Backup Manual

Hostx

Power Member
Boas pessoal...

Estou a tempos a pensar fazer um backup manual, porque o host em que o meu forum está alojado leva uma pipa de massa por um backup e eu nao estou interessado em gastar dinheiro.

Por isso queria saber como se faz backup manual... eu sei que é complicado e não se faz em meia hora, duas horas, doze horas, um dia... depende do forum, o conteudo etc etc.

Também pergunto: se fazer backup de uma versao 2.0 dá para 3.0?

Após edit:

NOTA: O Software é phpbb 2.0

cumps
 
Última edição:
boas, ve se tens o cpanel e se tiveres vais a area backup, depois tens la backup da bd, backup da pasta public_htm ou algo assim, e pronto, fazes backup, caso haja algum problema e so fazer restore.

Versao mesmo manual, copias os files do site para o pc, e esportas a base de dados pelo phpmyadmin :)
 
Bem!

Antes de mais, convinha referires que o software que usas no fórum, é o SMF, sei isso pela outra thread :P

Sobre os backups, nem é complicado.

Faz cópia integral de todos os dados do teu ftp, salvo erro a pasta public_html.
Pelo PHP MyAdmin, faz um backup da base de dados e grava no teu pc.

Só isto.

Sobre as versões..., é pá... não. São versões diferentes, têm tipos de campos diferentes nas tabelas, e até podem ter tabelas diferentes.

HecKel
 
Bem!

Antes de mais, convinha referires que o software que usas no fórum, é o SMF, sei isso pela outra thread :P

Sobre os backups, nem é complicado.

Faz cópia integral de todos os dados do teu ftp, salvo erro a pasta public_html.
Pelo PHP MyAdmin, faz um backup da base de dados e grava no teu pc.

Só isto.

Sobre as versões..., é pá... não. São versões diferentes, têm tipos de campos diferentes nas tabelas, e até podem ter tabelas diferentes.

HecKel

Não. SMF é do novo forum.

O velho é phpbb.
 
já tive a testar phpbb 3.0 é do melhor que há.

desculpa HecKel mas vou ficar pelo software phpbb 3.0 :P

agora preciso de saber como se faz backup manual de um forum com software phpbb 2.0 para um software phpbb 3.0 (se der, claro)

obrigado pela atençao e ajuda que me deram, sem voçês nem criar um simples forum phpbb 2.0 sabia.

cumps
 
É assim: regra geral, os ficheiros são sempre os mesmos. A menos que faças modificações neles, só precisas de um backup, IMO. Quando fazes modificações, fazes o backup dos ficheiros modificados (fazes o backup via FTP).

Depois, o mais importante, é o backup da base de dados. Quanto a isso, podes fazer o backup pelo phpMyAdmin, e esse é que deves fazer diariamente, e evita apagar os anteriores, porque já me aconteceu ficar sem BD, e o último backup que fiz estava danificado. Safou-me o anterior!

Quanto a transferir uma BD de phpBB2 para phpBB3, vê o seguinte tópico no fórum de discussão do phpBB:
http://www.phpbb.com/community/viewtopic.php?f=65&t=575236

Há scripts que convertem uma BD de phpBB2 para phpBB3, mas quaisquer mod's que tenhas serão perdidos na transição. Para mais informações, dá uma passeio pelo site do phpBB :P
 
É assim: regra geral, os ficheiros são sempre os mesmos. A menos que faças modificações neles, só precisas de um backup, IMO. Quando fazes modificações, fazes o backup dos ficheiros modificados (fazes o backup via FTP).

Depois, o mais importante, é o backup da base de dados. Quanto a isso, podes fazer o backup pelo phpMyAdmin, e esse é que deves fazer diariamente, e evita apagar os anteriores, porque já me aconteceu ficar sem BD, e o último backup que fiz estava danificado. Safou-me o anterior!

