Backup ON-LINE

martins1982

Power Member
Viva!

Neste momento já conto com 8 discos externos que devem perfazer uma dúzia de TB e de certa forma isso começa-me a assustar porque se 1 dos discos avariar vou perder informação que despendi muito tempo para obter.
Depois de pensar um pouco sobre este assunto cheguei a conclusão que a única forma de contornar esta questão é migrar toda a minha informação para um site de alojamento a pagar evidentemente.
A Probabilidade de perder informação com este tipo de serviço creio eu ser quase nula e acresce a grande vantagem de poder aceder a ela em qualquer lugar.
Sinceramente este parece-me o melhor caminho, mas a opinião aqui do pessoal será sempre bem-vinda, sendo certo que este meu "problema" dever ser comum a mais utilizadores.

Nesta questão do alojamento on-line surge aquele questão pertinente: Qual escolher?
Creio que já existem empresas a oferecer alojamento "ilimitado", embora na realidade a velocidade de Upload seja sacrificada, dai um ilimitado entre aspas.
Na vossa opinião se tivessem a volta de 12TB para despacharem qual era o serviço que escolhiam, atendendo ao Serviço/Preço.

O meu obrigado desde já.

Cumps.
 
12TB é muita fruta, acho que não consegues arranjar nenhum serviço de alojamento para todo esse espaço sem gastares umas centenas de euros.
 
Tens de ter em conta que também convém teres uma velocidade de upload consideravelmente BOA. Eu cheguei a pensar nisso porque tenho valores na ordem dos terabytes exactamente como tu, mas iria tornar-se impraticável enviar tudo para a cloud storage.

Outro problema é que eu não iria ter 100% controlo sobre os meus ficheiros.

Já pensaste em construir uma NAS em raid6? Ou talvez raid1. Não é uma solução perfeita, mas iria fornecer-te uma nova camada de protecção extra.
 
Tens de ter em conta que também convém teres uma velocidade de upload consideravelmente BOA. Eu cheguei a pensar nisso porque tenho valores na ordem dos terabytes exactamente como tu, mas iria tornar-se impraticável enviar tudo para a cloud storage.

Outro problema é que eu não iria ter 100% controlo sobre os meus ficheiros.

Já pensaste em construir uma NAS em raid6? Ou talvez raid1. Não é uma solução perfeita, mas iria fornecer-te uma nova camada de protecção extra.


A velocidade de Upload com uma ligação de fibra a 100mb já desenrasca a coisa, não tenho pressa em carregar tudo de uma só vez é claro que 12tb leva o seu tempo mas para mim esse não é o problema maior, a questão é as empresas retirarem velocidade de envio em detrimento de uma suposta oferta ilimitada do armazenamento.
Essa questão que falas de não teres 100% controlo sobre os ficheiros não compreendo, a partir do momento em que pagues o serviço aquele espaço é teu e só teu é claro que podes sempre imaginar que haverá sempre alguém que pode ver a informação para além de ti, mas eu pelo menos não vou utilizar esse espaço para coisas demasiado privadas tipo fotos desse modo este parece-me o método mais seguro, mas aceito outras alternativas, porque de facto o excesso de informação torna-se um grande problema com o passar do tempo.
 
Para um backup online dessas dimensões só vejo mesmo o Crashplan e parece-me ser a melhor solução.

Os preços são imbatíveis na minha opinião e com espaço ilimitado, pelo que sei é um serviço muito fiável e o feedback é muito positivo. Tens imensos artigos no Lifehacker, é questão de dares uma vista de olhos se quiseres.
 
Para um backup online dessas dimensões só vejo mesmo o Crashplan e parece-me ser a melhor solução.

Os preços são imbatíveis na minha opinião e com espaço ilimitado, pelo que sei é um serviço muito fiável e o feedback é muito positivo. Tens imensos artigos no Lifehacker, é questão de dares uma vista de olhos se quiseres.

Já tinha reparado nesse CrashPlan, falta é saber se é mesmo a escolha certa. Tenho de ver se eles falam das velocidades de upload.
 
Podes brincar um pouco aqui para calculares mais ou menos o tempo de upload/download.
http://www.download-time.com/

Continuo a acreditar que para terabytes de dados, uma solução online é dificil de gerir. No meu caso tenho 4Mb/s de upload e 60Mb/s de download.

Com esta velocidade de upload demoraria 224 dias para enviar 9TB de dados que é o tamanho total do meu armazenamento principal [NAS raid1 (3TB+3TB)*3 = 18TB].

