1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

backup - software

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por parkpre, 15 de Junho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1185)

1. parkpre

parkpre Power Member

Amigos,

Devido a uns problemas de percurso estou a analisar a compra de disco externo novo e um software de backup.
    Quanto ao disco não tenho dúvidas que o Firewire é a opção a tomar, agora o software é que estou a ter dificuldades a decidir. Pelas opiniões recolhidas, o que me parece melhor é o superduper, no entanto gostaria de ler algumas opiniões de quem usa estes programas. Vi que os discos Lacie trazem também o seu proprio software que não sei se é eficaz.
    A minha dúvida maior, não é só a facilidade de utilização e opções de backup, mas sim o processo de recuperação de dados após um eventual desastre.
    Mais adianto que estou a ponderar utilizar o software para fazer backup's diários ou semanais, com copia integral do disco rigido.
    Todos os conselhos são agradecidos.

2. ]-noBOdy-[

]-noBOdy-[ Power Member

uso o ibackup e tem funcionado bem. fiz um restore e funcionou adequadamente.

3. lidador

lidador Power Member

Usar software de backup é muito chique. Eu tenho um simples disco LaCie USB dos fininhos e faço gravação a frio, sem software nenhum. Só gravo a minha pasta pessoal (a home) e alguns programas, da pasta Aplicações, que juntam ficheiros na respectiva pasta.

Se precisar de restaurar o sistema operativo uso os discos do sistema. Para restaurar outro software tenho a net e CD´s de arquivo.

A vida é muito simples para quem não a deseja complicar.

Última edição: 15 de Junho de 2007
  4. parkpre

parkpre Power Member

Obrigado pelas respostas.
    Infelizmente, há casos onde nem os discos de sistema salvam. Como foi, infelizmente o meu caso recentemente.

Quanto aos discos ando a ver os Lacie:

LaCie F.A. Porsche FireWire - 250 GB (o mais barato deste trio, mas talvez a qualidade seja também mais baixa)
    LaCie d2 Extreme Triple Interface - 250 GB (talvez tenha um preço excessivo)
    LaCie mini Hard Drive & Hub - 250 GB (tem a particularidade de poder funcionar como HUB)

Só ainda não sei se usarei o software silverkeeper que vem com os Lacie ou compro o SuperDuper.

5. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

O Superduper é grátis se não te importares de teres de fazer o backup integral de cada vez que o fazes.

A grande vantagem de pagar é precisamente a possibilidade de fazer backups incrementais.

6. parkpre

parkpre Power Member

Por isso mesmo que quero comprá-lo. O objectivo é uma solução mais automatizada possível (diária) e esse (grande) pormenor dos backup incrementais é-me imprescindível.

Alguém que use o Superduper com regularidade, alguma vez teve problemas em arrancar com pelo disco externo? Pois o que menos se quer é estar a gravar tudo num disco (incrementalmente) e verificar que a cópia feita é inutilizável quando realmente se precisa dela.
    Comprar o software de backup e como pagar o airbag extra de um carro. Só comprovamos o investimento quando efectivamente precisamos dele.

7. kidloco

kidloco Power Member

Queres fazer backup de quantos GB ?

8. parkpre

parkpre Power Member

Quero fazer uma copia (clone) do disco. Que neste momento estão uns 30Gb ocupados, em 10Gb correspondem a ficheiros de trabalho.

9. kidloco

kidloco Power Member

Isso para um "utilizador doméstico" é overkill...

10. jmrleca

jmrleca Power Member

Imagens de discos: DriveImage XML
    Backups selectivos de ficheiros: WinBackup

Ambos freeware

11. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Para Mac jmrlec, para Mac :).

12. parkpre

parkpre Power Member

Obrigado pelas mensagens.

Em princípio já tomei a minha decisão. Vou comprar 1 disco firewire portátil lacie (mais prático para quem anda de um lado para o outro como eu) de 120/160Gb para trabalhar em conjunto com o SuperDuper. Espero gastar perto de 200 Eur com esta solução. Espero depois conseguir cumprir ritmo de backup's diários (daí os backups incrementais serem particularmente úteis).

Aconselho a todos a perguntar a si próprios o que faziam se o disco desse o berro hoje. Têm backups a actualizados? Pois a mim não me quero ver noutra..

13. jmrleca

jmrleca Power Member

Ups!... sorry

14. bsod

bsod Power Member

A propósito do software da LaCie, experientei-o hoje e parece muito simples (ou não fosse 1-click backup :)), mas eu faço backups "à la pata", e agora entretenho-me a encher de tralha o disco externo :D

BTW, relativamente aos discos LaCie, veio hoje o meu Porsche. É muito jeitosinho, hoje enchi-o com 100 GB :wow: de tralha (tinha que libertar o disco, isto estava cheio de lixo) e nem demorou muito :)

Partilhar esta Página