Aviso: Fotografia c/ Tripe em Lisboa

que coisa mais parva.

realmente só importamos leis parvas dos estados unidos no lugar de importar leis que implementem o desenvolvimento do País.

bom, felizmente nem todas...

estive o ano passado nos estados unidos, texas, durante uma semana e na rua, sem tripé, é quase impraticável tirar fotos... principalmente perto de edificios públicos...
fui abordado 3 vezes pela polícia, que "enche" literalmente cada canto da cidade, aconselhando-me a guardar a máquina, sempre muito educadamente, diga-se em abono da justiça...

aí, tirar fotos, só à sucápa...:002:
 
bom, felizmente nem todas...

estive o ano passado nos estados unidos, texas, durante uma semana e na rua, sem tripé, é quase impraticável tirar fotos... principalmente perto de edificios públicos...
fui abordado 3 vezes pela polícia, que "enche" literalmente cada canto da cidade, aconselhando-me a guardar a máquina, sempre muito educadamente, diga-se em abono da justiça...

aí, tirar fotos, só à sucápa...:002:

Espero que seja só no Texas (raios partam os rednecks :D)!! Devo ir para os states em Agosto (NY, California e Nevada) e só espero que isso não me aconteça!!
 
e por causa das novas leis do terrorismo, e penso k so n possas fotografar edificios publicos, ou edificios privados de empresas, mas ai sao os segurancas dos proprios edificios k te veem chatear e nao a policia. ainda a tempo li um artigo k falava disso, a fotografia e uma forma de expressao e tds estas novas leis vao contra a liberdade de expressao consagrada na constituicao deles... e kestao de ir fazendo cm o jmmsmm disse :lol:
 

Desconhecia a maioria dos descritos. Principalmente fotografar propriedade privada a partir de um ponto público, como sendo legal. Não concordo mas no geral os pontos abordados fazem algum sentido.
Gostei do ponto de fuga, em caso de chatices... :D
"[FONT=verdana,helvetica,arial]Call your local TV and radio stations and see if they want to do a story about your civil liberties.
Put the story on the web yourself if need be."
[/FONT]
 
O que não percebo é porque deveria ser ilegal uma pessoa, estando num espaço público, tirar fotos a locais privados.

Tive um stress há uns anos quando andei a tirar fotografias a condomínios fechados para um projecto da faculdade. Estava eu a tirar fotos na via pública (espaço público) à fachada do edíficio e aos portões, quando salta um segurança aos berros a proibir-me de tirar fotos. Perguntei-lhe porquê, estando num espaço público, e o homem ameaçou que me tirava a máquina. Como não me estava para chatear (e porque o gajo era uma viga!), passei para o outro lado da estrada, esperei que saísse, e tirei as fotos! O homem voltou a sair aos berros, fiz-lhe um manguito e dei de frosques! :D

Acho espantoso e de certa forma assusta-me este tipo de atitudes. E no contexto dos condomínios fechados é uma prática habitual... Tentem fazer essa experiência. Tirem fotos à porta de condomínios fechados para verem a reacção. Existe uma probabilidade bem alta de vos acontecer o mesmo.
 
No caso que referes, o segurança deveria ter tido outro tipo de atitude, assim mereceu o manguito :D

No meu entender depende da situação. Concordo que a partir de um espaço público haja "restrição" de fotos para um espaço privado.
No fundo, aquele é um espaço privado, uma foto com zoom de 300mm/ 400mm, o que fica na imagem é o espaço privado.
O facto de estares fora ou dentro é uma questão de semântica. Porque na realidade estás dentro, com o pé fora.

Já por exemplo, em fotografias ao exterior (como fachadas, jardins, ...nesse estilo) não acho tão problemático.
 
E espaços como o metro (do Porto pelo menos)? É um local público (embora pertencente a uma entidade privada) mas que na entrada refere não ser permitido tirar fotografias

Como é que ficamos?

PS: Aquilo também se aplica a Portugal? É que parece-me que não direitos universais do fotógrafo. Cada país tem a sua lei...
 
opa pelo amor de deus, implicar com um tripé?!
desconhecia este topico e quando o li fiquei pasmado....
ja houve alguem aqui do forum que tivesse problemas com a policia por causa deste assunto?
se ja o que e que eles podem fazer em relaçao a isso?

cumps =)
 
Parece-me que qualquer um nós (desde que não tenha sofrido uma desventura maior) se possa considerar um bipé, já que podemos sustentar o peso da máquina e apoiá-la sobre as mãos, por sua vez sobre o tronco, sobre as nossas pernas, sobre os nossos pés.

Quer dizer que agora também temos de pagar licença para estar de pé em via pública, ou teremos de nos deslocar, rastejando, para poupar uns euros?

Isso das licenças dos tripés soa-me a mais uma manobra oportunista e desonesta de alguns cobrarem mais uns euros por um pedaço de papel sem sentido nenhum, e empanturrarem os já cheios bolsos com o dinheiro dos outros.

É gente que não se reconhece ao espelho.

Se se preocupassem com outras coisas,... enfim, nem comento mais...
 
alguem leu o titulo da noticia?

Tripés de máquinas de filmar precisam de licença

pelo que percebi isso é aplicável apenas a profissionais do ramo, que mts vezes montam a tenda na via publica dificultando o normal funcionamento da mesma
 
Back
Topo