1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Backfocus D90

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Noeljunior, 24 de Abril de 2018. (Respostas: 6; Visualizações: 172)

1. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Tenho cerca de 35k disparos numa D90 que parece estar com backfocus. Há cerca de 2k fotos para cá que em ambiente real (maioritariamente eventos) é-me extremamente comum aquilo focar ligeiramente mais longe. Em testes sugeridos por aí, aquilo parece estar sempre a focar bem no centro. A lente pouco importa: 14-24, 24-70, 70-200, 18-200, 28-300, 18-105, sigma 24-70 2.8, sei lá que mais testei. Só uso AF-S, 1 ponto.

Há situações onde o salto de focus pode ser de eu me mexer (estamos a falar de no máximo 150mm f/5.6 a 1m de distância - dá ~1cm de depth of field). Mas há outras situações onde isso é altamente improvável: focus a 3m, 36mm f/6.3 - 3m de depth of field; e eu estou sentado e o sujeito parado.

Uma coisa estranha é que existe sempre alguma coisa focada. Isto é, parece que apontei o focus para outro plano e que ele focou aí. É muito raro ficar tudo desfocado. Parece que ele encontra sempre um plano alternativo para lá do que lhe peço.

Eu já estou a por em causa as minhas capacidades, algum vício ou alguma coisa que tenha começado a fazer mal. Eu já não mexo nas settings da máquina desde que a comprei excepto o necessário para luz/focus (basicamente, o que me está acessível pelos botões no corpo). Uma vez que as vezes fotografo com uma D300 e uma Df, com as mesmas lentes, e nunca aconteceu tal coisa... Estou a pensar que possa existir mais algum problema que eu não esteja a ver.

O sensor AF está solto?(!) O sensor saiu do sitio e o quadradinho que vejo no OVF não representa a posição do sensor AF? O sensor está sujo? Outra causa qualquer?

Eu andava a namorar a D850 mas... Se eu já não sei focar talvez desista antes de gastar tal dinheiro ahah

Talvez alguém já tenha passado por coisa tão estranha que queira partilhar.

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Se o erro do AF é relativamente consistente (como parece ser), o mais provável é que seja um desalinhamento dos espelhos.

Penso que a D90, tal como a D70, permite o ajuste dos espelhos através de parafusos excêntricos (ver: http://www.leongoodman.com/d70focus.html). Estes parafusos servem de batente aos espelhos e por isso imagino que possam sair da posição ideal com o uso.

3. Noeljunior

Também pensei nisso mas, então, como é que em testes fica tão no sítio? Isto é, com um campo de profundidade de 1cm fica direitinho e com outros de vários metros fica completamente fora? Vou tentar mexer nisso em breve.

4. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Penso que o principal erro que esse desalinhamento introduz é os pontos de foco mudarem de posição. Ou seja, pensas que estas a focar na cara do sujeito, mas estas a focar na parede detrás dele. Quando isso não fizer diferença, não vai haver erro. É por isso que os alvos para ajuste do AF são em forma de rampa a subir. Tipo isto:

Fonte: https://www.bhphotovideo.com/c/prod...ign_la_la2_mkii_focus_calibration_system.html

5. Noeljunior

Quando dizes mudar de posição, é num eixo diferente do da profundidade? P.ex. ficarem mais para a esquerda?

Pois, por isso pus em causa se eles não teriam saído do sítio. Em muitas situações parece mesmo que foquei mesmo ao lado e que esse lado é o fundo. Aliás, em muitas situações o contraste do sujeito é fraco e em vez de eu meter o ponto de foco no meio do sujeito, uso o contorno dele com o fundo como fonte mais segura de contraste. Um desvio ligeiro certamente que me fazia ir focar outro plano. Vou testar a posição dos sensores.

(Obrigado pela criação do tópico)

6. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Sim.

Quase. Normalmente o deslocamento será para cima ou para baixo, consoante o espelho "abrir demasiado" ou "abrir demasiado pouco". Como o eixo do espelho está fixo na horizontal, em princípio não poderá deslocar-se para os lados.

7. Noeljunior

À dias, abri a máquina por baixo para ver o acesso aos parafusos que afinam o sensor. Para ver que chave cabia, cheguei a mexer num deles ligeiramente. Nao fiz testes nem ajustes com ela aberta por falta de tempo. Bom, o que é certo é que, desde esse ajuste às cegas, parece ter ficado bom.
    Se fizer novos ajustes/testes deixo notícias para ajudar quem tenha problemas semelhantes.

Partilhar esta Página