1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria de telemóvel - direitos do consumidor

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por virtualpraxis, 1 de Agosto de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 15551)

1. virtualpraxis

virtualpraxis Power Member

O telemovel da minha namorada (LG) tem cerca de 1 ano e ficou à poucos dias com o ecrã de pernas para o ar e com cores malucas. Ora... tando dentro da garantia dirigi-me a um posto da TMN para procederem à reparação. Quem me atendeu começou por dizer que o ecrã de pernas para o ar era uma função do telemovel e que ia perguntar à colega como se metia direito... voltou na mesma... e lá disse que efectivamente estava avariado, e que seria enviado para reparação.
    Eu perguntei se não tinha direito a um telemovel de substituição durante o periodo em que o outro está para reparar, o que me disse que tinha de pagar 7,5€....... wtf... 7,5€?!?!? Disse logo que não e reclamei, ao que o gajo me disse que só na segunda reparação é que tenho direito a um telemovel de substituição gratuito.

Que direitos tenho eu afinal?

2. rjtd

rjtd Power Member

Tinhas direito a exigir logo a substituição do telemóvel por outro igual ou superior, ou então devolução do dinheiro. A partir do momento em que aceitaste a reparação, não tens direito a qualquer telemóvel de substituição, nem eles são obrigado a cumprir qualquer prazo (a lei fala em prazo aceitável, que para ti pode ser um e para eles pode ser outro bastante superior).
    Cumprimentos.

3. ffar

ffar Power Member

Direitos? No que diz respeito a telemovel de substituição infelizmente não tens nenhuns...

O facto de te darem telemóvel de substituição ou não, e de te cobrarem esse serviço, só depende da politica da operadora/marca de telemóvel (dependendo de onde o entregues). Por lei não são obrigados a te darem nada. Além disso infelizmente também não têm um prazo máximo para reparar o aparelho. O que tens direito é à suspensão da garantia, ou seja, o tempo que o telemóvel está a reparar não conta para efeitos de garantia.

4. Seavoices

Seavoices Power Member

Não tens direito a qualquer telemóvel de substituição aquando da reparação do telemóvel, se o fornecedor ou marca não tiver qualquer promoção ou oferta desse tipo.

Tal como acontece com os carros quando vão à oficina (serviço de cortesia), a não ser que quem te presta o serviço o disponibilize de forma gratuita ou através de um pagamento de aluguer) não terás direito a esse serviço!

5. ]-noBOdy-[

]-noBOdy-[ Power Member

boas,

algumas notas:
    1ª só ao fim de 3ª reparação é que te dão um telemóvel novo (e não na 2ª). Essa é a política da TMN.
    2ª o telemóvel possivelmente terá um problema da fita flex. Isso é rápido e fácil de reparar e o terminal fica como novo.
    3ª Esquece o telemóvel de substituição.....Ninguém dá nada a ninguém. Nem tão pouco há uma lei que obrigue a isso. Uma pergunta: quando metes o carro para arranjar uma avaria qq, dão-te um carro novo? Depende da marca. E Um computador? Depende da marca. Não sei porque é que num equipamento de valor mais baixo seria diferente....

EDIT:
    ffar: prazo máximo de 1 mês para fora de garantia. No caso de TMN o prazo máximo são 3 dias com o centro de assistência .... tudo o resto são procedimentos logísticos da TMN (teoricamente, são 2 dias).

6. ffar

ffar Power Member

Este prazo de 1 mês que referes tem sempre a ver com a politica da marca (seja a marca do telemovel, seja a operadora). No D.L. nº 67/2003 de 8 de Abril (que rege as garantias) não está definido explicitamente nenhum tempo máximo de reparação. Corrijam-me se estiver enganado.

7. ]-noBOdy-[

]-noBOdy-[ Power Member

certíssimo.

8. Ciberugano

Ciberugano Power Member

POis eu comprei o meu SE W800i a 1ano e 3meses e a semana passada dirigi-me a tmn porque a tecla joystique do tlm nao estava a funcionar correctamente para que atraves da garantia me arranjassem-no, e eles a mim deram-m 1tlm de substituicao, 1nokia 6600.

9. virtualpraxis

virtualpraxis Power Member

Damn... tives-te sorte.

