Aviso: Fotografia c/ Tripe em Lisboa

Ainda vamos voltar a época do Salazar..Ou então daqui a algum tempo temos que pedir autorização ao governo para comprar uma máquina fotográfica..
 
E cá vai o desenterranço ...

Esta lei ainda anda em vigor ?
Estou a pensar em montar 3 tripés de flashes para um trabalho de no máximo 2 hora numa zona relativamente movimentada e exposta em Lisboa muito provavelmente umas horas antes do sol nascer. Já utilizei um set parecido e apesar de ser em locais públicos tinham muito pouco movimento, eram pouco expostos e nunca tive problemas.

Se tiver que mandar uma carta, muito provavelmente terei de esperar uns meses pela resposta e ter sorte para darem autorização, se já nos privados se esperam umas boas semanas ... :\
 
Obrigado pela dica! As vezes um gajo nem pensa nas soluções mais simples. Disseram-me para deslocar a um balcão do município, talvez não tenha que esperar muito tempo.
 
Hoje de manhã fui abordado por uma senhora, uma suposta funcionária da torre de Belém, que me disse que não poderia estar ali a fotografar com tripé.

Ignorei e continuei mas depois fui pesquisar e, de facto, existe uma lei desde 96 se não estou em erro que proíbe a utilização de tripé para captação de imagens.

Pelo que sei isto em 2011 deu origem a alguns casos onde as pessoas eram identificadas e chegaram a haver coimas.

Alguém sabia disto?
 
Não sabia, qual é o âmbito da lei, espaços públicos no geral ou delimita a certos espaços? Colocares cá o decreto-lei era interessante.
 
Procurei aqui na zwame sobre isto e não encontrei nada, agora numa simples pesquisa do google encontrei um tópico antigo aqui:

https://forum.zwame.pt/threads/aviso-fotografia-c-tripe-em-lisboa.248005/page-3

"Basta usar-se uma máquina fotográfica profissional, ou utilizar-se uma teleobjectiva das mais potentes, para logo se ter à perna um maçador a impedir fotografar.

Um fotógrafo de surf a fotografar há tempos de monopé, na Praia da Ericeira, foi identificado por uma brigada da GNR que o questionou sobre o que estava a fotografar. Quando o fotógrafo disse que estava a fotografar o primo, e não a trabalhar, então os guardas deixaram-no em paz. Outro fotógrafo que é director de uma revista de fotografia, por acaso colaborador do Expresso, foi proibido de fotografar em Seteais, enquanto ao seu lado uns turistas japoneses usando máquinas iguais à sua, fotografavam sem serem impedidos.

Há tempos um segurança histérico queria impedir-me de fotografar a fachada de um banco, como se fosse ele a ditar a lei, como se a lei não dissesse expressamente que tudo se pode fotografar, desde que não sejam instalações militares, ou interiores de propriedades privadas (como é óbvio e manda o bom senso) ou caso se atente ao direito da imagem de um cidadão."

http://expresso.sapo.pt/blogues/blog_flagrante_deleite/proibido-fotografar=f414982
 
É Portugal na vanguarda, juntamente com Países como a grande Murica :)
É só em Lisboa? Posso ir para o Porto de tripé à vontade? :P
 
Nunca tive qualquer problema no Porto.

Tenho uma vaga ideia que essa polémica só acontece em Lisboa, devido a um regulamento da CM Lisboa, e não por qualquer Decreto-Lei no Diário da República.
 
Hoje de manhã fui abordado por uma senhora, uma suposta funcionária da torre de Belém, que me disse que não poderia estar ali a fotografar com tripé.

Ignorei e continuei mas depois fui pesquisar e, de facto, existe uma lei desde 96 se não estou em erro que proíbe a utilização de tripé para captação de imagens.

Pelo que sei isto em 2011 deu origem a alguns casos onde as pessoas eram identificadas e chegaram a haver coimas.

Alguém sabia disto?
Estavas dentro da torre de belem ou no passeio cá fora?
 
Estava meio dentro meio fora lol

Ainda não tinha aberto e um dos pés do tripé estava no inicio da ponte :D

Na altura fiquei na dúvida se não podia utilizar o tripé dentro da torre ou das imediações.
 
Pois, o âmbito é museus, monumentos e edifícios sobre a tutela da DGCP.

Entende-se por um lado a salvaguarda do espaço em termos do interesse público, nomeadamente a instalação de um tripé numa sala condicionando os restantes utilizadores do espaço. Se é em termos de actividade económica, já não entendo qual a diferença entre tripé e não, excepto se entendem que com tripé o resultado fotográfico é superior. Novamente é estúpido.

Em última hipótese é para evitar que o tripé seja usado como arma de arremesso eheh

Estava meio dentro meio fora lol

Ainda não tinha aberto e um dos pés do tripé estava no inicio da ponte :D

Na altura fiquei na dúvida se não podia utilizar o tripé dentro da torre ou das imediações.

Nas imediações podes usar sem qualquer problema, a ponte pode ser considerada já do âmbito deles, por isso estás a entrar em solo inimigo lol
 
Pois, ainda não tinha aberto, faltava cerca de uma hora e a ponte estava fechada até. Coloquei uma das pernas dentro como podia ter colocado as 3 fora, calhou lol.

Mas ela também não foi muito explícita e eu também não quis saber, assim que ela virou costas eu continuei. Entretanto o segurança da torre foi abrir ao público o acesso e não me disse nada.

Já tinha passado a gnr por mim e como também não me disseram nada, mais decidido fiquei lol
 
Back
Topo