B. Gates: Motion Sensing not mainstream

Ansatsu disse:
Ridley desculpa lá, mas eu disse que na minha opinião o Dual Shock 3 é mais confortavel para jogos tipo warhawk, e o Wiimote é melhor para jogos tipo FPS e outros. E tu vieste logo acusar-me e sabes o resto, apenas por eu ter dito que o dual shock é melhor para o jogo warhawk. Quem me acusa por causa disso, é porque não admite que digam que o Wiimote não é melhor em tudo.
Primeiro, onde é que eu disse que o Wiimote é melhor que o comando da Ps3? Onde?

Segundo, tens o direito de ter opinião pessoal e eu já não tenho? será que eu não tenho o direito de poder experimentar primeiro e depois ter uma opinião.


Ansatsu disse:
Como é que sabes que eu gosto de ser enganado? Por querer comprar a PS3? Não entres nesses extremismos tb, n sejas como o outro que disse que os milhões que comprarem a PS3 são "carneiros".
Extremismos?
Quando tu escreves que os jogos da E3 2005 estavam a correr em devkits, não foste enganado?

O sub-forum Ps3 está cheio das tuas opiniões achas que é difícil aperceber do teu seguidismo pela Sony?
o problema não é defenderes a Sony, tens todo o direito de a defender, agora defender as mentiras...
 
Última edição:
Ansatsu disse:
Não entres nesses extremismos tb, n sejas como o outro que disse que os milhões que comprarem a PS3 são "carneiros".


Quem? O David Reeves?
David Reeves disse:
"the first five million are going to buy it, whatever it is, even it didn't have games"

Se isto não é chamar carneiro ou burro com palas implícitamente..

ONTOPIC:

Microsoft no dia X:
"Ah e tal motion sensing não é mainstream, para já não vale a pena pensar nisso"

Microsoft no dia X+31:
"Ah e tal estamos a preparar um comando oficial para a X360 com motion sensing.."

Vergonha é coisa que eles não têm.. ou pelo menos devem conseguir viver muito bem com isso lol.
 
Última edição:
Se leres esse paragrafo todo, vais ver que essa frase foi dita no contexto das potencialidades da consola, do blu ray e no facto de poderem passar pelos mesmos problemas de disponibilidade que tiveram na ps2.
 
*thread ressurect*

O regresso do Billy:

Bill Gates: So 3D is a way of organizing things, particularly as we’re getting much more media information on the computer, a lot more choices, a lot more navigation than we’ve ever had before. And we can take that into this communications world where the PC is playing a much more central role, kind of taking over what was the PBX, sort of one of the last mainframes in the business environment. That will be a big change that will come to it. And as we get natural input, that will cause a change. … Software is doing vision and so, you know, imagine a game machine where you’re just going to pick up the bat and swing it or the tennis racket and swing it.

Walt: We have one of those.

Kara: Yeah. Wii.

Bill: No, that’s not it. You can’t pick up your tennis racket. And swing it. You can’t sit there with your friends and do those natural things. That’s a 3D positional device. This is video recognition.
Fonte: http://kotaku.com/gaming/shazaaaaam/gates-wants-to-out-wii-the-wii-265546.php

Adoro como o homem começa a divagar de forma visionária por algo que já existe até que é interrompido "we have one of those already, it's called Wii". :-D

Só mostra o impacto que o comando teve, há 2 anos atrás ninguém falava deste tipo de interacção/realismo aplicado em jogos de forma mainstream (e logo aplicado a tennis); mas "não, não fui influenciado, Wii? o que é isso e para que serve? a minha ideia é mais original que isso."

Na realidade video recognition que ele refere no fim para se distanciar do wiimote lembra-me em tudo algumas patentes mais recentes do eyetoy para reconhecimento de objectos no espaço.

Estou a imaginar, pela visão do bill, o Virtua Tennis 4 a sair com a indicação "raquete não incluída" sem contar que ter de jogar uma raquete de Tennis na sala de Jantar, vai ser um prejuízo lindo, se os americanos já se excitavam com um mero Wiimote...

Também em ultima análise; jogar com uma raquete em casa? para esse "incremento" de realismo... mais vale sair e ir jogar Tennis. A não ser que o jogo traga um lançador de bolas para meter no quintal.
 