Já agora, descobri um documento sobre direitos do consumidor:

10. Question

Eu tenho uma questão porque gostava mesmo de saber se existem ou não direitos por causa disso...
    Desde Agosto ou Setembro que o meu telemóvel anda sempre metido na nokia.
    A 1ª vez, era actualização de software.
    A 2ª vez, foi para a fabrica porque após actualização de Software, vinha com problemas: falha intermitente do cartão SIM e do cartão de Memoria.
    A 3ª vez, foi com o mesmo problema porque vinham exactamente igual.

Fui busca-lo ontem... a garantia acabou dia 22 de Dezembro (já me informaram que tenho mais 2 meses de garantia caso seja o mesmo arranjo o necessário) o problema é que o telemovel veio de novo com o mesmo problema.
    Queria saber que direitos é que tenho (se é que existem) porque até quando irei eu ficar nesta "brincadeira" com a nokia?

Cumps

11. ffar

ffar Power Member

Atenção, todo o tempo que o telemovel esteve na garantia não conta para efeitos da mesma. Ou seja, imaginando que o telemovel foi comprado a 1 Jan de 2006 (a garantia terminaria a 1 de Jan de 2008) mas que teve para reparação de todas as vezes que lá foi um total de 2 meses. A garantia só termina a 1 Março de 2008.

Outra coisa, posso estar enganado mas esses dois meses de garantia que te "deram", não são dois meses. É uma reparação (ao abrigo da garantia) pelo que o equipamento tem pelo menos 6 meses de garantia sobre a mesma (tinha a impressão que era 1 ano mas não tenho a certeza). Informa-te bem disto no instituto do consumidor ou na DECO.

12. Muito obrigado. :rrotflm:
    Mas a questão nem é tanto os dois meses.. de qualquer forma vou me informar na DECO.
    A questão é que ja estou cansada de ir la... ficar quase um mes sem o telemovel.. e vir sempre igual... e queria agir... entendes?!

Cumps

13. _nighthawk_

_nighthawk_ Power Member

Engraçado eu a cerca de 2 anos e meio o meu nokia 3200 avariou, tinha-lo comprado no clube Viva da Vodafone a quase 1 ano, e levei a loja deles no Porto e deram um telemóvel igualzinho de substituição sem pagar nada.
    Será que agora as regras mudaram?:S

Cumps

14. Migael

Migael Banido

Também me aconteceu isso na Vodafone ao pé do Parque Nascente. Fui lá entregar um telemóvel e deram-me um de substituição ainda melhor do que aquele que entreguei, mas com marcas a dizer "propriedade vodafone" em todo o lado e não paguei mais por isso, mas já foi a algum tempo. ;)

Também recentemente fui entregar o meu Alcatel C825 para reparar e queriam-me cobrar os €7,5 do empréstimo. É claro que recusei, mas semanas mais tarde tive de lá voltar porque a reparação foi mal efectuada, e não pedi equipamento de substituição porque pensei que teria que pagar. :(

Última edição: 5 de Janeiro de 2008
  15. theforbidden1

theforbidden1 Banido

é costume eles fazerem reparações mal feitas, uma ves o meu telemóvel deixou de ler cartões, foi para reparar e voltou de lá com o mesmo problema...

16. sobre o meu caso... ninguem me pode ajudar (sem ser a DECO lol) ?

cumps

17. CoradiX

CoradiX Power Member

Boas,

Tens direito se não estou em erro a 60 dias de garantia de reparação do telefone, no entanto quando acabar essa garantia paciencia.
    referente se o telefone avariar com a mesma avaria depois dos 60 dias xapeu :D

nos carros é igual, exemplo, tens um problema de motor num carro quase a acabar a garantia, eles reparam-te o carro na garantia e dão.te uma garantia de reparação, (exemplo na seat sao 2 anos) depois se a mesma peça avariar dentro desse periodo eles trocam novamente, se ultrapassar o periodo paciencia.

com os telefones é igual, simplesmente a garantia de reparação é muito inferior, direitos direitos tens sempre o direito a comprar 1 telefone novo de outra marca :D

Cumpz

CoradiX

18. asturmas

asturmas Power Member

A 3ª avaria tens direito a movel novo

19. ffar

ffar Power Member

Tens:
    Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
    Mercado do Chão Loureiro
    Largo do Chão do Loureiro
    1100-145 Lisboa

ou
    Instituto do Consumidor (que penso que até existe na loja do cidadão)

20. ffar

ffar Power Member

Isto não é verdade e não existe na lei (se existir alguém me mostre o decreto lei pf). Pode existir é marcas que tenham esta politica e a nokia penso que não a tenha.

Partilhar esta Página