1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AWB em luz incandescente CANON 1000D/450D

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Batmuman, 9 de Janeiro de 2009. (Respostas: 20; Visualizações: 1909)

1. Batmuman

Batmuman Banido

Como é que vocês estão a resolver a situação do paupérrimo Automatic White Balance em luz incandescente? É que é de facto muito complicado. Fotografei em RAW, estive posteriormente a mudar uns settings no Adobe Camera Raw (ACR), já que os AUTO's punham tudo esverdeado, mas não conseguí um resultado satisfatório.

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Na 1000D/450D não podes mexer nos settings de WB e ajustar isso manualmente (compensar na cor azul e verde)? Ou fazer um setting personalizado? Foi o que fiz na minha, se bem que até que se porta bem com esta luz ...

3. timber

timber Zwame Advisor

Pode usar custom, sim. Até a 300D fazia isso.

Essa porcaria do WB em tungsténio também é uma coisa que me chateia em todas as máquinas mas parece que isso é feito assim propositadamente porque a maioria das pessoas (seja lá quem for essa malta) gosta do aspecto "warm" que eles dão à coisa.

4. Vassago

Vassago Power Member

Podes criar um Picture Style para isso, temos 3 customizáveis na 450D.
    Já vi esses settings no portal mycanon (ou lá como se chama aquele portal onde registas o corpo da máquina) mas não tomei nota e ainda não voltei a procurar e agora não o posso fazer que estou no emprego.

Ainda tenho a Canon à muito pouco tempo e ainda so ando em testes para aprender a trabalhar com ela, mas como tenho feito muitos testes em casa, tenho contornado razoavelmente esse problema com o recurso constante a uma folha de papel branca com a qual calibro o WB em manual.
    É uma técnica que já me via forçado a usar à muitos anos com a minha micro compacta Panasonic Lumix FX9, e sempre com algum sucesso ;)

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisamente, ando sempre com a boa da placa branca (as in um pedaço de cartolina branca recortada) comigo, é infalível :)

Tenho que testar com uma tampa de pringles, consta que o resultado é ainda melhor (tampa semi transparente de plástico).

6. Batmuman

Batmuman Banido

Como é que fazes exactamente isso? Focas em manual para o papel branco e que mais?

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem, na nikon meto em modo de leitura de brancos, e depois disparo. Na Canon deve ser a mesma coisa ...

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Na Canon tiras uma foto ao papel e depois no Custom WB escolhes essa foto.

9. guardado

guardado Power Member

Poes a escolha de brancos em "personalizado"

fazes um disparo para a folha branca, de maneira a so apanhar a folha.

Depois no menu vais a 3 opção do 2ª menu que diz "qualquer coisa WB" (não sei o nome certo de cor)
    ele abre a ultima foto tirada que será a da folha branca, embora tens opção de escolher outra, confirmas no botão "SET" sais do menu e já ta.

podes ver aqui como se faz na 450d:

http://br.youtube.com/watch?v=bq3yzTPb1Ng

Um abraço

10. Batmuman

Batmuman Banido

Thanks a tone, pessoal ;)

11. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Ainda não encontrei uma tampa de Pringles dessas. Só encontro transparentes! :( Será que o fabricante da ExpoDisc exerceu pressão sobre eles?

12. ruimoura

ruimoura Power Member

13. Batmuman

Batmuman Banido

Mas a ideia é genial e pela simplicidade de utilização até sou capaz de investir numa coisa destas.

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  14. ruimoura

ruimoura Power Member

Eu investia, na boa, se desse para todas as lentes, mas aquilo é por tamanhos, e eu que tenho 3 lentes, uma de cada tamanho, não me dá assim muito jeito ...

15. Batmuman

Batmuman Banido

Eu investía num para a lente que utilizo só para retrato. Aliás, vou investir.

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  16. kryo

kryo Power Member

wtf?? escolher balanço de brancos, com papel branco? mas tá tudo doido?

isso não se faz.. como é que sabem que o branco do papel é branco puro??
    a escala ve-se pelo cinzento médio. cartao kodak 18%, ou algo que saibam que é muito parecido a isso.

exemplo prático quando não tem a certeza do WB e nao tem cartao disponivel, é em fotografia em RAW, no lightroom, esoclher nas sombras (logo, tons cinzentos), o cinzento médio mais próximo dos 50%.

nunca, mas nunca se altera o balanço de brancos pelo branco...

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Dude, isto é um DIY style, claro que há coisas mais certeiras e avançadas ...

18. kryo

kryo Power Member

não é por causa disso que deixa de estar incorrecto

19. ruimoura

ruimoura Power Member

Não acho que esteja incorrecto, de todo. É menos certeiro que com cartão cinzento, mas não é de todo incorrecto. Basta veres as instruções da máquina para ver que eles referem precisamente uma folha branca ou cinza (claro que dizem que tem que ser mesmo branco, e isso não o podes comprovar a 100%).

20. Apenas por experiência pessoal...

E estou farto e cheio de usar brancos personalizados em condições tais de Tustegenio.E apenas e como são gostos pessoais,há cerca de 2 anos abandonei essa ideia de folha branca em tais condições de Luz.De facto uso o cinzento e com resultados muito melhores se bem que para evitar reflexos uso um tecido suave.
    Aliais,até é simples.Basta mesmo olharmos com os nossos olhos juntando um branco e um cinza nessas condiçoes de luz e reparar aos nossos olhos que o cinzento puxa mais real que o branco que nos parece amarelo.
    Mas tudo isso são gostos pessoais.Quis tudo isto dizer que nada melhor cada um encontrar o que melhor gosto lhe regala a vista :)

Partilhar esta Página