Backup completo de disco Portatil

okidokiss

Membro
Olá a todos.
Tenho um portatil da empresa que uso para todo o serviço.

Há pouco tempo tive um problema que deixou o sistema com problemas e tive de levar o equipamento para o departamento informatico que o formatou e instalou tudo de novo.

Agora que ele esta de novo operacional, queria fazer um backup completo do disco C, este tem de ser um backup que, em caso de acontecer algo de novo, eu possa formatar o C, repor o backup previamente feito e ele fique a funcionar tal como antes.

Podem ajudar-me? Qual o programa mais indicado? de preferencia freeware.

Agradeço a vossa preciosa ajuda.
 
Viva,
Talvez o ideal para ti seja um software que faça imagens do disco. Nao conheço nenhum gratuito mas um pago bastante bom é o Acronis True Image.

O disco é de que capacidade? Se tiver suficiente pede ao dep. técnico para te criarem uma partição independente para a tua informação vital. Ou seja, ficarias com 2 partições uma em que so tinhas o SO e todos o software e noutra toda a informação vital. Caso haja uma desgraça no SO (sim pq se for no disco vai mesmo tudo a vida) pode-se formatar apenas a partição do SO, mantendo toda a informação vital da 2ª partição.

Se tiveres um disco externo podes também usar software de sincronização. Quem diz disco externo diz, ftp, ssh, share de rede. Um software "free" (é free ate um certo limite, que desconheço, de sincronizações) porreiro é : http://www.goodsync.com/ .

Cumprimentos
 
Viva,
Talvez o ideal para ti seja um software que faça imagens do disco. Nao conheço nenhum gratuito mas um pago bastante bom é o Acronis True Image.

O disco é de que capacidade? Se tiver suficiente pede ao dep. técnico para te criarem uma partição independente para a tua informação vital. Ou seja, ficarias com 2 partições uma em que so tinhas o SO e todos o software e noutra toda a informação vital. Caso haja uma desgraça no SO (sim pq se for no disco vai mesmo tudo a vida) pode-se formatar apenas a partição do SO, mantendo toda a informação vital da 2ª partição.

Se tiveres um disco externo podes também usar software de sincronização. Quem diz disco externo diz, ftp, ssh, share de rede. Um software "free" (é free ate um certo limite, que desconheço, de sincronizações) porreiro é : http://www.goodsync.com/ .

Cumprimentos

Ola, obrigado pela resposta.
Eu já tenho uma partição para dados e tambem faço sincronização de dados no escritório e em casa.
Nas grandes empresas é dificil pedir algo fora do comum ao DI, têm regras muito rigidas.

A instalação do SO tem outras variaveis que eu nao consigo fazer em casa, por isso o que preciso mesmo é de fazer um backup do SO. Assim se eu fizer algo que danifique o SO, posso repor como estava sem recorrer ao DI e ouvir comentários (alguns com razão :002:).

Já vi o programa acronis, parece muito bom, mas seria melhor algo que nao fosse necessário instalar. Prefiro ou penso que seja melhor algo do tipo "LIVE CD" que eu possa arrancar pela BIOS, formatar o disco e tornar a por tudo como estava.

Já agora, para sincronização uso o viceversa pro, muito bom também }>
 
Oi,

Verifica melhor pois o Acronis tem essa possibilidade de fazer um boot cd :)

Confesso que nunca testei :). Isto porque nao me importo de instalar no meu home pc o sistema e dps fazer o repair com a imagem que tenho noutro disco. Compreendo de qualquer forma o teu caso, mas creio que ele te permita depois repor a imagem de qualquer outro suporte fisico, passando a necessidade de instalação do SO.
 
Última edição:
Oi,

Verifica melhor pois o Acronis tem essa possibilidade de fazer um boot cd :)

Confesso que nunca testei :). Isto porque nao me importo de instalar no meu home pc o sistema e dps fazer o repair com a imagem que tenho noutro disco. Compreendo de qualquer forma o teu caso, mas creio que ele te permita depois repor a imagem de qualquer outro suporte fisico, passando a necessidade de instalação do SO.

instala o acronis e cria o boot disk em imagem ou cd ...

com essa imagem q tem 18 MB +/-

desinstala o acronis

arrancas o pc com essa imagem via usb ou cd ...

crias uma imagem do disco rigido para um disco externo

editas a imagem de boot do acronis com o ultraiso

copias la para dentro o ficheiro de imagem do SO

salvas a imagem nova

gravas em dvd

está feito o dvd de recuperação do pc ....

atenção convém usares o maximo de compressão possivel da imagem ..... digamos q cada 20GB reais ocupam uns 3GB em compressão normal de imagem ....

caso seja Vista so o SO são uns 20GB .... por isso
 
Existe um excelente programa de backup que permite, entre outras coisas, "clonar" o conteúdo de um disco.
Não é gratuito, mas tem uma versão trial completamente funcional... durante 15 dias.
Já o usei para substituir o disco do portátil da minha cara metade sem ter de instalar o sistema de raiz no novo disco.
O nome é Acronis True Image.

No entanto, quase todos os fabricantes de hard drives proporcionam software grátis e de qualidade que permitem fazer o que queres.

