o usei muito, mas aqui fica a minha posta de pescada:

O menu iniciar voltou e está bastante agradável. Desapareceu aquela ideia parva dos mosaicos que era extremamente desagradável para dispositivos "tradicionais". Sim, nem só de tablets e smartphones vive o mundo, alguns de nós ainda se sentam á secretária e usam um rato e teclado. Para esses utilizadores o novo menu iniciar está muito agradável, juntando de forma harmoniosa o menu tradicional e alguns mosaicos personalizáveis, mas de uma forma não-invasiva e que continua a dar a impressão de ser um desktop.

A Cortana como secretária virtual. Ainda não usei muito mas é uma ideia engraçada. E julgo que falo por todos os fãs de Halo quando digo que é uma fantasia tornada realidade :D Querem divertir-se com ela? Perguntem "where is Master Chief?"; "tell me about Halo 5"; "how old are you?"; "what do you think of Android?"; "what do you think of IPhone?"; "can I see a picture of you?"; "do you like sunsets?"; "tell me a story" ou "use the force" entre outros...

Um novo browser chamado Microsoft Edge (Spartan soava melhor mas acho que atingiram a quota de referências ao Halo com a Cortana). Sinceramente continuo agarrado ao Firefox, até porque tenho lá os favoritos, mas o Edge parece ser rápido, estável e agradável.

Votem e digam o que acham do 10!
 
Bom, da minha parte, estou bastante satisfeito, a nivel de performam-se, pode ser, "psicologico" ou pode ser apenas de ser uma instalaçao fresca do windows, mas a verdade, é que o meu portatil voa! eh eh!

Concordo contigo com o menu iniciar, ate pode parecer estupido, mas por duas vezes, que tentei usar o windows 8, e nao fui a vaila com aquilo nem por nada!

Cortana, esta desligado, edge nao uso, e outras funçoes que eventualmente poderiam por em causa, a privacidade! como ja aqui foi discutido! terorias ou nao, ha muita coisa que o windows 10 quer fazer sozinho, e eu nao gosto disso! vem me agora a cabeça o windows update, nos windows anteriores, dava pra personalizar isto, agora, ele instala o que quer e o que lhe apetece, e mais nada, a unica coisa que podes fazer, é marcar uma hora pra fazer restart, ou faze-lo manualmente!

Mas acima de tudo, estou contente, confesso que estava algo receoso, mas, rapidamente, fiquei rendido ao novo windows, agora vamos esperar pra ver, como ele se comporta com o tempo!
 
Eu com o meu Surface Pro 2 e o Windows 10 estou totalmente satisfeito!
O computador continua rápido como era e tudo correu sem problemas. Fiz uma clean install e só veio melhorar tudo.

O Microsoft Edge agrada-me bastante e estou a usa-lo no dia a dia. Claro que tem algumas arestas por limar mas tenho em consideração que é um browser feito do zero está bastante bem.

O menu Iniciar voltou bastante melhor. Está mais organizado e o facto de ter as live files, que eu já utilizava no Windows 8 que também gostei, é muito bom. O menu Iniciar no Windows 7 era pouco personalizável, no Windows 8 tivemos o ecrã Iniciar que era muito personalizável e agora com o Windows 10 temos o melhor de dois mundos.
Conclusão: Estou a gostar muto do Windows 10. Claro que já encontrei alguns bugs mas devem ser corrigidos em breve. RECOMENDO! :)
 
Boas eu ainda n fiz o upgrade no portatil q comprei mas ja tinha feito em anteriores i gostei do q usei,parecia realmente leve i suave, cm um arranque ultrarapido!!!ate q vim a reparar q o windows bloqueou todos os programas q n eram oficiais ou seja piratas cmo o fm p.exemplo,sendo q tentei voltar ao windows 7 i ai vieram os problemas!o pc simplesmente deixou d funcionar, apenas reiniciava sem parar,cm erros do tipo #inacessible boot device# o q m fez fikar sem 2 portateis (tb ja tavam em fim d vida), daí neste momento estar relutante em instalar o windows 10, por ixo gostava k m akonselhassem....
 
Fiz o upgrade em 3 pcs, acabei por fazer rollback em 2. No pc de casa não tenho grandes queixas. O processo de upgrade foi simples e rápido. Eu desatino o aspecto do start menu dado que acabei por usar o classic shell. Sinto falta do aero no desktop mas as novas funcionalidades de ambientees de trabalho virtuais e novas âncoras em janelas valem a pena (se bem que isto já exista há séculos em alguns distros de linux... não sei porque demorou tanto tempo a chegar ao windows). O Microsoft edge parece ter futuro mas por agora não compete com o chrome nem o firefox... quase zero extensões, não é compatível com muitos plugins, java etc...