Maneira subtil de dizer que na próxima Xbox vai haver algo ligado á ideia do Wiimote. Parece que está a tentar criar espaço para inserir algo novo ligado a isto...o problema é que já existe.
 
Última edição:
Aposto que nem viram o debate sequer.. ele não falou só disto mas de uma interacção total nos jogos online.. incluindo estar a ver totalmente o que a outra pessoa está a fazer por exemplo

É óbvio que terias um controlador à mesma que funcionaria com todos os jogos (antes que as pessoas digam que tinhas que ter 7 ou 8 armas em casa para jogar o Halo), mas se tiveres em casa uma raquete ou um bastão(nesse caso) também seria possível jogar com isso, aí é que está a diferença.

E ele só está a falar de como as coisas poderiam mudar no futuro (porque lhe perguntaram, de novo se tivessem visto o debate tinham percebido em vez de retirar 3 ou 4 linhas e por tudo fora do contexto)

Cumps
 
Maneira subtil de dizer que na próxima Xbox vai haver algo ligado á ideia do Wiimote. Parece que está a tentar criar espaço para inserir algo novo ligado a isto...o problema é que já existe.
Pessoalmente acho que este tipo de versatilidade é o futuro, algo que estará sempre na linha da frente quando se estiver a desenhar um comando ou uma consola de raiz; dito isto as consolas "novas" já saíram pelo que preferia que cada uma continuasse essencialmente pelas suas estratégias base em vez de se dispersar e não insistissem em novos standards "out of the box".

É escusado é dar a entender que é algo radicalmente novo, a referir algo que é directamente associado pela descrição a algo que saiu à 6 meses.
Aposto que nem viram o debate sequer.. ele não falou só disto mas de uma interacção total nos jogos online.. incluindo estar a ver totalmente o que a outra pessoa está a fazer por exemplo

É óbvio que terias um controlador à mesma que funcionaria com todos os jogos (antes que as pessoas digam que tinhas que ter 7 ou 8 armas em casa para jogar o Halo), mas se tiveres em casa uma raquete ou um bastão(nesse caso) também seria possível jogar com isso, aí é que está a diferença.

E ele só está a falar de como as coisas poderiam mudar no futuro (porque lhe perguntaram, de novo se tivessem visto o debate tinham percebido em vez de retirar 3 ou 4 linhas e por tudo fora do contexto)

Cumps
Dei uma olhada à entrevista toda; as linhas não estão fora do contexto, o que ele descreveu é directamente associável ao que sabemos, que ele rapidamente se apressa a contornar.

Com um wiimote também podes simular ter muitos tipos de objectos, dado que tens um dispositivo de posicionamento 3D em mãos; simples. Eles ao discutirem esse tipo de interacção (vários comandos, jogar com tacos, simular tacos) já estão sob portas que o wiimote abriu, o experimentalismo e versatilidade e para o mesmo fim... antes não se falava disto, e de expandir a experiência assim. Ninguém os está a acusar por isso atenção, é uma evolução positiva para o mercado.

Mas estão a falar de enveredar por um futuro que "tecnicamente" já começou e já pode ser visionado, melhor do que quando foi mostrado e deu mais duvidas do que respostas porque era radicalmente novo; dito isto pode ser evoluído além do que é hoje claro (a própria Wii vai ver um incremento nas utilizações do wiimote se tudo correr bem); mas não necessariamente pela via que ele refere. (do meu ponto de vista... um sistema de posicionamento 3D por coordenadas).
 
Última edição:
Pessoalmente acho que este tipo de versatilidade é o futuro, algo que estará sempre na linha da frente quando se estiver a desenhar um comando ou uma consola de raiz; dito isto as consolas "novas" já saíram pelo que preferia que cada uma continuasse essencialmente pelas suas estratégias base em vez de se dispersar e não insistissem em novos standards "out of the box".

É escusado é dar a entender que é algo radicalmente novo, a referir algo que é directamente associado pela descrição a algo que saiu à 6 meses.

Argh, ainda foste buscar aquela minha parte do post: "(onde ele não existe)"...
Já tinha editado e apagado isso...Fiquei a pensar sobre o assunto e acho que há espaço para melhoramentos/novas funcionalidades, tal como disseste.
 