Quanto a transferir uma BD de phpBB2 para phpBB3, vê o seguinte tópico no fórum de discussão do phpBB:
http://www.phpbb.com/community/viewtopic.php?f=65&t=575236

Há scripts que convertem uma BD de phpBB2 para phpBB3, mas quaisquer mod's que tenhas serão perdidos na transição. Para mais informações, dá uma passeio pelo site do phpBB :P

Só que o meu forum esta alojado num host free, portanto nao tenho qualquer conta FTP nem DataBase :( apenas os admins do host é que têm isso tudo (infelizmente).

mas obrigado na mesma pelas explicações de como fazer um backup diariamente etc etc.. (assim aproveito e faço no meu novo forum)

eu ainda vou testar o famoso software SMF.

Cheira-me que são os dois muito bons :002:
 
Última edição:
O phpBB e o SMF são mesmo considerados os dois melhores fóruns gratuítos que há por aí :) por uma questão de gostos, eu prefiro bastante mais o SMF, mas isso não passa de uma questão de gosto.

Quanto ao host free, então, desde que não tenhas modificado nenhum dos ficheiros do fórum, nem precisas do backup. Reinstalas o fórum noutro sítio, e pegas na base de dados do fórum anterior. O mais importante, nestes casos, é sempre a base de dados. Não tens de fazer o backup do software, mas sim da BD.
 
O phpBB e o SMF são mesmo considerados os dois melhores fóruns gratuítos que há por aí :) por uma questão de gostos, eu prefiro bastante mais o SMF, mas isso não passa de uma questão de gosto.

Quanto ao host free, então, desde que não tenhas modificado nenhum dos ficheiros do fórum, nem precisas do backup. Reinstalas o fórum noutro sítio, e pegas na base de dados do fórum anterior. O mais importante, nestes casos, é sempre a base de dados. Não tens de fazer o backup do software, mas sim da BD.

Mas o problema é que eu não tenho acesso à base da dados.

Eu já pedi ao Admin do host e ele diz que tenho de pagar uma quantia que nao cabe na cabeça de ninguem.

Eu pensava que se podia fazer o backup manual através do código fonte do fórum :-D

Pelos vistos não percebo nada de backups :x2:

Eu no forum do host free, ao funda-lo apenas preenchi um formulario a dizer os meus dados de admin. xD

eu não fiz nada do que fiz neste forum novo: não passei pastas e ficheiros nenhuns para conta FTP ou File Transfer. apenas tinha direito a um cpainel de admin no forum... nada de Base da Dados, PhpMyAdmin, Sub-Dominios, etc... por aí

é por isso que acho que só começando da estaca zero, ou entao fazer um backup (mas não sei como)

NOTA: É impressão minha ou o SimpleMachines.org tá offline? :|
 
Última edição:
Ele quer fazer backup de phpBB 2.
Pelo que vi na minha versão do phpBB (2.0.6), o link directo para a página de backup é o /admin/admin_db_utilities.php?perform=backup

O caminho é Painel administrativo => "General Admin" => "Backup Database".
Depois escolhes "Full Backup" e em "GZip compress file", diz Yes só se tiveres uma BD muito grande. No meu caso, foi algum problema na compressão que me danificou o arquivo, e o GZip não tem Recovery Record, portanto aconselho a dizer "No".

Depois é "Start Backup" :P
 
Ele quer fazer backup de phpBB 2.
Pelo que vi na minha versão do phpBB (2.0.6), o link directo para a página de backup é o /admin/admin_db_utilities.php?perform=backup

O caminho é Painel administrativo => "General Admin" => "Backup Database".
Depois escolhes "Full Backup" e em "GZip compress file", diz Yes só se tiveres uma BD muito grande. No meu caso, foi algum problema na compressão que me danificou o arquivo, e o GZip não tem Recovery Record, portanto aconselho a dizer "No".

Depois é "Start Backup" :P

Eu sei desses procedimentos todos para fazer backup...

