Back to vinyl - Need help

Em relação ao braço, @Neural, o mesmo tem de estar paralelo ao prato/disco certo? É que a célula/cartridge tem um ângulo em relação ao próprio braço...

Em princípio sim, o braço deve ficar paralelo ao disco, porque nessa posição, o VTA e consequentemente o SRA (stylus Rake Angle, o ângulo que o diamante faz com o plano horizontal, e que deve ser de 92°, portanto 2 graus avançado em relação à perpendicular, visto de lado, e que é o mesmo ângulo com que as espiras foram cortadas no master, para garantir a reprodução mais fiel), mantêm-se inalterados. As células têm a sua geometria concebida de tal forma que quando montadas num braço paralelo ao disco, vão ter o VTA (o ângulo que a haste faz com a superficie do disco) e o SRA, nos valores ideais...
 
Analógico é calma, tranquilidade e muito relax...
lavagem, trocar a capa anti estática, limpar a celula,
são processos normais para o amante de analógico.
Ao contrario do digital que carrega no ON e está feito.
tal e qual... enquanto limpo um disco estou a ouvir outro... e nem sempre faço duas passagens de limpeza, só quando é preciso.
depois de bem limpos se tivermos cuidado não precisam de outra limpeza tão cedo
 
Bem, o Natal está veio mais cedo... já chegaram as colunas, os suportes e os cabos:

IMG-20191120-WA0010.jpg


IMG-20191120-WA0008.jpg


Ainda está a caminho o Amp, e, numa finta de ultima hora, em vez do Rega P1 chega amanha o P3!!! :D
 

O Planar 3 merece melhor. A Goldring E3 é basicamente uma AT VM95E numa cápsula esteticamente diferente.

Usa um diamante de perfil elíptico colado, nao é um nude shank, ou seja um diamante integral acoplado à haste.

Tem uma resposta de frequência máxima de 20 KHz, nada de especial. Não vai combater bem a distorção nas espiras interiores (IGD).

Não é má mas não está à altura do magnifico braço que o Planar 3 traz. Uma célula com diamante de perfil microlinear ou shibata seria muito mais adequada à qualidade do Planar 3...
 
opá, ele acabou de receber o P3, esticando o orçamento do P1, e já estás a desaminar o rapaz!

Disfruta bastante do P3 com essa célula. Qualquer dia pensas em fazer o upgrade ;)

Parabéns pela compra!

PS. Tens a coluna de pernas para o ar :rrotflm:
 
eu fiz uma máquina :msmiley1:
um motor, uma base de madeira e um pad de cortiça (mas vou trocar por outro anti-estático).
https://drive.google.com/file/d/1BY4yxc4CN8MhthUpZzcm6l9XO8F8z4qE/view

ponho a rodar e limpo 2x com a solução mais comum (água desmineralizada (não é a destilada) álcool isopropílico, umas gotas de detergente e umas gotas de agente molhante não-iônico)

na primeira vez limpo com um pano micro-fibras e na segunda vez com a esponja mágica.

no fim de cada uma dessas limpezas uso um tubo para aspirar com um pano micro-fibras.

para acabar depois das duas passagem de limpeza, faço uma passagem só de água desmineralizada com a esponja mágica e o aspirador, e depois deixo secar num suporte

a esponja mágica também é fixe para "agarrar" as sujidades da agulha

sempre que coloco um disco para tocar, deixo rodar umas vez e passo uma escova anti-estática, com uma mão a agarrar na escova e a outra a tocar no chassi do amplificador

já agora, uma foto do conjunto que estou a usar agora... https://drive.google.com/file/d/171sMEjslKj5sBrMsSYeUrPUVdgYUdQHE/view

Elac Miracord
Kenwood KR6400
Wharfedale 11.2


ja agora na solucao que fabricas, imaginando que quero fazer um litro de solucao, quais as proporcoes dos produtos que referiste, e ja agora que produtos sao esses, agua, alcol e detergente compreendo agora o agente molhante nao-ionico nao faco ideia o que seja, refiro desde já que sempre tive negativa a fisica-quimica lol
 
ja agora na solucao que fabricas, imaginando que quero fazer um litro de solucao, quais as proporcoes dos produtos que referiste, e ja agora que produtos sao esses, agua, alcol e detergente compreendo agora o agente molhante nao-ionico nao faco ideia o que seja, refiro desde já que sempre tive negativa a fisica-quimica lol

3/4 água desmineralizada (não é destilada) encontras a venda em qualquer superfície comercial
1/4 álcool isopropílico encontras em drogarias, farmácias etc, ou fazes como eu e pedes a um amigo de informática que isso é muito usado para limpeza de componentes
2 gotas de detergente da loiça (aqui em casa é Fairy)
5ml ou uma colher de sobremesa de agente molhante não-iônico (não sei o nome do meu, é do laboratório) há quem use os da fotografia, por exemplo Ilford Ilfotol (wetting agent)
há quem não use, eu uso porque tenho de borla.... a diferença com e sem isso
 
Bem, P3 em casa!