Torna-se impraticável, são 7 meses!

Agora, se tiveres uma velocidade de upload que te permita enviar tudo em poucos dias, ou semanas, consideraria! :)
 
eu tenho um medo desgraçado dos could online. Já imaginaram, de um momento para o outro , o vosso serviço could fechar?
pode não ser o mais barato, mas uma NAS em raid seria uma opção mais segura.
 
Quando falamos nestas soluções, supomos que existe pelo menos mais camadas de backups. Discos externos, NAS, cloud storage, etc...

Ter um único local de backup e método, é um erro.
 
Por vezes o pessoal acha que ter as coisas gravadas em discos externos já é um Backup, nada mais errado, backup será sempre uma 2ª copia do que já existe, a minha ideia de alojamento online passa por ai, quero copiar os meus aproximadamente 12TB para uma drive online, isto porque a todo o momento um dos meus discos pode ir ao ar e mais depressa acredito nesta hipótese de que um serviço de alojamento online fechar, mas tudo é possível, entramos apenas no campo das probabilidades.
Com 10mb de upload devo demorar menos de 7 meses e não esquecer que posso utilizar duas ligações a Net para o efeito, mas de facto é um trabalho hercúleo, mas quanto mais tempo deixar passar pior será.
 
Continuo a achar que para essa quantidade, deves esquecer armazenamento online, simplesmente é impraticável.

Se tiveres $$$$, constroi uma NAS de jeito e enfia lá tudo. raid1 ou raid5/6.

Se ainda tiveres mais $$$$ arranjas discos externos e fazes uma cópia adicional, coloca isso noutro local (off-site).

Por fim, tenta arranja mais um outro método de backup. Ficas com 3 (4 se contares com o sistema raid, mas raid não é backup, simplesmente te ajuda a evitar dores de cabeça) camadas de segurança, dificilmente terás problemas.
 
Para essa quantidade de dados é um problema, de facto....

Eu tenho um problema semelhante, mas nada que se pareça: 500Gb de fotografias e videos pessoais, mas tenho três backups, embora ambos em casa...

Em caso de roubo, incêndio ou catástrofe natural, não há nada que me salve....

Adiante:

Hipóteses:

1) Crashplan -> Pode demorar uma eternidade a fazer upload (a malta queixa-se das velocidades de upload) e depende da tua velocidade de upload da net. A aplicação é um bocado manhosa, mas permite encriptação dos dados no destino, podendo adicionalmente teres uma chave própria. No entanto nada garante que a NSA não tenha uma backdoor... :)
A usar, faria backup de um file-system já encriptado de base, por exemplo com encfs. O cliente funciona em múltiplas plataformas e em modo headless.
Por cerca de 140€ tens backup ilimitado por 4 anos, o que me parece bom preço. NOTA: Eles não têm backup dos teus dados. O backup tens de ser tu a ter noutro local, ou seja tem de haver pelo menos duas cópias, a tua e a do Crashplan.
Existe para o NAS da Synology o pacote do Crashplan, e funciona na boa (já experimentei), mas convém ter um NAS com o mínimo de 512Mb de Ram.

2) Hosting -> O ideal era ter hosting num datacenter, seja de um servidor alugado, ou próprio, mas os custos são proibitivos... $$$$

Fazias backup com rsync a partir de um file system encriptado de base.

3) Comprar dois NAS com capacidade para 12/16TB ($$$), coloca-los em casa um ao lado do outro e sincronizas.
Após a sincronização, levas um dos NAS para a casa de um amigo ou familiar e ligar à internet.

Fazer rsync por ssh, e voilá.

Todos os meses pagar uma grade de cervejas ao amigo, ou permitir que o amigo faça backups, mas no inverso.

De resto todas as alternativas online, são $$$$$.
 
12TB é muita fruta...isso inclui pr0n? :D

Eu optei por NAS + software de sincronização local mas ronda 1TB...

Com essa capacidade esquece cloudservice...
 
Mas então sacaste 12TB de internet e agora queres guardá-los lá outra vez? Não é mais fácil guardar os links?

12 TB são fruto de alguns anos de Trabalho.. O teu comentário e desculpa a franqueza só pode ser de alguém que não faz downloads da internet, achas que seria possível voltar a ter tudo o que já obti até ao momento? A questão do Online é evitar ter mais discos e possíveis dores de cabeça e claro está que essa informação estará numa área reservada apenas a mim, portanto eu não estou a voltar a por as coisas na Net por assim dizer.

É um problema não muito simples de resolver de facto...
 
Última edição:
Back
Topo