AWB em luz incandescente CANON 1000D/450D

Batmuman

Banido
Como é que vocês estão a resolver a situação do paupérrimo Automatic White Balance em luz incandescente? É que é de facto muito complicado. Fotografei em RAW, estive posteriormente a mudar uns settings no Adobe Camera Raw (ACR), já que os AUTO's punham tudo esverdeado, mas não conseguí um resultado satisfatório.
 
Como é que vocês estão a resolver a situação do paupérrimo Automatic White Balance em luz incandescente? É que é de facto muito complicado. Fotografei em RAW, estive posteriormente a mudar uns settings no Adobe Camera Raw (ACR), já que os AUTO's punham tudo esverdeado, mas não conseguí um resultado satisfatório.

Na 1000D/450D não podes mexer nos settings de WB e ajustar isso manualmente (compensar na cor azul e verde)? Ou fazer um setting personalizado? Foi o que fiz na minha, se bem que até que se porta bem com esta luz ...
 
Pode usar custom, sim. Até a 300D fazia isso.

Essa porcaria do WB em tungsténio também é uma coisa que me chateia em todas as máquinas mas parece que isso é feito assim propositadamente porque a maioria das pessoas (seja lá quem for essa malta) gosta do aspecto "warm" que eles dão à coisa.
 
Podes criar um Picture Style para isso, temos 3 customizáveis na 450D.
Já vi esses settings no portal mycanon (ou lá como se chama aquele portal onde registas o corpo da máquina) mas não tomei nota e ainda não voltei a procurar e agora não o posso fazer que estou no emprego.

Ainda tenho a Canon à muito pouco tempo e ainda so ando em testes para aprender a trabalhar com ela, mas como tenho feito muitos testes em casa, tenho contornado razoavelmente esse problema com o recurso constante a uma folha de papel branca com a qual calibro o WB em manual.
É uma técnica que já me via forçado a usar à muitos anos com a minha micro compacta Panasonic Lumix FX9, e sempre com algum sucesso ;)
 
Podes criar um Picture Style para isso, temos 3 customizáveis na 450D.
Já vi esses settings no portal mycanon (ou lá como se chama aquele portal onde registas o corpo da máquina) mas não tomei nota e ainda não voltei a procurar e agora não o posso fazer que estou no emprego.

Ainda tenho a Canon à muito pouco tempo e ainda so ando em testes para aprender a trabalhar com ela, mas como tenho feito muitos testes em casa, tenho contornado razoavelmente esse problema com o recurso constante a uma folha de papel branca com a qual calibro o WB em manual.
É uma técnica que já me via forçado a usar à muitos anos com a minha micro compacta Panasonic Lumix FX9, e sempre com algum sucesso ;)

Precisamente, ando sempre com a boa da placa branca (as in um pedaço de cartolina branca recortada) comigo, é infalível :)

Tenho que testar com uma tampa de pringles, consta que o resultado é ainda melhor (tampa semi transparente de plástico).
 
Como é que fazes exactamente isso? Focas em manual para o papel branco e que mais?

Poes a escolha de brancos em "personalizado"

fazes um disparo para a folha branca, de maneira a so apanhar a folha.

Depois no menu vais a 3 opção do 2ª menu que diz "qualquer coisa WB" (não sei o nome certo de cor)
ele abre a ultima foto tirada que será a da folha branca, embora tens opção de escolher outra, confirmas no botão "SET" sais do menu e já ta.

podes ver aqui como se faz na 450d:

http://br.youtube.com/watch?v=bq3yzTPb1Ng

Um abraço
 
Mas a ideia é genial e pela simplicidade de utilização até sou capaz de investir numa coisa destas.
 
Última edição:
wtf?? escolher balanço de brancos, com papel branco? mas tá tudo doido?

isso não se faz.. como é que sabem que o branco do papel é branco puro??
a escala ve-se pelo cinzento médio. cartao kodak 18%, ou algo que saibam que é muito parecido a isso.

exemplo prático quando não tem a certeza do WB e nao tem cartao disponivel, é em fotografia em RAW, no lightroom, esoclher nas sombras (logo, tons cinzentos), o cinzento médio mais próximo dos 50%.

nunca, mas nunca se altera o balanço de brancos pelo branco...
 
wtf?? escolher balanço de brancos, com papel branco? mas tá tudo doido?

isso não se faz.. como é que sabem que o branco do papel é branco puro??
a escala ve-se pelo cinzento médio. cartao kodak 18%, ou algo que saibam que é muito parecido a isso.

exemplo prático quando não tem a certeza do WB e nao tem cartao disponivel, é em fotografia em RAW, no lightroom, esoclher nas sombras (logo, tons cinzentos), o cinzento médio mais próximo dos 50%.

nunca, mas nunca se altera o balanço de brancos pelo branco...

Dude, isto é um DIY style, claro que há coisas mais certeiras e avançadas ...
 
não é por causa disso que deixa de estar incorrecto

Não acho que esteja incorrecto, de todo. É menos certeiro que com cartão cinzento, mas não é de todo incorrecto. Basta veres as instruções da máquina para ver que eles referem precisamente uma folha branca ou cinza (claro que dizem que tem que ser mesmo branco, e isso não o podes comprovar a 100%).
 
Apenas por experiência pessoal...

E estou farto e cheio de usar brancos personalizados em condições tais de Tustegenio.E apenas e como são gostos pessoais,há cerca de 2 anos abandonei essa ideia de folha branca em tais condições de Luz.De facto uso o cinzento e com resultados muito melhores se bem que para evitar reflexos uso um tecido suave.
Aliais,até é simples.Basta mesmo olharmos com os nossos olhos juntando um branco e um cinza nessas condiçoes de luz e reparar aos nossos olhos que o cinzento puxa mais real que o branco que nos parece amarelo.
Mas tudo isso são gostos pessoais.Quis tudo isto dizer que nada melhor cada um encontrar o que melhor gosto lhe regala a vista :)
 
Back
Topo