Ainda desencantei uns trocos no bolso, e em vez da E3, veio a Goldring 1012gx.
Comprei tudo na Audio Team em Benfica, montaram tudo a minha frente, tudo afinado e calibrado. Espectáculo!!
Só falta chegar o amp... estou em pulgas para montar tudo!!!

IMG-20191121-184933.jpg



Obrigado a todos pela ajuda!
 
A conclusão disto tudo, é que orçamento foi estoirado, mas á grande. Só este combo P3/Goldring estoirava os €700 iniciais.
No entanto, acho que fiquei com um sistema porreiro em que não tenho que me preocupar com grandes upgrades brevemente (talvez um bom pré-phono no natal!! :D )
 
A conclusão disto tudo, é que orçamento foi estoirado, mas á grande. Só este combo P3/Goldring estoirava os €700 iniciais.
No entanto, acho que fiquei com um sistema porreiro em que não tenho que me preocupar com grandes upgrades brevemente (talvez um bom pré-phono no natal!! :D )

A Goldring 1012gx é uma excelente escolha, casa muito bem em termos de frequência de ressonância, com o braço RB330. O perfil Gyger II da Goldring fica a meio caminho entre agulhas de perfil elíptico e microlinear, e tem uma resposta excelente nas frequências graves. Não é uma célula barata, mas não há almoços grátis.

Um bom phono stage já começa a ser indispensável, com o setup que tens. O Rega Fono MM MK3 seria uma excelente opção. E já agora, uma fonte de alimentação para mudança cómoda de velocidade e ajuste fino, uma Rega NEO...

Parabéns pelas escolhas!
 
3/4 água desmineralizada (não é destilada) encontras a venda em qualquer superfície comercial
1/4 álcool isopropílico encontras em drogarias, farmácias etc, ou fazes como eu e pedes a um amigo de informática que isso é muito usado para limpeza de componentes
2 gotas de detergente da loiça (aqui em casa é Fairy)
5ml ou uma colher de sobremesa de agente molhante não-iônico (não sei o nome do meu, é do laboratório) há quem use os da fotografia, por exemplo Ilford Ilfotol (wetting agent)
há quem não use, eu uso porque tenho de borla.... a diferença com e sem isso


vou tentar fazer essa solucao, obrigado pelas dicas :)
 
Bem, P3 em casa!

Ainda desencantei uns trocos no bolso, e em vez da E3, veio a Goldring 1012gx.
Comprei tudo na Audio Team em Benfica, montaram tudo a minha frente, tudo afinado e calibrado. Espectáculo!!
Só falta chegar o amp... estou em pulgas para montar tudo!!!

IMG-20191121-184933.jpg



Obrigado a todos pela ajuda!

Olha é igual à que tenho no meu P3:

p1090410.jpg


Isso não foi barato... quando precisar de trocar a minha, farei downgrade certamente, que não tenho guito para alimentar coisas deste valor!... Mas como quando comprei (usado) o meu P3 já a trazia... é aproveitar enquanto dura.
 
Está feito!

Estou em êxtase!!! Vou só deixar umas fotos em jeito de agradecimento... ainda nem acredito na qualidade de som que estou a ouvir.

IMG-20191123-120926.jpg


IMG-20191123-120802.jpg


IMG-20191123-120741.jpg


IMG-20191123-120719.jpg


IMG-20191123-120654.jpg


Obrigado a todos pelas ajuda e pelas dicas!


a tocar: Time Out - The Dave Brubeck Quartet
 
a tocar: Time Out - The Dave Brubeck Quartet


É a versão da Analogue Productions? Eu tenho a reedição da Sony e depois comprei a da AP, e, sendo as 2 muito boas, a da AP é só um dos melhores vinil que já ouvi na minha vida... A versão que está na foto dos discos que meti no meu post, é a da AP. Estão lá outros discos de loop 100% analógico que vale a pena ter, incluindo as reedições dos discos do Zappa, e o Kind of Blue do Miles Davis...
 
É a versão da Analogue Productions? Eu tenho a reedição da Sony e depois comprei a da AP, e, sendo as 2 muito boas, a da AP é só um dos melhores vinil que já ouvi na minha vida... A versão que está na foto dos discos que meti no meu post, é a da AP. Estão lá outros discos de loop 100% analógico que vale a pena ter, incluindo as reedições dos discos do Zappa, e o Kind of Blue do Miles Davis...

Yep! ;)

IMG-20191123-202257.jpg
 
Back
Topo