Avaria em máquina fotográfica Samsung DIGIMAX300

Virtual_Speed

Power Member
Boas

Esta máquina caiu no chão e desde aí nunca mais ligou. Já descobri um dos problemas. Ao ressoldar alguns dos componentes um transístor deixou duas pernas agarradas à placa ou seja, estavam partidas. Agora não encontro outro transístor igual e nem informação sobre este pra procurar um parecido.

K79p9.jpg

o transistor é este mas metade do tamanho





Na placa está inscrito
------------------
| M3371-MA V2.1 |
| L2009103 |
| 2003-08-15 |
------------------








Circuito do flash



 
Última edição:
não sei se ajuda, mas as voltagens medidas na placa da máquina onde devia estar o transístor são as seguintes:

entradas_trans.jpg


Ajudem-me a descobrir um transístor que talvez funcione aqui sff.

ps: o botão de power é daqueles com mola que se puxa pro lado direito.
 
Viva,

Reparei que este post já foi escrito à alguns dias e talvez já tenhas resolvido o problema da tua máquina fotográfica ou não...
Bom do que percebi no teu post detectaste um componente SMD partido. Digo somente componente e não transístor porque nesta cápsula poderá ser também um díodo.
Tive a fazer uma pesquisa na net sobre a referência que indicaste (K79 P9) mas não encontrei nada com essa referência.

Mas encontrei referências mais perto da que tu indicaste neste site:

http://www.marsport.org.uk/smd/mainframe.htm

- (K7p) que é um transistor BCV71 cápsula SOT-23
- ( P9 ) que é um transístor
BCX70KR cápsula SOT-23

Dizes que depois da máquina ter caído ligaste-a e ela nunca mais voltou a funcionar. Mas notas-te alguma coisa a chocalhar dentro da máquina antes de ressoldares os componentes?
Se bem que não é normal o componente SMD partir assim facilmente, normalmente é provocado por sobrecarga de corrente que o atravessa ( associado a um curto-circuito ) ou muitas vezes é quando se está soldar ( com uma temperatura elevada ) podendo danifica-lo.
Espero que isto possa ajudar-te.


não sei se ajuda, mas as voltagens medidas na placa da máquina onde devia estar o transístor são as seguintes:

entradas_trans.jpg


Ajudem-me a descobrir um transístor que talvez funcione aqui sff.

ps: o botão de power é daqueles com mola que se puxa pro lado direito.
 
boas

tinha-me esquecido de meter este pdf aqui, meti noutro fórum onde nunca me responderam...
-> http://www.ortodoxism.ro/datasheets/diodes/ds30245.pdf

Depois de pesquisas que fiz acho que o transístor é este ou qualquer coisa parecida. Não encontrei nenhum sítio aqui em Portugal a vender.

A máquina já está a funcionar. A solução foi raspar um pouco o transístor nos pinos (ou pernas, como queiram) de forma a estes ficarem um pouco saídos, o que foi um pouco difícil visto o tamanho do bicho. Com uma pinça e um x-acto lá consegui fazer o pretendido. Depois peguei num cabo flat e com a ajuda de um pouco de estanho la consegui que os cabos fizessem contacto nos pinos do transístor. Depois disso peguei numa pistola de cola e meti-lhe montes de cola em cima para aquilo não se soltar. fechei a máquina com um pouco de dificuldade pois está tudo muito juntinho e quase não arranjava local para meter o transístor com os cabos.

O melhor era arranjar um igual para meter no sítio.

Obrigado pela ajuda

Ao testar a máquina ainda aberta já com o transístor apanhei um choque do cacete, toquei sem querer nos contactos do condensador do flash 8|(falta um smile a ficar estorricado :P)
 
Última edição:
Tirando à parte de teres ficado estorricado... não é bom para ninguém :P

Desde já fico contente por saber que a tua máquina já funca.

Olha mas tou curioso em que site é que foste buscar a informação da correspondência da referência K79 P9?
 
como assim?
O site onde fui buscar é o que está aí. no pdf (http://www.datasheetcatalog.org)
Encontrei muito por acaso, depois de fazer milhões de pesquisas no google e por acaso também lá abri esse e pareceu-me ser o que aí está. A pesquisa que fiz, se não me engano foi k79 datasheet

O fórum onde fiz o post e não me responderam foi este: http://www.electronica-pt.com/

Não sei se estou a responder à pergunta. Não percebi bem o que querias.
 
Talvez não me tenho explicado bem, mas acabaste por responder ao que queria saber :P
É que queria saber como é que tinhas encontrado o datasheet do componente.

Obrigado
 
Back
Topo