O problema é que dizia No Avalaibe! (Não é valido)

Agora até já nem diz nada. o admin deve ter retirado o modulo do backup, ora vê:

imagekv5.png


:'(
 
bah!
Já vi que estás alojado no freeforuns.org. Como é alguém que te disponibiliza o FÓRUM (e não só o espaço), tens de te reger pelas regras deles :wvsore:

O backup a pedido custa $15... isso é demais, realmente (http://forum.freeforums.org/viewtopic.php?t=13960)

Diz-me uma coisa ... consegues colocar ficheiros lá?

edit - como esperava, vi no fórum deles que não dá para colocar PHPs lá. Ou seja, para teres um backup, terás de pagar.
 
Última edição:
bah!
Já vi que estás alojado no freeforuns.org. Como é alguém que te disponibiliza o FÓRUM (e não só o espaço), tens de te reger pelas regras deles :wvsore:

O backup a pedido custa $15... isso é demais, realmente (http://forum.freeforums.org/viewtopic.php?t=13960)

Diz-me uma coisa ... consegues colocar ficheiros lá?

edit - como esperava, vi no fórum deles que não dá para colocar PHPs lá. Ou seja, para teres um backup, terás de pagar.

Era isso que estava a tentar dizer a muito tempo, mas pensei que a publicidade fosse proibida...bah!

Mas não dá para fazer backup manual? não é um backup que dá muito mais trabalho? foi o que ouvi dizer :|
 
Publicidade é proibida, mas neste caso teria sido útil teres dito onde tinhas o fórum alojado :P isso não é publicidade, é mais um dado acerca do teu problema.

O backup manual era aquilo que te estava a dizer. Painel administrativo => Backup.
O teu problema é que, do lado do servidor, eles removeram a possibilidade de fazeres backup. Só eles é que o podem fazer, e é a pedido, e só mediante pagamento.

A alternativa era colocares no site um ficheiro (PHP) que pudesses executar e que te dava a BD. Lá está mais um problema - não podes colocar ficheiros no site. Logo, isso também não é possível.

Eu não estou a ver mais nenhuma forma. Não sei se será possível aplicares um mod no phpBB que possibilite o backup. Mesmo que tal mod exista, não sei se o consegues aplicar.
 
Publicidade é proibida, mas neste caso teria sido útil teres dito onde tinhas o fórum alojado :P isso não é publicidade, é mais um dado acerca do teu problema.

O backup manual era aquilo que te estava a dizer. Painel administrativo => Backup.
O teu problema é que, do lado do servidor, eles removeram a possibilidade de fazeres backup. Só eles é que o podem fazer, e é a pedido, e só mediante pagamento.

A alternativa era colocares no site um ficheiro (PHP) que pudesses executar e que te dava a BD. Lá está mais um problema - não podes colocar ficheiros no site. Logo, isso também não é possível.

Eu não estou a ver mais nenhuma forma. Não sei se será possível aplicares um mod no phpBB que possibilite o backup. Mesmo que tal mod exista, não sei se o consegues aplicar.

Nunca devia era ter alojado o meu forum naqueles gajos!

Agora tenho que começar da estaca zero ou então copy => paste do velho forum para o novo :x2:

Só mais uma pergunta: Há mais algum Host tipo awardspace.com? é que só me dá problemas... hoje nem consiguo fazer upload no filezilla para o server do meu sub-dominio :(
 
Epah, eu com alojamentos grátis só tenho tido problemas. Já migrei o fórum da minha turma duas vezes.
Comecei no freehostia.com (saímos de lá porque era relativamente lento, mas ao fim e ao cabo, aconselho, porque mantêm o serviço de pé sem problemas), depois mudei para o 110mb.com, e como da noite para o dia eles decidiram cortar o acesso à base de dados e só o restabelecem mediante um pagamento de $10, peguei num backup e mudei para o free-web-hosting.biz, que é onde está agora. Vou transferi-lo para um alojamento pago, mas só quando me tiver decidido entre alguns :P

Numa coisa estou perfeitamente de acordo: não o devias ter alojado lá. Uma das primeiras coisas que se vê é mesmo isso - deixa fazer backup?

O meu conselho pessoal é: vai para os alojamentos pagos. Pelo menos tens a garantia de que não se vão embora do nada (desde que saibas escolher), e tens alguém a quem te queixar se houverem problemas :P
 
Back
Topo