Bad checksum date and hour BIOS

DarkButterfly

Power Member
Olá pessoal, venho aqui saber a vossa opinião sobre algo que aconteceu.

É o seguinte. Hoje desconectei a tomada do portátil da corrente eléctrica, por motivos de limpeza da secretária. Após voltar a ligar tudo deparei-me com um erro de bad checksum da BIOS relativamente à data e hora, o qual fez com que a BIOS pusesse como default uma hora qualquer e data de 2007.
Actualizei a hora e a data, e lá entrei para a minha sessão. Por curiosidade desliguei o portátil, e voltei a reiniciá-lo, e iniciou sem qualquer erro. Tudo normal. Aparentemente.

Mais uma vez, por curiosidade, decidi desligar o portátil da corrente eléctrica. Surge o mesmo erro de checksum da data e hora.

Isto apenas acontece quando tiro a tomada da corrente eléctrica, o que me leva a pensar que seja da BIOS e que esteja a precisar de ser actualiza, ou então da pilha.
Como não possuo pilha comigo, teria que me deslocar propositadamente para ir comprar.

Será que uma actualização à BIOS resolverá o problema, ou é mesmo da pilha? Eu estou mais inclinado para a pilha, mas, pode ser que seja da BIOS e uma actualização resolva o problema.
 
pilha da bios de certeza

Pois, o que eu já desconfiava a 100%, mas tinha uma réstia de esperança de 1% que fosse actualização de BIOS. Assim não teria que me deslocar propositadamente à loja, que ainda fica um pouquito longe e com o preço da gasolina!!! :004:

Abraços
 
Última edição:
Isso ja me aconteceu, fiz um update a bios e resolveu

É praticamente impossível (atenção, não digo impossível, daí o praticamente), pois, só acontece quando tiro a tomada da corrente eléctrica, o que de facto leva a crer que seja da pilha, pois esta já não tem o mínimo de energia para manter as configurações da BIOS no que diz respeito à data e hora.

Acredito que se fosse mesmo falta de actualização que então aconteceria sempre que eu apenas encerrasse o portátil. O que não se verifica.

De qualquer das formas já está agendada uma ida à loja de informática para mudar a pilha, pois não possuo chaves de parafusos pequenas para os parafusos do portátil, nem conheço por aqui ninguém que tenha.

Caso seja precisa uma actualização, eles que a façam. ;)
 
Back
Topo