1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avarias "inexplicáveis"...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Cylon, 27 de Abril de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 661)

1. Cylon

Cylon Power Member

Olá, caríssimos...

Venho aqui a este espaço, não tanto à procura de soluções, mas sim à procura de uma resposta para algo que, desde há quatro anos para cá, me anda a atormentar o pensamento... Como hoje estive a falar com um utilizador aqui do Fórum sobre esta situação, tive a ideia de a vir trazer a debate. Então é assim:

Corria o ano da graça de 2005, estava já eu na minha casa actual, e tinha - felizmente - comprado já o PC de onde vos escrevo: o Targa Ultra AN64 3400 made in LIDL! Para "poupar", por assim dizer, o meu investimento de virus e outros ataques, resolvi meter o meu antigo Pentium II 350 MHz ligado à Netcabo, por vezes durante longos dias ligado à Mula!

Passaram-se os meses, tudo corria bem, até que se chegaram as férias de Verão! Na noite anterior à ida para a terra dos meus pais - Tábua - resolvi desligar então as minhas máquinas. Cheguei ao meu Pentium II, desliguei-o da internet, fiz-lhe uma limpeza aos ficheiros temporários da mesma, esvaziei caches e formulários, limpei-o de ficheiros temporários gerais - enfim, uma "limpeza de Primavera" no Verão. Desliguei o PC normalmente, desliguei o interruptor da fonte de alimentação, e desliguei os cabos das tomadas. Fiz o mesmo com o - na altura - novo Targa e fui para a cama, pois na manhã seguinte a viagem não iria ser curta...

Passaram-se as férias e voltei a Alverca. Ligo o Targa... tudo bem! Ligo o Pentium II... nada! Verifico as ligações, os cabos, tudo e mais alguma coisa... nada!!! Caríssimos, só vos sei dizer que: a fonte de alimentação tinha dado o berro, a motherboard tinha dado o berro, e o processador também!!! Nunca mais fiz nada daqueles componentes!!!

Felizmente tinha este Targa novo já à minha disposição, pelo que não fiquei sem PC. Depois, lá consegui recompôr essa máquina com outras peças usadas conseguidas aqui e ali, e levá-la lá para a terra dos meus pais, onde sempre jogo uns jogos quando lá vou. No entanto, ficou sempre comigo a angústia e o espanto de não conseguir encontrar explicação lógica para tão brutal avaria!!!

Se o PC se tivesse desligado enquanto funcionava, ou se tivesse notado um pico na corrente eléctrica da casa, encontraria uma explicação... mas assim, completamente desligado da rede eléctrica, ter-se avariado? Porquê?! Foi electricidade estática? Foi o quê?!

Alguém aqui do Fórum poderá sugerir uma hipótese e, quiçá, aproveitar esta thread para partilhar também as suas avarias "inexplicáveis"?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

- Usar uma fonte de qualidade;
    - Usar no mínimo um supressor de picos de tensão entre a tomada e a fonte do PC;
    - Não deixar acumular 'bolas' de pó no PC;
    - Usar e abusar do PC.

Até hoje ainda só mandei 1 memória TwinMOS BH-5 - que a mboard fez o favor de matar -, um disco Maxtor - que a minha mãe fez o favor de fazer cair de uma altura de um metro - e uma placa gráfica - que, coitada, levou com um vmod assim um bocado puxado.

Ah, também tive um sistema P3 em que a imagem começou a dançar (literalmente) até desaparecer. Um olhar atento e... condensadores inchados :) Passado algum tempo de 'descanso' voltou a funcionar sem problemas :p

Por isso, como vês, é tudo inexplicável :cool:

3. Cylon

Cylon Power Member

Tens razão em tudo o que dizes, mas também aí estão explicadas razões objectivas que "defuntaram" o material. No meu caso, aquilo que, para mim, continua "inexplicável" é o facto de um PC ser - normalmente - desligado da corrente eléctrica aparentemente em bom estado... para nunca mais voltar a ligar! Isso é que, para mim, ainda me espanta...

4. se mexeste no hardware do pc antes d ires para tábua, podes muito fácilmente ter "morto" as peças com electricidade estatica.

5. Miguel_CDTI

Miguel_CDTI Power Member

ca para mim o teu erro foi teres desligado o pc.... passo a explicar, eu tb tenho o vicio de deixar "o bicho" ligado 24\24h, normalmente so desligo por 2 motivos, 1º- falta a luz, 2º- montar alguma peça ou fazer alguma limpeza inside. o que normalmente me acontece apos desligar o pc e deixalo arrefecer é que quando volta a arrancar, a ventoinha da gráfica fica a fazer um [email protected] dos diabos. das primeiras vezes fiquei assustado. mas agora ja é habito smp que desligo o pc, antes de o voltar a ligar tiro a grafica e ponho um pouco de W40 na ventoinha!
    No teu caso o que lixou por completo o pc pode ter sido um arrefecimento brusco pois não acredito que a electricidade estática "limpase"tanta peça...

6. Cylon

Cylon Power Member

Electricidade estática, só se fosse por contacto com a caixa, que eu não mexi no hardware "lá dentro". Realmente, a tese do arrefecimento brusco poderá ter melhor explicação...

Já não me lembro se, por acaso, nesse dia, tinha o PC estado durante um longo tempo a "sacar" da internet. Mas talvez tenha sido o hábito de, de vez em quando, desligar o PC "para o poupar" após vários dias ligado, coisa que fiz várias vezes, que tenha contribuído para a sua ruína...

Partilhar esta Página