1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Avaria 9600gs

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por knuts, 13 de Novembro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 787)

1. knuts

knuts Power Member

Boa noite!
    Bom a situação é a seguinte possuo neste momento um phenom x4 9550 com uma geforce 9600gs e desde à umas semanas para cá que parece-me que o motor/bobine que faz girar a ventoinha tem perdido força. Neste momento a fan já não roda quando ligo o computador mas verifico que tenta rodar, ou seja, inicia o movimento durante 1seg e volta a parar. Basicamente parece-me que lhe falta força. Já no ambiente de trabalho abro o msi afterburner para aumentar a velocidade da fan contudo a mesma não se mexe. Tenho de ser eu a ajudar e imprimir movimento na fan para poder usar o computador normalmente, ainda que limitado.

Já retirei a parte da fan da gráfica(o dissipador não retirei), limpei a mesma devidamente mas o problema persiste.

Já equacionei mudar a pasta térmica, que ainda é a original, contudo não me vai resolver o problema, ainda que obviamente ajude mas temperaturas.

Posto isto precisava de opiniões do que fazer. Deduzo que seja quase impossível substituir o motor da fan a esta altura do campeonato.

Situação 1: troco a massa térmica para "compensar" a perda de rpm's da fan.
    Situação 2: compro algo mais recente mas contudo com performance semelhante.

Esta gráfica sempre teve temperaturas em idle estranhas. Mesmo sem o problema que contei em cima. (Idle @ 60 graus) daí usar o afterburner para compensar com o aumento das rpm.

Qual será a melhor hipótese?

Referir ainda que eu pretendo fazer um upgrade aos poucos, visto este computador ser daqueles pré-feitos. Inicialmente compraria uma caixa/fonte decentes e este hardware passaria para lá. No fundo fazer um upgrade a longo prazo.

Peço desculpa pela possível falta de formação mas estou a escrever no telemóvel.

Obrigado a todos os que responderem, cumprimentos!

2. iwolf

iwolf Power Member

Já nem me chateava... trocava a gráfica...

O preço de um cooler razoavel, mais um pouco compra-se uma GPU com performance superior.

3. FabioMitra

FabioMitra Power Member

x2... quanto ás temps tinha uma 9600gt e em idle andava nos 50 graus.

4. Gizb0

Gizb0 Power Member

Tinha uma gráfica que tinha o mesmo problema. Tal e qual como o teu caso, a gráfica já era velha e encostei-a. Tenta WD40 lá para dentro =P

5. knuts

knuts Power Member

Já tinha pensado no wd40 mas como existem dois fios diretamente ligados ao motor da fan, achei melhor não o fazer para não haver nenhum tipo de descarga e com isso levar mais algum componente.

Quanto à sugestão do upgrade, o que posso por ali com performance igual e que não precise de alimentação extra? É que como disse, o upgrade "a sério"(falo inicialmente da nova caixa e fonte) não será feito para já. Ainda preciso de juntar alguma disponibilidade financeira e este problema não apareceu com um bom timming.

Posto isto, alguma sugestão do que comprar? Jogo essencialmente lol a 1366x768 portanto não preciso de algo extraordinário. Basta correr decente o jogo e claro que não precise de alimentação extra, devido à fonte de marca branca presente no pc.

Se interessar: liteon 300W(aponto para uns 150 reais se tanto) 19A na linha dos 12V.

Obrigado! Cumprimentos!

6. iwolf

iwolf Power Member

Mesmo uma gráfica que não necessite de potencia extra.... é preferível trocar essa fonte também....

Nem que seja por uma LcPower, se os cambios andarem baixos...

7. knuts

knuts Power Member

E era isso que eu pretendia fazer ainda que de forma mais futureproof possível.

Ou seja talvez lá para a natal a ideia era uma xfx 450-550w + uma thermaltake v4 BA ao invés de comprar uma lc power agora e ter de a substituir no natal por exemplo.

A actual caixa é um must trocar. Não é sequer minimamente decente.

Última edição: 14 de Novembro de 2012
  8. knuts

knuts Power Member

Mais opiniões?

Peço desculpa pelo double post.

9. Se queres manter tudo compra um AC L2 Plus ~13€ e cuidado que a gráfica fica com 2 slots e picos, de altura.

Se queres fonte, caixa e gráfica o pessoal trabalha melhor com um orçamento :)

10. knuts

knuts Power Member

Bom eu vou tentar explicar tudo desde do inicio ainda que resumindo a novela. Há 6 anos atrás eu não sabia o que sei hoje a nível informático, nem sabia sequer da existência deste fórum. Portanto na ingenuidade da minha tenra idade(na altura) comprei este computador pré-feito na *****, pela "módica" quantia de 800€(ainda hoje me atormenta este valor), pensado que era a atitude única e correcta de quem compra computadores seja para jogos ou trabalho.

Só depois de entrar em contacto com o fórum, ler os tópicos das configurações/dúvidas de outros users, percebi rapidamente que tinha cometido um erro crasso. O mal estava feito e não podia voltar atrás, contudo para o que eu jogava/jogo foi chegando. Óbvio que gostaria de ter a liberdade de "Olha apetece jogar GW2/BF3/o que for" mas como sei que o hardware é fraquinho fui vivendo com isso e fazendo escolhas de jogos considerando este handicap do hardware.

Agora entrando no assunto do tópico, o "projecto" a longo prazo é remendar o erro que fiz comprando uma máquina à medida das minhas necessidades peça a peça, mas como não o posso fazer comprando todos os componentes de uma vez, vou ter de ir "jogando" com o que tenho actualmente + hardware novo.

Ou seja ao longo do tópico surgiram as hipóteses:
    1. Tendo em conta o que o iwolf disse, comprar digamos que já a base ao que seria o hardware base para o projecto que falo em cima. Ou seja, uma fonte + caixa decente. O hardware que tenho neste momento passaria para lá.
    2. Optar por colocar a LCPower + Caixa(menos dispendioso), mas acabar por ter de mudar novamente de fonte(aquando do upgrade a sério) porque ficaria curto para o upgrade que tinha em mente.
    3. Colocar o cooler aftermarket(é compatível?) que o InColdShadow sugeriu, apesar de ser a opção mais barata, já não ficaria com a base para o futuro

É aqui que preciso de opiniões sobre o que fazer. Porque se calhar com sorte na altura do Natal/Inicio de 2013 já consigo fazer o upgrade de CPU+MB+RAM+Gráfica(tendo já disponível a Caixa+fonte da Opção 1 caso opte por seguir esse caminho)

Última edição: 15 de Novembro de 2012
  11. Por opção ou porque o monitor não dá para mais?

Epah eu gostava muito de ajudar mas não sabendo quanto podes ir dando por componente não sei o que recomendar. A essa resolução um APU talvez não fosse a pior ideia mas de future proof não tem grande coisa.

12. knuts

knuts Power Member

Máxima resolução (Monitor Asus VS197).

Quanto aos componentes. Supondo que à altura da compra o mercado está exactamente como está hoje a minha ideia era de ter algo como um 2500k + MB apta a OC + algo do género de uma 7850. A ideia de não ser um PC de topo mesmo, só ter algo interessante e future proof

Partilhar esta Página