Se o teu disco for um Seagate, tens uma ferramenta completamente grátis chamada DiscWizard. Instrucções sobre como clonar todo um sistema para um outro disco aqui (ver capítulo 10). É tão bom como o Acronis, até porque é desenvolvido pela mesma empresa de software, com a vantagem de ser grátis e sem restricções. Acho que só funciona caso tenhas um disco Seagate no sistema... mas posso estar errado.

Se tiveres um disco da Western Digital, tens um software grátis que podes usar, disponibilizado pela própria Western Digital, chamado Data Lifeguard Tools. Procura por ele no site da WD ou no Google. Também permite copiar integralmente o conteúdo de um disco para outro. Instrucções aqui (drive-to-drive data copy).

Se o teu disco for de outras marcas, procura AQUI.
.
 
instala o acronis e cria o boot disk em imagem ou cd ...

com essa imagem q tem 18 MB +/-

desinstala o acronis

arrancas o pc com essa imagem via usb ou cd ...

crias uma imagem do disco rigido para um disco externo

editas a imagem de boot do acronis com o ultraiso

copias la para dentro o ficheiro de imagem do SO

salvas a imagem nova

gravas em dvd

está feito o dvd de recuperação do pc ....

atenção convém usares o maximo de compressão possivel da imagem ..... digamos q cada 20GB reais ocupam uns 3GB em compressão normal de imagem ....

caso seja Vista so o SO são uns 20GB .... por isso

Boa tarde a todos...:D Podiam ir com calma? É que neste caso estam a postar o que fizeram, mas não explicam muito bem como fizeram as coisas( quais os passos que seguiram...) ... Eu estou a visitar este post porque tenho uma situação identica aqui em casa... Tipo eu ontem tive de reinstalar o SO porque ocorreu aqui uma falha, agora o que queria era fazer uma cópia (backup) integral de todo o computador (o disco C e D) para um dvd, mas tambem tenho a duvida que é: nós podemos criar um dvd completo com o SO e os backups já integrados ou temos de fazer os backups à parte e quando estivermos a instalar o SO utilizamo-los aí ou ainda ,só depois de instalar o SO? Tambem dizem que se pode formatar só o disco C com a imagem que temos, mas como se faz isso?

Deixo aqui algumas perguntas que me dava jeito obter uma resposta pois estou mesmo a precisar de fazer uma " cópia de todo o meu pc ".

Abraço
*Cosmos
 
Os passos que segui podem ser encontrados nos links que te dei. Aqueles que te direccionam para o manual dos respectivos softwares.

Uma vez precisei de "clonar" e substituir o disco do portátil da minha cara metade. Foi fácil, comprei um disco 2,5'' e uma caixa externa.
Montei e liguei ao portátil.
Instalei o Acronis no portátil.
Clonei o disco.
E pronto, foi só montar o disco que tinha comprado no portátil e fiquei com o sistema a funcionar.

Como não apaguei o disco antigo, se o actual disco do portátil falhar, é só montar o antigo no portátil e fico com um sistema a funcionar em 5 minutos.

É claro que para isto precisas de um disco rígido adicional... não dá para fazer com DVD's...
 
Última edição:
Não sei se este será o tópico mais apropriado, mas aqui vai a dúvida.

Tive um problema com o meu portátil e na reparação do fabricante não se responsabilizam pela perda dos meus dados. Tentei esclarecer-me junto deles e disseram-me que, caso deixasse tudo como estava anteriormente, poderia tentar recuperar os ficheiros do disco (com intervenção física).

Gostaria que se alguém soubesse uma forma de recuperar os ficheiros, seja por software ou por hardware, que me dissesse, ou que me apontasse para o respectivo tópico para aprender como o fazer ;)

Cumps :)
 
Não sei se este será o tópico mais apropriado, mas aqui vai a dúvida.

Tive um problema com o meu portátil e na reparação do fabricante não se responsabilizam pela perda dos meus dados. Tentei esclarecer-me junto deles e disseram-me que, caso deixasse tudo como estava anteriormente, poderia tentar recuperar os ficheiros do disco (com intervenção física).

Gostaria que se alguém soubesse uma forma de recuperar os ficheiros, seja por software ou por hardware, que me dissesse, ou que me apontasse para o respectivo tópico para aprender como o fazer ;)

Cumps :)

Tens o Recuva, um programa grátis que procura e recupera ficheiros que tenham desaparecido, ou ficado corruptos, ou que tenhas "apagado" na reciclagem ou que tenham sido "apagados" por uma formatação.
 
Boas! Existem vários softwares que fazem isso... como já foi referido acima o recuva é bastante bom, mas gosto ainda mais do GetDataBack ( a ultima versão...) Tive um problema de formatação e não é que ele me recuperou o disco D inteirinho e intacto? Na minha opinião é o melhor software de recuperação de dados apagados por qquer razão. Agora esta é a minha opinião, até devem haver de certeza bem melhores que estes que falámos, isso tambem depende muito do método usado e da razao pela qual os dados foram apagados...

Não sei se te ajudámos, mas ao menos tentámos...
 
Back
Topo