Eu não estava a flamar ninguém.. só acho que a forma como esse site colocou a notícia leva a entender uma coisa totalmente diferente do que aconteceu, a Wii é pioneira nesta nova forma de abordar os jogos sem dúvida nenhuma e tem muito mérito, penso que eventualmente todas as consolas terão pelo menos essa opção de interagir nos jogos (eu por exemplo não me vejo muito a jogar assim.. mas também nunca experimentei a Wii)

Cumps
 
Eu não estava a flamar ninguém.. só acho que a forma como esse site colocou a notícia leva a entender uma coisa totalmente diferente do que aconteceu, a Wii é pioneira nesta nova forma de abordar os jogos sem dúvida nenhuma e tem muito mérito, penso que eventualmente todas as consolas terão pelo menos essa opção de interagir nos jogos (eu por exemplo não me vejo muito a jogar assim.. mas também nunca experimentei a Wii)

Cumps
Ninguém te acusou de o estares a fazer :)

Não considerei haver ponto em meter a entrevista toda no entanto, tendo em conta que tópico é.

O Wiimote é mais do que simuladores e jogos de desporto no entanto, é muito versátil, a começar pela própria ergonomia e formas possíveis de o usar, não deixam de haver jogos com opção para comandos clássicos na Wii nem irão deixar de haver em qualquer sistema que saia, mas há muito jogo e franchise não recentes que se prestam a ele de forma impecável.
 
Última edição:
You can’t sit there with your friends and do those natural things. That’s a 3D positional device. This is video recognition.
tirando o exemplo que ele deu, tenho de admitir que o que ele falou é literalmente "INNOVATION" pura e dura.
esclareçam-me se estou errado, mas esta tecnologia não podia ser usada para, por exemplo, ser criado um modelo a partir da nossa figura?
imagine-mos um Tony Hawk que antes de começar o jogo fazia um "scan" ao jogador e cria-se um modelo de nós mesmos on-the-fly para esmurrar com as quedas de 20 metros.
ou algo na onda de guitar hero onde a tua performance à frente da "câmara" pudesse ser avaliada.

sky is the limit
 
tirando o exemplo que ele deu, tenho de admitir que o que ele falou é literalmente "INNOVATION" pura e dura.
esclareçam-me se estou errado, mas esta tecnologia não podia ser usada para, por exemplo, ser criado um modelo a partir da nossa figura?
imagine-mos um Tony Hawk que antes de começar o jogo fazia um "scan" ao jogador e cria-se um modelo de nós mesmos on-the-fly para esmurrar com as quedas de 20 metros.
ou algo na onda de guitar hero onde a tua performance à frente da "câmara" pudesse ser avaliada.

sky is the limit
Tal como o wiimote poderia ser usado para motion capture, mas na realidade as coisas não são tão simples assim, talvez daqui a uns aninhos, as tecnologias precisam de evoluir, especialmente quando estamos a falar de um reconhecimento feito por software.

O software tinha de evoluir muito para gerar modelos de forma eficaz assim; até no que toca a software de investigação policial... identificas o mesmo sujeito por features da cara frontais, mas podes ter dificuldade em o programa identificar essa mesma pessoa se ela tiver de perfil... Requer muito trabalho de previsão e tem a sua margem de erro.

Ou podiam usar câmaras capazes de medir o espaço 3D, usadas por exemplo para fotografar pegadas de dinossauros (é a forma que tive contacto com elas, por isso refiro-as) mas isso ainda é uma tecnologia muito cára.

Mas isso não muda que a pessoa tem mais que o lado frontal e esses, pelo menos 2 lados não são visíveis em simultâneo, como tal como fazes? generas o resto ou obrigas a pessoa a virar-se de costas? e se fôr outra a dar as cosas?

Estas coisas não são lineares e podem ser problemas reais, e pior ainda, podem dar complexidade extra aos sistemas, que deviam ser pegar e jogar, em conceito pode ser giro como algo opcional, mas também pode inserir demasiada complexidade para iniciados.

Não deve ser "obrigatório" portanto, o que lhe confere uma dinâmica gimmick, um pouco como aqueles jogos de luta em que criamos o nosso lutador, mas acabamos sempre por voltar aos do jogo. Só que aqui requer ferramentas especificas ou um investimento demasiado grande para algo meramente opcional.