Em termos de desempenho parece ser um pouco mais leve que o W7, embora não goste muito deste design minimalista de smartphone. A grande razão de ter feito upgrade foi mesmo a pensar no DX12.

Acabei por tirar o w10 de 2 portáteis devido a problemas com drivers.
 
Fiz o upgrade em 3 pcs, acabei por fazer rollback em 2. No pc de casa não tenho grandes queixas. O processo de upgrade foi simples e rápido. Eu desatino o aspecto do start menu dado que acabei por usar o classic shell. Sinto falta do aero no desktop mas as novas funcionalidades de ambientees de trabalho virtuais e novas âncoras em janelas valem a pena (se bem que isto já exista há séculos em alguns distros de linux... não sei porque demorou tanto tempo a chegar ao windows). O Microsoft edge parece ter futuro mas por agora não compete com o chrome nem o firefox... quase zero extensões, não é compatível com muitos plugins, java etc...

Em termos de desempenho parece ser um pouco mais leve que o W7, embora não goste muito deste design minimalista de smartphone. A grande razão de ter feito upgrade foi mesmo a pensar no DX12.

Acabei por tirar o w10 de 2 portáteis devido a problemas com drivers.
Aconselhas a fazer o upgrad??'uso agr o 8.1
 
Boas...

Eu fiz o upgrade no meu surface 3 e no meu portátil que uso maioritariamente para o trabalho. De uma forma geral estou bastante satisfeito e tudo corre muito bem nas minhas duas máquinas, mas também fiz o fresh install nas duas máquinas.

Praticamente troquei o chrome pelo edge, gostei bastante da loja e do facto de poder ter as aplicações em janela, o centro de acções está muito bom a meu ver com os pop ups a ficarem por lá e não a desaparecerem como no windows 8, está um pouco mais próximo do OSx nesse aspecto e isso agrada-me imenso.

Só tenho até à data três queixas...
- O facto de o edge não ter sincronização para poder usar tudo igual no portátil e no surface 3 e sinceramente não compreendo o porquê da demora porque no windows 8 era algo que funcionava bem com o IE, e nem a lista de leitura do edge tem sincronização.
- O onedrive não dar para ter ficheiros somente online como no windows 8 e fazer download quando queiramos usar, há ficheiros que uso muitoooooo esporadicamente e tenho que os ter offline, e o meu onedrive ocupa cerca de 30GB.
- Terceira e última, quando a cortana para Portugal? Andem lá com isso... :P


De uma forma geral, muito satisfeito com o windows 10... talvez com o windows 10 mobile e a sincronização façam-me mudar do iphone para um lumia... :P
 
Em termos de performance overall o Edge é um browser bastante capaz (acabei de fazer este teste na minha máquina):

wmMgiHo.png


Quanto às funcionalidades em falta, elas estão previstas e se estiverem a acompanhar o Windows Insider podem experienciar as últimas adições/correções.

Quanto ao Onedrive, em breve estará disponível o novo sync client que mitiga muitos dos problemas de sincronização e limitações:

https://channel9.msdn.com/events/Ignite/2015/BRK4110

Cortana para Portugal... Também gostava! Mesmo que em Inglês US ou UK :) Mas de momento, e porque faz todo o sentido a nível de investimento, o esforço parece ter ido para PT-Br. Quiçá o que o futuro nos reserva.

Hth,
anthonws.
 
Um lixo, pra mim o melhor já criado até hoje foi o win 7, sem mais.

O 7 é o Vista optimizado com um leve retocar de ambiente de trabalho o tal que era muito mau e eu que dizia que o vista não era mau secalhar o único SO que até gostei da Mocosoft quando usei (era lento porque o metiam em máquinas sem corpo à razão de dinheiro fácil).

O 10 eu não experimentei , mas dizem que até nem é mau a julgar pelo que comentam (alguns) nos fóruns Ubuntu oficiais ( que melhor lugar para saber se é bom ou mau que precisamente numa comunidade externa?) ora aí vai uma opiinião boa do windows 10 -

" I just purchased Microsoft Windows 10 Pro Update 64 bit for $213.99 USD. I also pay for Microsoft Office 365 Home subscription each month and I am installing Microsoft Office 2013 64 bit in my guest virtual machine right now using VMWare Workstation 12 Pro 64 bit. It is an enjoyable experience thus far. I think that this changes my opinion about Microsoft technologies quite a bit"

Ref: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2292645&highlight=opinions+windows+10

Depois tb há tipos como eu ou outros que secalhar criticamos mais de tudo se encontra mas parece que não é mau enquanto a andamento e grandes bugs mas tem um grande problema a privacidade diga-se já antes do 10 havia o mesmo.

E esse outro problema que é esse de meter a actualização sim ou sim nos 7 e 8.
Outra coisa que lhe vejo é que parece o cinnamon do Mint pelo menos do que vi.
 
