Baixa de Preços/Lançamento

RicardoTavares

Power Member
Existe alguma informação acerca de lançamento de novos MacBook?

É que estou com ideias de comprar um, no entanto, estou à espera que os preços baixem qualquer coisa, pois para já é incomportável o preço deles.
 
Novos MacBook/Pro/iMac no sentido de mudança de chassis aconteceu no ano passado e agora em junho, pelo que até existirem mudanças de fundo só daqui a alguns anos.

O que pode haver é mudanças de processadores, mas esses foram agora atualizados em junho em praticamente todos os modelos. O que tu queres está a acontecer agora: consegues o macbook pro retina 2015 com desconto na ***** por exemplo, mas fica sempre acima dos 1200€. Ou então o Macbook Air, que por vezes na versão base anda pelos 850€. Para equipamentos novos é isto que tens e vais ter por alguns tempos.
 
Novos MacBook/Pro/iMac no sentido de mudança de chassis aconteceu no ano passado e agora em junho, pelo que até existirem mudanças de fundo só daqui a alguns anos.

O que pode haver é mudanças de processadores, mas esses foram agora atualizados em junho em praticamente todos os modelos. O que tu queres está a acontecer agora: consegues o macbook pro retina 2015 com desconto na ***** por exemplo, mas fica sempre acima dos 1200€. Ou então o Macbook Air, que por vezes na versão base anda pelos 850€. Para equipamentos novos é isto que tens e vais ter por alguns tempos.

A minha questão tem a haver com a esperança que os preços dos atuais baixem... E se, se justifica comprar uma versão anterior, ou a modernidade/atualização dos atuais é bastante melhor...



Deixo aqui o formulário que respondi no outro tópico, de forma a darem-me a vossa opinião a qual seria a melhor opção para o que pretendo... Qual será a melhor opção (Macbook Pro, Macbook Air, Macbook)?, etc...

Boas,

Estou a considerar comprar um computador portátil que seja uma autêntica máquina (ao nível dos melhores do mercado). Sempre fui utilizador Windows e tenho um Asus à 5 anos e estou muito satisfeito com ele, no entanto começa a ficar velhinho (aquece, de vez em quando fica lento, e a bateria já num uma hora dura).
Passo 12/14h por dia, em frente ao computador... Nesse sentido, como o pc é o meu instrumento de trabalho, pretendo fazer um investimento a este nível. Quero um computador que tenha uma boa relação qualidade/durabilidade, isto é, que justifique o grande investimento que vou fazer, mas que possa servir para um bom par de anos. Tem que ter um desempenho muito estável, fiável e fluído!

=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
Até 2000€


2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
Tenho preferência que não seja muito grande, pois pode ser necessário andar com ele...
b. Ultra-portátil: inferior a 13"
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"



3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Estou a considerar tudo, incluindo MacBook.


4) A que tarefas se destina o portátil?
O computador é a minha ferramenta de trabalho e passo em média 14h por dia no pc. No meu trabalho, necessito de estar constantemente com vários (bastantes mesmo) separadores abertos em simultâneo, enquanto uso o Word, ou o Excel, ou outro programa. Preciso de um computador super fluído e muito estável (que não "arraste") e que não comprometa a velocidade das minhas pesquisas em vários sites em simultâneo.


5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Pretendo que seja um portátil leve (até 1,5kg) e fácil de transportar.


6) Quantas horas de bateria necessitas?
Posso passar algumas horas fora de casa e não pretendo andar o dia todo com o pc ligado à tomada. Não tenho um valor em concreto, mas que dure algumas horas sem ter que me preocupar.


7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não vou jogar. No máximo, posso instalar o Football Manager (mas penso que é leve e não deve exigir muito).


8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Como passo a totalidade do meu dia no pc, quero que seja um portátil com um ecrã fantástico e sobretudo que tenha qualidade que me dê conforto a utilizá-lo. Tenho miopia e como passo várias horas em frente ao computador, chega a uma altura do dia que fico com os olhos cansados, a lacrimejar e secos.

Notebooks:
1. 1366x768
2. 1600x900
3. 1920x1080
4. 3840x2160



9) Quando é que vais comprar o portátil?
Não tenho data certa, mas estava com ideias de comprar na altura do Natal, ou esperar pelas promoções depois do Natal...