Opção mais simples para as câmaras actuais seria um matching com uma library de modelos pré-definidos (ou gerados consoante medição de features simples, como altura da perna, largura do corpo, fisionomia, etc... Mas não resolve problemas comuns de CCD's em indoors no que toca a pouca versatilidade no escuro dada a natureza da tecnologia, que por outro lado também pode ter problemas com luz directa, e ser confundida por ela.

Mapeamento das nossas caras nos jogadores por sua vez já não é algo novo, primeira vez que ouvi falar foi no Perfect Dark em 1999, mas ainda recentemente lembro-me que foi possibilitado num jogo de X360. Claro que um full body scan é diferente.
 
Última edição:
Eu percebo +- a ideia do bill gates, ao contrario do que mts possam pensar n foi nenhum ataque a concorrencia, foi mais uma visão pessoal daquilo que ele quer e que gostava que fosse a interação com os jogos, mas tudo tem o seu espaço e o seu tempo, o wiimote é o primeiro comando com sensores de movimentos mainstream(sim pq é mainstream!!!), não é nada de novo mas ainda tem muito para evoluir tal como o comando da ps3, por isso acho que é algo que no futuro vai ser implementado na "wii2" ou mesmo na "ps4" "xbox740", depois sim!! ai acho vamos ver algo diferente!!...Mas vai passar por um eye toy extra xpto? que de para jogar com total liberdade de movimentos?? acho que é mais ou menos isso que ele se refere...n sei n consigo prever se isso vai resultar ou não, mas nem tudo o que é revolucionário funciona nesta industria, agora por alto lembro me dos oculos 3D virtuais que tinham +- esse proposito e que durante um tempo teve um hype desgraçado era o "futuro dos videojogos" blabla e no fim foi o flop que se viu...mas pronto tem que se dar tempo á tecnologia, pode ser que o B.gates tenha razão.
 
Última edição:
Eu percebo +- a ideia do bill gates, ao contrario do que mts possam pensar n foi nenhum ataque a concorrencia, foi mais uma visão pessoal daquilo que ele quer e que gostava que fosse a interação com os jogos, mas tudo tem o seu espaço e o seu tempo, o wiimote é o primeiro comando com sensores de movimentos mainstream, não é nada de novo mas ainda tem muito para evoluir tal como o comando da ps3, por isso acho que é algo que no futuro vai ser implementado na "wii2" ou mesmo na "ps4" "xbox740", depois sim!! ai acho vamos ver algo diferente!!...Mas vai passar por um eye toy extra xpto? que de para jogar com total liberdade de movimentos?? acho que é mais ou menos isso que ele se refere...n sei n consigo prever se isso vai resultar ou não, mas nem tudo o que é revolucionário funciona nesta industria, agora por alto lembro me dos oculos 3D virtuais que tinham +- esse proposito e que durante um tempo teve um hype desgraçado era o "futuro dos videojogos" blabla e no fim foi o flop que se viu...mas pronto tem que se dar tempo á tecnologia, pode ser que o B.gates tenha razão.
Não referi como um ataque, mas sim a certa altura como uma fuga para a frente. Facto é que a Wii abriu muitas portas, e que pelo menos na minha opinião ele a certa altura falou de algo identico com algumas características extra que podem fazer toda a diferença entre funcionar e não funcionar.

O segredo para a maior parte das coisas resultarem é serem cost effective, funcionarem bem mas acima de tudo... serem standard. O eyetoy na PS2, a powerglove, os tapetes de DDR, as Guitarras do Guitar Hero o Buzz... nunca se tornaram standard, porque são demasiado específicos e algo que se a developer quiser chegar à maior parte da userbase não consegue, crias um nicho, e um nicho opcional que como uma minoria à partida não garante o mesmo investimento, ou até o mesmo esforço. (o que referiram uns posts acima seria extremamente ambicioso, para algo que nem todos tinham)

É preciso ter tudo isso em conta, mas as perspectivas para uma geração a seguir a esta foram sem duvida expandidas, e isso é bom.
 
