Backups em ubuntu server - Bacula?

estrafalhote

Power Member
Boas

ando a implementar uma espécie de homeserver, já com alguns serviços a funcionar e o que queria agora era backups. através do webmin que uso para algumas configurações descobri o bacula, conheço também o rsync que já usei e funcionou bem, mas gostaria de saber mais sobre o bacula ou outro tipo de softwares. o que experimentaram e aconselham? o bacula é bom ou nem por isso? mais vale ficar com o rsync?

Edit. esqueci-me de mencionar o esquema de backups

isto é o seguinte, tenho nesse dito servidor o samba instalado com uma pasta partilhada e visivel em toda a rede em que só eu autenticando-me é que consigo aceder à mesma, e quero que os backups sejam feitos para lá, pois os dados mais importantes ja os copiei manualmente para lá.
Tenho o fixo com XP SP3 e o portatil com o Vista + Ubuntu 8.10 (isto tudo vai passar para ubuntu 9.04), e quero que pelo menos quando o portatil for ligado sejam feitos automaticamente backups incrementais, quanto ao fixo é indiferente pois ligo-o sempre mais ou menos à mesma hora com um agendamento para correr de 1 em 1 hora como tinha o script do rsync a correr dá bem, porque mais tarde ou mais cedo o script acabava por encontrar o pc ligado e copiava o que era necessario.

Edit 2:

já ouvi falar do clamav, do f-prot entre outros para antivirus no mundo linux.
Conhecem algum realmente bom? grátis? como tenho a correr serviço de ftp e o samba para partilhar ficheiros nao queria que se alojassem lá virus, que depois ainda me vão infectar o resto dos pc's de casa.
Conhecem algum realmente bom?
 
Última edição:
Back
Topo