Avaria- motherboard queimada

Olysis

Membro
Olá a todos,
Tenho um Portátil Asus N552VX-76C95 com pouco mais de 2 anos (garantia da loja já foi) que desde ontem deixou de iniciar.
Quando carrego no botão para ligar acente a luz da "lampada", quando ligado ao cabo de alimentação liga esta e a da bateria e mais nada. Não sei ouve qualquer apito nem ventoinha. Nenhuma imagem no ecrã.
Fui hoje de manhã a um conhecido e ele ao abrir o portatil viu que realmente ao ligar nada mexia, que a ventoinha estava com muito pó e que vinha um cheiro a queimado da parte central da motherboard. De resto não parecia nada queimado nem nada...
O que ele me disse foi que seriam os circuitos dessa parte central da motherboard que queimaram e para tentar falar com a Asus para ver se dava para fazer alguma coisa com a garantia visto que esta tinha acabado há tão pouco tempo. Caso contrario mais valia comprar um portatil novo.

Não percebo muito disto como já podem ter percebido e gostava de saber se já alguem teve alguma situação semelhante e como a resolveu. O portatil não me tem dado problemas, ainda foi 800 euros quando o comprei e não queria estar a deita-lo assim para o lixo.
Obrigada desde já!
 
Acabei por enviar para a Decsis (fazem reparações com a marca), estão a ver se será possível reparar sem ser preciso uma motherboard nova.

Alguém me sabe dizer o que é um valor decente para uma reparação da motherboard ou uma nova? E se os pc's costumam ficar a funcionar bem depois? Não queria estar a investir mais dinheiro num caso perdido
 
Se for troca da board, fica caro, é a parte mais cara do portátil já que tem o CPU e GPU soldados na mesma.

Quando te derem um orçamento de reparação vê que portátil consegues comprar com o mesmo dinheiro.
 
Se for troca da board, fica caro, é a parte mais cara do portátil já que tem o CPU e GPU soldados na mesma.

Quando te derem um orçamento de reparação vê que portátil consegues comprar com o mesmo dinheiro.

Boas,

Decsis.. txi, prepara-te para um orçamento descomunal.

Se te aparecer um orçamento descomunal pede para te dizerem especificamente qual a avaria.

Cumps.

Boas.
Primeiro que tudo obrigada pela ajuda, orçamentaram uma reparação electrónica por 60 euros (+iva).
E depois meteram lá uma memória DDR4 8G.... Liguei a perguntar o porquê disto porque como tinha tirado o SSD pensei que fosse por isso, mas ao que parece o portátil não tem memória. Agora, nunca foi arranjado, a primeira vez que lhe fiz algo foi agora, quando avariou... Quem o viu antes de mandar para lá fê-lo à minha frente por isso também não foi por aí...
Será que mo venderam sem memória? :facepalm:
Acham que ainda consigo reclamar? Comprei na F**c há 2 anos e 2 meses
 
O que deve ter acontecido foi a memoria ter queimado quando a outra parte do portátil também queimou.
Se não tivesse memoria instalada nunca tinhas conseguido ligar o portátil.
 
Boas,

A reparação é barata, pelo valor parece que é só mesmo o custo da memória e alguns 20€ de mão de obra.
Tal como o Skandal disse, deve ter sido a memória que pifou.

Cumps.
 
O que deve ter acontecido foi a memoria ter queimado quando a outra parte do portátil também queimou.
Se não tivesse memoria instalada nunca tinhas conseguido ligar o portátil.

Boas,

A reparação é barata, pelo valor parece que é só mesmo o custo da memória e alguns 20€ de mão de obra.
Tal como o Skandal disse, deve ter sido a memória que pifou.

Cumps.

Acho que não me fiz entender bem, o computador não tinha lá a memória mesmo quando o abri antes de mandar para a Decsis (neste compartimento cinzento, não estava nada lá dentro). Quando lhes liguei a perguntar do orçamento eles disseram mesmo que esse componente da memória não estava lá.
csm_Asus_N552VX_FY103T_unten_Wartungsklappe_offen_2d64ccaa24.jpg

Os 60 foram só mesmo eletrónica, a memória era mais cerca de 65 euros, mas visto que já não tinha antes disse para não meterem.
Estão então a dizer-me que o computador tem mesmo de ter essas DDR4 para funcionar, não dá só com o SSD? (desculpem mas estou muito confusa xD)
 
Última edição:
Esse modelo não tem memória onboard além desse slot?