Software is doing vision and so, you know, imagine a game machine where you’re just going to pick up the bat and swing it or the tennis racket and swing it.

talvez daqui a uns aninhos as tecnologias precisam de evoluir, especialmente quando estamos a falar de um reconhecimento feito por software.

estou bem ciente da dificuldade que era o software criar um modelo fiel à nossa imagem (embora já haja muita informação assim como muita malta a fazer isso a partir de uma ou mais fotos), but then again "this is evolution" e dentro de uns anos isso de certeza que será viável e seguidamente comercializado nas nossas consolas de eleição.
claro que concordo em pôr estas funcionalidades apenas como opcionais, mas acho, assim como os eyetoys precisam de uma boa iluminação então, que não é pedir muito para que o mesmo se aplique a esta tecnologia, mesmo que seja só usada uma vez para a criação da personagem como seria para o caso hipotético do tony hawk.
 
N é mainstream pelo menos no sentido em q todos os jogos q saem, n utilizam ou requerem Motion Sensing...

A Wii é um caso à parte e irá ter uma % interessante em relação aos jogos q saem, no caso da PS3, o motion sensing para mim é para "encher chouriços" pois os jogos q irão sair a fazer proveito (e com sentido tb, n é só dizer q suporta...) devem ser mts devem... :-D

Sinceramente, n sinto falta do motion sensing, se sentisse, tinha comprado uma Wii...

Edit: Quero mas é um volante... :-D
 
N é mainstream pelo menos no sentido em q todos os jogos q saem, n utilizam ou requerem Motion Sensing...

A Wii é um caso à parte e irá ter uma % interessante em relação aos jogos q saem, no caso da PS3, o motion sensing para mim é para "encher chouriços" pois os jogos q irão sair a fazer proveito (e com sentido tb, n é só dizer q suporta...) devem ser mts devem... :-D

Sinceramente, n sinto falta do motion sensing, se sentisse, tinha comprado uma Wii...

Edit: Quero mas é um volante... :-D
É mainstream no sentido que é standard com a consola, e aliás... vende por isso. A Nintendo não obriga nenhuma developer a usar, mas como é standard há uma certa pressão em ser usado até por uma questão de concorrência interna com outros que usam; um pouco como na DS, podes fazer um jogo que nem use o segundo ecrã para gastares os recursos num, mas quando aquilo está ali de série acaba por exercer o seu peso. Se fosse um acessório ninguém contava com ele.

Quanto ao motion sensing da Wii... É natural que não sintas se não o experimentaste ou se apenas experimentaste casualmente sem te habituaste a ele, e possivelmente num género de jogos que não te apela a ti como gamer (Wii Sports), mas o comando é muito bom para jogos "normais", o factor ali é mesmo a imersão extra e versatilidade da coisa.

Dito isto, não me custa voltar a um comando clássico, comprei uma Wii pelos jogos, não pelo comando; comando faz a ponte para o jogo... e mesmo que essa ponte seja má se o jogo fôr bom, é tolerável. Por outro lado mesmo que o comando seja uma boa ponte... o jogo pode estragar isso. Especialmente quando esse tipo de ponte é nova e as developers ainda estão numa fase de aprenderem como a usar. O Wiimote é apenas um passo em frente, no que eu considero a direcção certa.
 
É mainstream no sentido que é standard com a consola, e aliás... vende por isso.

Quanto ao motion sensing da Wii... É natural que não sintas se não o experimentaste ou se apenas experimentaste casualmente sem te habituaste a ele, e possivelmente num género de jogos que não te apela a ti como gamer (Wii Sports), mas o comando é muito bom para jogos "normais", o factor ali é mesmo a imersão extra e versatilidade da coisa.

Sim, óbvio q nesse sentido é mainstream...

Qd me referia a motion sensing n me referi especificamente ao da Wii, já q a PS3 tb tem "qualquer" coisa...

N experimentei uma Wii pq a Concentra n me deu essa possibilidade...mas de qualquer modo, pelo q pesquisei e vi, a Wii n era consola para mim, já q os jogos na sua generalidade n me cativam, prefiro FPS, carros e futebol por ex (entre outros)...

Continuo a ser um gamer clássico q gosta de tar sentado em frente ao ecran com o gamepad classico...sei q a Nintendo inovou e cativou mts com com isso, mas a mim ainda n foi desta ;)
 
É praticamente impossivel apartir de apenas uma imagem capturar os movimentos de uma pessoa (por muito pouco exactos que têm) automaticamente, e em tempo real então ainda estamos a muitos anos disso. Mesmo com uma espécie de camera volumetrica isso era muito dificil. Não devia ser uma coisa do genero a que o gajo se referia...
 
Back
Topo