Problema Avaria disco Rígido

technical_OP

Power Member
Bons dias a todos, tenho um disco 3,5" da WD Green 1Tb que tinha como principal no pc fixo de casa até um dia me dar um erro de S.M.A.R.T. Backup and replace.
Face a isto fiz backup de tudo e passei este disco para secundário pois pensei ser apenas um erro que o inviabilizasse como disco de arranque mas pelos vistos mesmo assim ele dá-me sempre erro a arrancar tendo que premir f1 para o pc arrancar...

Informo que o mesmo já não está coberto pela garantia daí o meu dilema.

Posto isto, gostaria de vos questionar o seguinte:
Este disco já não serve para nada ou ainda posso dar algum uso e como faço isso caso seja possível.

Aguardo respostas/dicas dos técnicos que por aqui circulam por este forum. :)
 
Olá,

Faz um teste com hdd sentinel e vê quais os resultados.

boas, obrigado pela dica. hoje não estou em casa mas amanhã quando chegar vou testar e depois digo o que deu, achas que poderá dar para aproveitar o disco???

Boas

Já viste no site da WD se não tem garantia? Poderá ainda estar...
eu já vi na factura dele, adquiri o disco em 2009 com 2 anos de garantia terminou em 2011, é pena mas é verdade. Por isso é que estou mais preocupado pois nem tenho lá nada que queira guardar, queria mesmo era aproveitar o disco pois mandar assim 1Tb para o lixo é tramado...
 
Última edição pelo moderador:
Mas pode estar abrangido por mais tempo de garantia pela WD directamente. Não perdes nada em verificar.
Se estiver em garantia, tens é que enviar para eles, que nao custam nada a fazer.
 
obrigado, amanhã logo pela manhã vou ver isso e se por sorte minha ainda tiver garantia de alguma forma embarca logo o disco para a marca...
 
Última edição pelo moderador:
Em principio o teu disco tem 3 anos de garantia como foi comprado em 2009, ainda deve terCom sorte ficas com um disco novo de maior capacidade e que funca bem
Cumps :)
 
isso é que vinha mesmo a calhar bem... espero que tenham razão nisso da garantia caso contrário vou ter de explorar as outras dicas aqui sugeridas para a resolução do hipotético problema...
cumps...
 
Última edição pelo moderador:
não tenho grande sorte com a garantia, confirmei hoje e tinha acabado à 2 meses atrás. O mais curioso no meio de tudo isto é que já nessa altura tinha o disco assim mas fui deixando passar e fui-me esquecendo e agora estou tramado...

Estou neste momento a instalar o hdd sentinel para o analizar e colocar aqui os resultados para ver o que se pode fazer...obrigado a todos pelas ajudas, em breve volto para colocar os resultados do hdd sentinel..

Bons dias, como disse já instalei o hdd sentinel e a mensagem que me dá logo ao abrir o programa é de Failure predicted e depois menciona que tem bad clusters e que foram movidos para a "spare area". Diz que tem 1441 bad sectors na superficie do disco mas que o conteúdo deste sectores também foi movido para a mesma spare area. no final manda substituir imediatamente o disco.
como não me mostra nenhuma opção para recuperar será que não dá mesmo ou tenho de fazer mais qualquer coisa, ajudem pois nunca trabalhei com este software...

estive a tentar colocar aqui a imagem mas não consigo... espero que me possam ajudar assim ou digam como posso colocar aqui a imagem para ter uma ajuda melhor pois conseguem visualizar a janela do programa...
 
Última edição pelo moderador:
Boas


O que podes fazer para resolver o problema é um low level format. Poderás usar este software que é freeware. Terás de correr como administrador e pode ser necessário colocar em modo de compatibilidade com o windows XP SP2. Já o usei várias vezes e funciona.

Caso haja sectores danificados, o processo pode demorar algumas horas.


cump.
 
bom dia FastBoy agradeço a ajuda mas responde uma coisa, quando fizeste uso deste software num disco tinhas este mesmo problema que eu ou não era exactamente igual a isto???
Independentemente disso vou testar pois pode resultar para mim também, mas visto ser um disco de 1Tb deve demorar um porradão de tempo a fazer, devo fazer isso durante a noite e amanhã já estará pronto...
ps: confirma que é para ser feito esse format em ambiente windows, estou a tentar fazer e ele diz: "Unable to lock device. Make sure you do not have open files on this device and try again" e o disco nem está aberto nem tem nada lá dentro.... :(
 
Última edição pelo moderador:
Hey Tecnhnical OP se queres aproveitar o dico da melhor maneira, faz como eu e confirma se é so uma zona danificada uma parte num dos pratos por exemplo

para isso faz um write+read test no hard disk sentinel clicando no botao surface test

se ele encravar nalgum sitio é sinal que nesse tsitio esta mesmo danificado consegues ver aonde é no disco e fazes uma particao ate perto dessa zona

aconteceu me num disco maxtor ha um tempo de 250 gb ter de fazer uma particao de 178 GB e esses 178 gb funcionavam bem mas a partir dos 180 gb era só erros e a aumentar bad sectors ate que o disco acabava por desaparecer do sistema
 
Só por curiosidade, o que queres fazer com esse disco?

O Low-Level format, não faz mais do que fazer um zero-fill ao disco. Se tiver bad sectors e tiver a G-List cheia e tiver que realocar esses bad sectors, o que te vai acontecer é o disco deixar de funcionar até...
 
eu queria aproveitar o disco da melhor maneira possível tendo em conta as circunstâncias dele, nem que fosse apenas para o transformar num disco externo apenas para alguns backups...
 
Última edição pelo moderador:
Faz um teste com o HDDScan. Se tiver muitos bad sectors, reforma-o. É o melhor.
Para se fazer um refurbish como deve der necessitas ferramentas especificas para isso.
 
Venho aqui agradecer a todos a ajuda que me deram mas após vários testes efectuados e mais algumas pesquisas feitas pela net acho que vou mesmo ficar com um pisa-papéis de 1Tb...
 
Realmente tiveste azar com o disco, o meu pai já tem um da WD à mais de 3 anos e sem sectores danificados ou o que seja.
Se vais por como pisa papéis então experimenta fazer um Low Level Format, ainda pode ser que dê para recuperar uma parte do disco.
 
Realmente tiveste azar com o disco, o meu pai já tem um da WD à mais de 3 anos e sem sectores danificados ou o que seja.
Se vais por como pisa papéis então experimenta fazer um Low Level Format, ainda pode ser que dê para recuperar uma parte do disco.

Agradeço a dica mas já fiz o low level format e ele até me deixa aceder bem ao disco, o meu problema mesmo é ele estar sempre a dar o erro do s.m.a.r.t. e mandar sempre substituir, ou seja, já não consigo confiar assim no disco pois corro o risco de colocar lá material e depois de um dia para o outro o disco deixa mesmo de funcionar e perco 1Tb de material. É muito material para perder.

Soube através de um conhecido que por vezes nestes discos dá para canalizar os bad sectors todos para uma parte do disco fazendo deles uma partição só e aproveitando o restante do disco. O Problema é que não sei como fazer isso...

Em todo caso não o vou deitar fora para já...
 
Back
Topo