@lightMC

Sem dúvida! No entanto o browser apresentava imensos desafios na portabilidade para outros form factors e na interoperabilidade. Ou seja, pouca flixibilidade em adoptar novas features ou revisões de atuais standards, pelo risco de quebrar compatibilidades aplicacionais com clients empresariais.

O Edge representa para a equipa do IE, um começo do zero, com total "liberdade de expressão"!

Hth,
anthonws.
 
bugs bugs e mais bugs que bodega. Muito longe da fiabilidade do W7.

Por entre varios o ultimo os icons no dektop colam-se todos ao lado direito com qualquer refresh o reiniciar. O USB que nem sempre encontra os drivers quando se reinicia. etc etc

retrocesso completo onde nem coisas tao simples como o aero conseguiram portar.

o acesso ás funcoes mais importantes fica perdido em mil ecras do settings onde pra tentar dar um ar de coisa acessivel so fazem perder a paciencia a quem precisa fazer algo.
 
Aproveitei o projecto DreamSpark da Microsoft para arranjar uma copia para mim. Andei a mexer em alguns pcs com windows 10 e gostei, então toca a instalar.
Apesar da idade do meu computador, todos os drivers foram instalados e ficou tudo a funcionar na perfeição como com o Windows 7, excepto a grafica.

Sendo uma radeon HD 3650, a AMD já não fornece suporte, mas com alguma dedicação, consegui instalar as drives mais recentes possíveis (a que o windows 10 instala não é, pelo menos pela compilação, a ultima driver lançada pela a AMD) e instalar o CCC que me faz alguma falta.

De resto muito bom, em termos de desempenho, está melhor, talvez pelo clean install, que na minha opinião é imprescindível na troca de sistema operativo Windows.

Os atalhos agradam me muito e toda a experiência é mais fresca, talvez por ser novidade.

Tenho um colega que, com um PC bem mais recente que o meu, instalou também mas através do "free upgrade" da Microsoft e o computador dele para além de ter piorado a performance, os drivers estão completamente Missing In Action...

Tenho ouvido muito bem, e muito mal.

Até agora não me posso queixar nada, e estou a gostar deste novo Windows

Edit:
O menu de atalho no iniciar (clickar com o botão direito do rato) permite aceder a tudo o que é importante num piscar de olhos, está demais!
 
Instalei em tudo, desde um netbook com o Intel Atom N270 e 1GB de RAM, até a um Core i5 3570K com 16GB de RAM.
Funciona -quase- tudo sem problemas e bastante rápido.

A versão corrente do iTunes não funciona, para já só dá com versões mais antigas.
Existe um bug bastante irritante em sistemas com GPU's integradas da Intel e gráficas dedicadas -que só resolvi com uma obscura solução na linha de comandos- e que deixa o windows num grande ecrã negro depois de carregar o sistema.
 
Eu era daquele user que nao muda mal sai a nova SO, só mudaria daqui a 1 ano. Nao queria saber da beleza , via windows 8 mais para tablet e w7 para pc.Nunca tive w8 nem w8.1,detestava aquilo era mais focado na beleza que em geral. Como tive problema (talvez seja virus), nao conseguia jogar bem do jogo,...fiz clean all and install, só posso dizer bem dele(uso de 2 dias).desabilitei muitas coisas,apps,e muitos outros inuteis, ficou mais fluido.
Vamos ver mais à frente se nao vai ter problemas com drivers, update, etc...
Posso arriscar a dizer que quando sair windows 11 nao vou mudar mas sim para windows 12 é mesmo tipico de windows.
 
O novo ciclo de lançamento é de 4 em 4 meses no mínimo. Tal como já referi em outras threads, em Novembro espera-nos o TH2 e algures em Abril/Maio o Redstone 1.

E a não ser que tenhas Pro ou Enterprise, não vais conseguir deter os upgrades mais do que o tempo de suporte da anterior Current Branch. Os Pro e Enterprise vão poder atrasar a instalação até 12 meses no mínimo.

Ou seja, já não existem os "típicos Windows".

Hth,
anthonws.

Edit:

Aqui vai um link publicado recentemente sobre o plano de servicing: https://technet.microsoft.com/en-us/library/mt598226(v=vs.85).aspx
 
Tenho alguns problemas com o 10. Para começar, muitas vezes tenho de reiniciar logo após ligar pois quando clico no que quer que seja com o botão direito do rato o Windows bloqueia completamente. Outras vezes não consigo abrir nenhuma pasta nem software (o software aparece-me nas tarefas mas não me abre nenhuma janela). Outras vezes mando desligar ou reiniciar e fica eternamente a tentar. Noto que fiquei com o portátil bem mais lento, até no arranque.
 
Back
Topo