Backblaze - Backup ilimitado na nuvem

vTuga

Power Member
Boas, alguem tem experiência com o Backblaze? É um serviço de backup na cloud com armazenamento ilimitado para 1 desktop (incluindo drives externas USB), por 70$ por ano (cerca de 62€). Tem excelentes reviews, e parece ter velocidades muito aceitáveis. Serve perfeitamente para backup da biblioteca de media (que por definição não tem muita variação) e é bastante acessível pelo que oferece.

Estou a testar nas gostava de ouvir feedback de alguem que tenha há mais tempo.
 
Uso para backups "cold storage".

Acho os preços muito bons e de facto já usava a backblaze mas na altura era só para ver os reports dos discos.
 
Até agora estou muito impressionado. Em dois dias fez backup do meu desktop, incluindo disco externo. Foram 1.15 Tb, o que é bastante rápido. Se eu tivesse mais velocidade de upload contratado, acho que ainda seria mais rápido (a minha internet é 500/100).

Acabei de subscrever o serviço, sao 7$ mais IVA, o que deu cerca de 7,6€.
 
Eu tenho ideia que é ilimitado mas se não acederes durante 1 mês ao ficheiro, eles apagam. É um backup, não storage.

Para storage eles têm o plano B2.
 
Eu tenho ideia que é ilimitado mas se não acederes durante 1 mês ao ficheiro, eles apagam. É um backup, não storage.

Para storage eles têm o plano B2.
Nao, eles só apagam após os 30 dias se o utilizador apagar o ficheiro ou se mantiver o disco desconectado do computador durante esse tempo.

De qualquer forma pode-se extender o período de 30 dias para 1 ano, por mais 2$ por mês.

Mas sim, é uma solução de backup, só mantem nos servidores deles aquilo que a pessoa tem no seu dispositivo, não serve para aumentar a capacidade de armazenamento.
 
Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas gostava imenso de obter mais feedback em relação a esta plataforma!

Para mim o essencial seria para fotos e estou seriamente a pensar em investir no goggle one, mas antes de avançar gostava de saber mais pormenores da Backblaze!

O B2, tudo o q enviamos para là, reparei que para fazer o download é preciso pagar , mas para ver uma foto, por exemplo, é preciso pagar também?

Outra dúvida, suponhamos que tenho 1TB já transferidos, pago sempre mensalmente esse 1TB ou só se paga aí fazer o download?

Muito obrigado !
 
Eu já uso a Backblaze há alguns anos para backup do PC (4 discos). Já me safou uma vez quando um disco deu o berro.
É "ilimitado", uma vez que está limitado aos discos que tenham no PC (não podem estar mais de 30 dias sem estarem ligados).
Não é o típico serviço Dropbox/Google One/etc. Não dá para enviar para lá coisas. As coisas estão nos discos do PC e aquilo faz backup.
O acesso aos ficheiros na Backblaze pode não ser imediato. Se for um ou dois, é quase imediato. Mas quando tive que restaurar um disco (3TB), tive que fazer o pedido e aguardar pelo link de download. Não chegou a demorar 1h, do que me lembro.

Não me vejo passar sem este serviço. Para além do preço que me parece acessível, funciona muito bem.
O único ponto negativo é nunca ter conseguido fazer upload à velocidade máxima da minha ligação.
 
@NoirDesir o preço do Synology C2 é puxado. Para 1TB 60€ + IVA ainda é interessante mas 4 TB fica a 280 + IVA. O Backblaze tem a limitação de não permitir dispositivos na rede e de ter que ligar os dispositivos pelo menos de 30 em 30 dias. Infelizmente dispositivos DAS não têm muito sucesso e eu nunca comprei nenhum. Mas eu também tenho poucos dados.
 
Muito obrigado pelas vossas dicas amigos.

Para fotografia, o melhor será mesmo o Google fotos, neste caso, subscrever o Google one?

Estou ainda confuso com o que serviço comprar!

Backblaze + Google one, ter esses dois.

Em relação ao Backblaze, tendo la 1TB e não mexer, pagamos na mesma uma mensalidade, certo?
 
A meu ver a vantagem do Google Photos é a interface e os algoritmos de reconhecimento de pessoas, objetos, ocasiões, etc, que estão bastante à frente da concorrencia.
Se é apenas para backup então qualquer 1 serve e também concordo que o Onedrive tem um preço muito interessante com a vantagem de ficarmos com o Office 365.
 
A meu ver a vantagem do Google Photos é a interface e os algoritmos de reconhecimento de pessoas, objetos, ocasiões, etc, que estão bastante à frente da concorrencia.
Se é apenas para backup então qualquer 1 serve e também concordo que o Onedrive tem um preço muito interessante com a vantagem de ficarmos com o Office 365.

Disseste tudo amigo. Fico indeciso por causa do Google Photos ser tão intuitivo, não tem mesmo nada a ver com a concorrência, o mais parecido, é o photos da Apple!

Se aderir aos de 2TB do Google One, é possível dividir com um amigo, ficando 1TB para cada um?
 
Nao, eles só apagam após os 30 dias se o utilizador apagar o ficheiro ou se mantiver o disco desconectado do computador durante esse tempo.

De qualquer forma pode-se extender o período de 30 dias para 1 ano, por mais 2$ por mês.

Mas sim, é uma solução de backup, só mantem nos servidores deles aquilo que a pessoa tem no seu dispositivo, não serve para aumentar a capacidade de armazenamento.
Uma pessoa tem de ter o disco ligado para eles não apagarem os dados? lol que patetada.
 
Recebes avisos. Tens que o ligar pelo menos uma vez de 30 em 30 dias no limite.
Uma pessoa que tenha vários discos e uma dock apenas. Dá para ir ligando à mesma dock? Ele gere como os discos? Pela letra do disco? D, E, F, ou tem ficheiros em cada disco de gestão?

Já agora o software é pesado no computador? Para quem tem um i3 pouco potente.
 
Eu tenho num Mac e ligo diretamente mas não se deve baralhar. O software não é pesado mas convém que o disco do sistema tenha espaço para os ficheiros temporários senão tens um aviso.

Fiquei a pensar na tua resposta e no mínimo a questão de ter que se ligar o disco a cada 30 dias será para evitar abusos. Facilmente daria para haver abusos se não colocassem alguma medida destas. As pessoas até se esqueceriam dos discos que lá tinham colocado. Aquilo é um sistema de backups.

O software sempre me pareceu pouco exigente mas na verdade à muito tempo que tenho numa máquina mais potente do que essa.
 
Back
Topo