1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Avaria disco Rígido

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por technical_OP, 22 de Setembro de 2012. (Respostas: 21; Visualizações: 2042)

1. technical_OP

technical_OP Power Member

Bons dias a todos, tenho um disco 3,5" da WD Green 1Tb que tinha como principal no pc fixo de casa até um dia me dar um erro de S.M.A.R.T. Backup and replace.
    Face a isto fiz backup de tudo e passei este disco para secundário pois pensei ser apenas um erro que o inviabilizasse como disco de arranque mas pelos vistos mesmo assim ele dá-me sempre erro a arrancar tendo que premir f1 para o pc arrancar...

Informo que o mesmo já não está coberto pela garantia daí o meu dilema.

Posto isto, gostaria de vos questionar o seguinte:
    Este disco já não serve para nada ou ainda posso dar algum uso e como faço isso caso seja possível.

Aguardo respostas/dicas dos técnicos que por aqui circulam por este forum. :)

2. kurallarina

kurallarina Power Member

Olá,

Faz um teste com hdd sentinel e vê quais os resultados.

3. Boas

Já viste no site da WD se não tem garantia? Poderá ainda estar...

4. technical_OP

boas, obrigado pela dica. hoje não estou em casa mas amanhã quando chegar vou testar e depois digo o que deu, achas que poderá dar para aproveitar o disco???

eu já vi na factura dele, adquiri o disco em 2009 com 2 anos de garantia terminou em 2011, é pena mas é verdade. Por isso é que estou mais preocupado pois nem tenho lá nada que queira guardar, queria mesmo era aproveitar o disco pois mandar assim 1Tb para o lixo é tramado...

Última edição pelo moderador: 24 de Setembro de 2012
  5. Mas pode estar abrangido por mais tempo de garantia pela WD directamente. Não perdes nada em verificar.
    Se estiver em garantia, tens é que enviar para eles, que nao custam nada a fazer.

6. technical_OP

ok, vou testar isso também amanhã quando chegar a casa, obrigado pela dica...

Última edição pelo moderador: 26 de Setembro de 2012
  7. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

Verifica isso com o seatools. O disco provavelmente tem erros na superfície e uma boa quantidade de sectores danificados, é assim que os discos começam a morrer.

Eu acredito que esse disco tenha pelo menos 3 anos de garantia. Simplesmente precisas falar directamente com a WD.

8. technical_OP

obrigado, amanhã logo pela manhã vou ver isso e se por sorte minha ainda tiver garantia de alguma forma embarca logo o disco para a marca...

9. seed.helper

seed.helper Power Member

Em principio o teu disco tem 3 anos de garantia como foi comprado em 2009, ainda deve terCom sorte ficas com um disco novo de maior capacidade e que funca bem
    Cumps :)

10. technical_OP

isso é que vinha mesmo a calhar bem... espero que tenham razão nisso da garantia caso contrário vou ter de explorar as outras dicas aqui sugeridas para a resolução do hipotético problema...
    cumps...

11. seed.helper

seed.helper Power Member

Se tiver garantia... rapido que deve tar a acabar lol se ja n acabou

12. technical_OP

não tenho grande sorte com a garantia, confirmei hoje e tinha acabado à 2 meses atrás. O mais curioso no meio de tudo isto é que já nessa altura tinha o disco assim mas fui deixando passar e fui-me esquecendo e agora estou tramado...

Estou neste momento a instalar o hdd sentinel para o analizar e colocar aqui os resultados para ver o que se pode fazer...obrigado a todos pelas ajudas, em breve volto para colocar os resultados do hdd sentinel..

Bons dias, como disse já instalei o hdd sentinel e a mensagem que me dá logo ao abrir o programa é de Failure predicted e depois menciona que tem bad clusters e que foram movidos para a "spare area". Diz que tem 1441 bad sectors na superficie do disco mas que o conteúdo deste sectores também foi movido para a mesma spare area. no final manda substituir imediatamente o disco.
    como não me mostra nenhuma opção para recuperar será que não dá mesmo ou tenho de fazer mais qualquer coisa, ajudem pois nunca trabalhei com este software...

estive a tentar colocar aqui a imagem mas não consigo... espero que me possam ajudar assim ou digam como posso colocar aqui a imagem para ter uma ajuda melhor pois conseguem visualizar a janela do programa...

13. FastBoy

FastBoy Power Member

Boas

O que podes fazer para resolver o problema é um low level format. Poderás usar este software que é freeware. Terás de correr como administrador e pode ser necessário colocar em modo de compatibilidade com o windows XP SP2. Já o usei várias vezes e funciona.

Caso haja sectores danificados, o processo pode demorar algumas horas.

cump.

14. technical_OP

bom dia FastBoy agradeço a ajuda mas responde uma coisa, quando fizeste uso deste software num disco tinhas este mesmo problema que eu ou não era exactamente igual a isto???
    Independentemente disso vou testar pois pode resultar para mim também, mas visto ser um disco de 1Tb deve demorar um porradão de tempo a fazer, devo fazer isso durante a noite e amanhã já estará pronto...
    ps: confirma que é para ser feito esse format em ambiente windows, estou a tentar fazer e ele diz: "Unable to lock device. Make sure you do not have open files on this device and try again" e o disco nem está aberto nem tem nada lá dentro.... :(

15. seed.helper

seed.helper Power Member

Hey Tecnhnical OP se queres aproveitar o dico da melhor maneira, faz como eu e confirma se é so uma zona danificada uma parte num dos pratos por exemplo

para isso faz um write+read test no hard disk sentinel clicando no botao surface test

se ele encravar nalgum sitio é sinal que nesse tsitio esta mesmo danificado consegues ver aonde é no disco e fazes uma particao ate perto dessa zona

aconteceu me num disco maxtor ha um tempo de 250 gb ter de fazer uma particao de 178 GB e esses 178 gb funcionavam bem mas a partir dos 180 gb era só erros e a aumentar bad sectors ate que o disco acabava por desaparecer do sistema

16. Só por curiosidade, o que queres fazer com esse disco?

O Low-Level format, não faz mais do que fazer um zero-fill ao disco. Se tiver bad sectors e tiver a G-List cheia e tiver que realocar esses bad sectors, o que te vai acontecer é o disco deixar de funcionar até...

17. technical_OP

eu queria aproveitar o disco da melhor maneira possível tendo em conta as circunstâncias dele, nem que fosse apenas para o transformar num disco externo apenas para alguns backups...

18. Faz um teste com o HDDScan. Se tiver muitos bad sectors, reforma-o. É o melhor.
    Para se fazer um refurbish como deve der necessitas ferramentas especificas para isso.

19. technical_OP

Venho aqui agradecer a todos a ajuda que me deram mas após vários testes efectuados e mais algumas pesquisas feitas pela net acho que vou mesmo ficar com um pisa-papéis de 1Tb...

20. Cage57

Cage57 Power Member

Realmente tiveste azar com o disco, o meu pai já tem um da WD à mais de 3 anos e sem sectores danificados ou o que seja.
    Se vais por como pisa papéis então experimenta fazer um Low Level Format, ainda pode ser que dê para recuperar uma parte do disco.

Partilhar esta Página