1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

backoffice e formatações

Discussão em 'Web Development' iniciada por toblesu, 28 de Março de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 683)

1. toblesu

toblesu Power Member

Boas,

tou aqui com outro problema.... estou a fazer um backoffice para edição de alguns parâmetros de um site... e gostaria de saber se é possivel guardar formatações, do tipo paragráfos e tabulaçoes?

fiz um pequeno teste, usei paragrafos e tabulações, os dados foram gravados na base de dados, qd os vou mostrar, o texto aparece todo corrido.. sem os paragrafos e sem as tabulações!

estou a trabalhar em PHP e MYSQL...

Alguém me pode esclarecer?

obrigado.

2. fil79

fil79 Power Member

mostra como estás a guradar esses dados..

3. Doctor_Worm

Doctor_Worm Power Member

quanto aos parágrafos utiliza a funcção php nl2br quando apresentas o texto.

quanto às tabulações, desconheço e parece-me ser um pouco mais complicado, mas vê isto para ver se te dá umas luzes...

http://webdesign.about.com/od/intermediatetutorials/qt/tiphtmltab.htm

Tenta perceber se no texto que vem da BD qual é a codificação da tabulação e faz um replace por vários  

4. toblesu

toblesu Power Member

o código que estou a usar para guardar os dados na BD é do tipo: (coisa simples!)

$tema=$_GET['tema'];
    $texto = mysql_real_escape_string($_POST['texto']);

$alt_site="UPDATE site SET st_texto = '$texto', st_data = NOW() WHERE st_tema= '$tema'";
    $sql_alt=mysql_query($alt_site) or die(mysql_error());

o formulário de edição dos tópicos, tem uma listbox, que carrega os temas editáveis e surge uma textarea para colocar lá o texto....

problema resolvido quanto aos parágrafos!!!

vou verificar as tabulações!!

Obrigado :)

Última edição pelo moderador: 29 de Março de 2008
  5. K0mA

K0mA Power Member

Boas,

Se o teu texto estiver devidamente formatado com<p> <br/> etc vai aparecer com formatação. (ver)
    O uso de mysql_real_escape_string tem um certo efeito por isso perdes a formatação...

Uma forma fácil de formatar o texto é através da tag <pre>.

6. hostmake

hostmake Power Member

o mysql_real_escape_string não interfere com formatações de texto.

usa o nl2br, no meu caso usaria um str_replace ;)

cumps

7. toblesu

toblesu Power Member

e usarias o str_replace() como??

estive a pesquisar e pelos exemplos que vi, nao fiquei esclarecida em como usar este comando no meu caso!

em todo o caso usei o nl2br e consegui com que o texto ficasse com melhor aspecto..pelo menos já faz os parágrafos!

8. hostmake

hostmake Power Member

O nl2br faz o mesmo só que apenas XHTML, só interesse se te guias pelos standards e\ou se estás preocupada com as validações, o nl2br faz <br />.. e não faz <br>

str_replace( array("\r\n","\r","\n", "\n\r") , '<br>' , $texto);

Basicamente é igual ao nl2br, mas apenas <br> (e também aumenta as probablidades de estar 100% cross-browser, porque nem sempre um ENTER é um \n :P

espero q ja estejas esclarecida!

Última edição: 28 de Março de 2008
  9. toblesu

toblesu Power Member

esclarecidissima!!

obrigado....

;)

substitui pla str_replace.... e apesar dos resultados terem sido iguais aos do outro comando, ainda nao voltei a inserir novos textos, para verificar os efeitos!!!

10. s31s3r

s31s3r Power Member

Eu uso isto:
    PHP:
    $string preg_replace('% +%'' '$string);
    $string wordwrap($string$numero_de_palavras_por_linha"\n");

Partilhar esta Página