  • Processador Intel® Core™ i7-6700HQ Quad Core
  • Frequência 2,6 GHz
  • Turbo Boost / Burst 3,5 GHz
  • Cache Processador 6 MB
  • Memória RAM 8 GB
  • Tipo Memória DDR4
    1x 8GB
  • Placa(s) Gráfica(s) NVIDIA® GeForce GTX 950M
    Intel® HD Graphics 530
  • Memória Gráfica 2GB DDR3 dedicados
  • Disco SSD 256 GB
  • Dimensão Ecrã 15,6 "
  • Tipo de Ecrã LED Full HD 1920x1080 pixels
  • Sistema Áudio Sonic Master
    Altifalantes integrado
    Audio by ICEpower®
    Microfone integrado
  • Drive Ótica Leitor DVD Super Multi 8x
  • Leitor de Cartões SD, MMC
  • Interfaces 1x USB-C 3.1
    3x USB 3.0
    1x HDMI
    1x Mini Display Port
    Jack 3,5mm (Combo)
  • Câmara Webcam HD
  • Comunicações Wireless LAN 802.11ac
    Bluetooth 4.0
    Rede Gigabit 10/100/1000
    Intel WiDi
 
O modelo não tem memória soldada. Tem dois slots de DDR4.

Estão então a dizer-me que o computador tem mesmo de ter essas DDR4 para funcionar, não dá só com o SSD? (desculpem mas estou muito confusa xD)
Um PC não liga sem RAM. Consegues ligar um PC sem nenhum disco (SSD, HDD, cartão de memória), não consegues ligar um PC sem RAM.
Um video para ver se ajuda a perceberes a diferença entre RAM e um disco (SSD, HDD, etc.)

Sabendo que o portátil não tem nenhuma RAM soldada na board, o portátil tinha de ter RAM já instalada.
O que pode ter acontecido é a RAM ter estragado quando o portátil avariou, e por isso é que incluíram no orçamento.
 
Como já foi dito, podes ligar o PC sem muitas coisas, agora sem RAM é impossível.

Indicas que o portátil tem "Memória DDR4 1x 8GB". Saliento o 1X de propósito.

O que acontece normalmente é que o slot da imagem é o slot 2 e é para a expansão de mais um "pente" de memória. O slot 1 está do outro lado da motherboard (por baixo do teclado) e não é visível sem desmontar quase tudo. Deve ser aí que está o pente original de 8Gb.
 
O modelo não tem memória soldada. Tem dois slots de DDR4.


Um PC não liga sem RAM. Consegues ligar um PC sem nenhum disco (SSD, HDD, cartão de memória), não consegues ligar um PC sem RAM.
Um video para ver se ajuda a perceberes a diferença entre RAM e um disco (SSD, HDD, etc.)

Sabendo que o portátil não tem nenhuma RAM soldada na board, o portátil tinha de ter RAM já instalada.
O que pode ter acontecido é a RAM ter estragado quando o portátil avariou, e por isso é que incluíram no orçamento.

Como já foi dito, podes ligar o PC sem muitas coisas, agora sem RAM é impossível.

Indicas que o portátil tem "Memória DDR4 1x 8GB". Saliento o 1X de propósito.

O que acontece normalmente é que o slot da imagem é o slot 2 e é para a expansão de mais um "pente" de memória. O slot 1 está do outro lado da motherboard (por baixo do teclado) e não é visível sem desmontar quase tudo. Deve ser aí que está o pente original de 8Gb.

Obrigada pela ajuda, é que a senhora que me atendeu do suporte técnico disse que o DDR4 estava mesmo "em falta" ou seja, que o computador foi sem ele*, por isso a minha dúvida! De qualquer forma vou ver o que consigo fazer então, alguma recomendação de lojas acessiveis em que consiga ir para me instalarem esse componente se necessário?

*Diagnóstico do CentroReparador – Equipamento não arranca devido a um problema na Placa Mãe. Equipamento foi entregue sem memória, cliente removeu o HDD.

Peças necessárias – Orçamento: Reparação eletronica (Funcional), Memória (Em falta e necessária para o funcionamento do equipamento - Funcional). Garantia: Não aplicável.
 
Última edição:
Boas,

"Fui hoje de manhã a um conhecido e ele ao abrir o portatil viu que realmente ao ligar nada mexia..." <- Pode ter caído ou ter ficado lá por lapso.

A partir do momento em que o portátil esteve em várias mãos e não tendo a proprietária conhecimentos ou meios para saber em que "mão" a memória desapareceu, acho que o mais prudente é não reclamar.
O montante em questão não foi nada demais para a intervenção em causa.

Cumps.
 
Boas,

De nada, ainda bem que tudo ficou esclarecido e, acima de tudo, que já tens o teu portátil funcional por um custo baixo.
Se queres que ele dure... deixo-te um conselho: não vás mais aquele conhecido porque não conseguiu detectar um problema tão fácil quanto uma memória avariada ou em falta (basicidade).

Boa sorte.
 
Back
Topo