Hardware Backup disco externo.

mln2c

Power Member
Boa noite.
queria perguntar-vos que soluções usam para fazer backups e guardar dados quando os vossos discos estão cheios?

Eu atualmente utilizo um disco externo já antigo com o formato FAT 32 e estava a procurar uma solução mais fiável.

Vi na black friday um disco que me pareceu bastante interessante:
https://www.worten.pt/informatica/a...o-externo-seagate-backup-plus-hub-6tb-6096567
Mas depois de ler os comentários na Amazon.es fiquei com um pouco receio de adquirir pois vários users deram maus reviews porque dizem eles que dá problemas quando utilizada com um Mac.

Que discos externos vocês usam para fazer backups e libertar espaço nos vossos discos? Estão formatados em que formato? eu gostava de colocar num formato que pelo menos fosse possível de ser lido por um PC. Usam a funcionalidade de time machine? Como fazem o backup das fotos/videos?
 
Tudo o que é documentos, guardo-os num serviço de cloud: Google Drive, Dropbox, iCloud, entre outros, são opções válidas. Isto torna-os acessíveis a partir de qualquer browser.

Ficheiros audiovisuais são armazenados num NAS com capacidade para 16TB (existem vários modelos, mais pequenos e baratos). É uma solução dispendiosa, mas a segurança da redundância dos dados vale a despesa. Para esse NAS é ainda efectuado mensalmente uma cópia de segurança do computador, via Time Machine, para precaver uma avaria do mesmo.

As fotografias, dado o seu valor sentimental e a impossibilidade de serem recuperadas, são ainda arquivadas regularmente em DVDs.
 
Tudo o que é documentos, guardo-os num serviço de cloud: Google Drive, Dropbox, iCloud, entre outros, são opções válidas. Isto torna-os acessíveis a partir de qualquer browser.

Ficheiros audiovisuais são armazenados num NAS com capacidade para 16TB (existem vários modelos, mais pequenos e baratos). É uma solução dispendiosa, mas a segurança da redundância dos dados vale a despesa. Para esse NAS é ainda efectuado mensalmente uma cópia de segurança do computador, via Time Machine, para precaver uma avaria do mesmo.

As fotografias, dado o seu valor sentimental e a impossibilidade de serem recuperadas, são ainda arquivadas regularmente em DVDs.

O NAS utilizas há quantos anos? Ou seja durante quantos anos contas utiliza-lo antes de mudar os dados para outro suporte?
Está num formato em que possa ser lido e escrito também por PCs Windows ou apenas Mac?


Relativamente aos documentos de trabalho como se processa num documento word ou excel em que estejas a trabalhar? Fazes o download para o computador em que estás a trabalhar e depois tens de fazer o upload para a rede outra vez? Ou tens versões intermédias guardadas do teu computador e só fazes uploads periodicamente de tudo?
 
O NAS é um Synology DS413, tem cinco anos e conto utilizá-lo até precisar de arquivar ficheiros de tamanho superior à sua capacidade ou a sua capacidade de processamento se revelar ineficaz para as suas tarefas. Dado que não tenho interesse em ficheiros 4k, a mudança não se dará tão cedo. Os discos são formatados num sistema proprietário da Synology, compatível com Mac OS, Windows e Linux.

Relativamente aos documentos de trabalho, eu utilizo o iCloud, pelo que todos os documentos são armazenados aí, sendo, pela própria natureza do serviço, actualizados automaticamente.
 
As fotografias, dado o seu valor sentimental e a impossibilidade de serem recuperadas, são ainda arquivadas regularmente em DVDs.

Qual a forma que utiliza para fazer o backup das fotografias/videos? Eu usei a funcionalidade de "Ficheiro>exportar" para o disco que tenho atualmente (FAT32) e acho que se perdeu a informação relativamente à localização. Contudo a informação sobre a data em que foi tirada manteve-se.
 
Eu limito-me a organizar as fotografias por pastas. São fotografias de eventos pessoais, não profissionais, daí que não tenha necessidade de uma catalogação exigente.
 
Back
Topo