10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Que seja bastante rápido e fluído. Com grande capacidade e resistência a aguentar vários sites abertos, sempre com fluidez e estabilidade.
Embora não vá armazenar muitos documentos no pc, o ideal seria um disco com 500gb. No entanto, e como não é uma prioridade e uma necessidade, se o disco for de 256gb não haverá problema.

=============================================


Como pretendo um computador que me garanta uma longa durabilidade, pensei que talvez fosse boa ideia comprar um MacBook, pois é garantia de qualidade e fiabilidade, no entanto, neste momento estou a considerar qualquer opção. Sei que existem Windows mais baratos e com melhores specs do que os MacBook, no entanto, como o sistema macOS é destinado exclusivamente àqueles pc's, muitas vezes conseguem tirar melhor rendimento... Mas por aí já estávamos a entrar na guerra Mac vs Windows, e essa não é a minha questão...
A minha preocupação é garantir um portátil que garanta estabilidade e durabilidade, tendo em conta o forte investimento que estou a pensar fazer.

Off-topic
Fui daqueles que tinha um Android e diria que jamais gastaria tanto dinheiro a comprar um iPhone, porque era bastante caro, que não justificava, bla bla bla. A verdade é que acabei por comprar um iPhone 5s (usado) e até hoje estou encantado. O SO, a simplicidade, a fluidez, a estabilidade, tudo me encantou, mesmo começando a ficar desatualizado, continua com a "frescura" do primeiro dia...

Fico à espera das vossas sugestões! Até porque estou num dilema... Obrigado :)

Se puderem ajudar, agradeço!
 
@RicardoTavares

O uso do Excel pode ser comprometedor, consoante o tipo de utilizador que és. A tabela seguinte é de 2015, pelo que é possível que já tenham melhorado as funcionalidade do Excel em Mac OS:

1486964871794.jpg


Relativamente ao modelo a adquirir, o MacBook Pro 13'' encaixa no teu orçamento e exigências, mas eu equacionaria muito bem as hipóteses do lado Windows, porque, mesmo que eu prefira de longe o Mac OS aos outros sistemas operativos, não acho que os computadores actuais mereçam o premium que eles estão a cobrar.
 
O uso do Excel pode ser comprometedor, consoante o tipo de utilizador que és. A tabela seguinte é de 2015, pelo que é possível que já tenham melhorado as funcionalidade do Excel em Mac OS:

1486964871794.jpg

O uso que dou no Excel, é bastante básico mesmo, portanto penso que não haveria problema...

Relativamente ao modelo a adquirir, o MacBook Pro 13'' encaixa no teu orçamento e exigências, mas eu equacionaria muito bem as hipóteses do lado Windows, porque, mesmo que eu prefira de longe o Mac OS aos outros sistemas operativos, não acho que os computadores actuais mereçam o premium que eles estão a cobrar.

Os Air acho que embora sejam bons, são apenas isso, e eu pretendo algo muito bom mesmo, dado que quero que dure bastante tempo! Vejo os Air muito mais para mobilidade do que para trabalho intensivo...
Enquanto que os Pro, penso que aliam as duas coisas, capacidade de trabalho intenso (desempenho), a mobilidade, e claro a duração que posso esperar de um e de outro!

Não conheço as diferenças entre o Pro de 2015 e o Pro deste ano... Mas quais achas que valerá mais a pena @thendless ? Ou seja, se por um lado compro um equipamento mais antigo/desatualizado mas mais barato! Ao passo que a versão deste ano, por ser mais recente/atualizada, pode durar mais...
 
no modelo antigo do macbook pro tens processadores de 5.ª geração. os novos, com a atualização de junho têm a 7.ª geração. é a grande vantagem dos novos, além de ser...o novo modelo. como vantagens do modelo antigo tens a maior variedade de "entradas", como do displayport, hdmi e leitor cartões e usb-a. O novo, se fores para o modelo base, tens duas portas usb-c o que quase de certeza te vai obrigar a comprar adaptadores. se fores para o modelo com touch-id já tens 4 portas usb-c, ou seja tens sempre que usar adaptadores. e já custa mais de 2000€. na versão base do novo modelo que agora foi lançado e que custa 1500€ tens só 128gb de disco. a de 1700€ trás 256gb de disco.
 
Qualquer que seja o modelo que optes, ele vai manter um desempenho muito bom ao longo de vários anos. O meu computador actual, é um MBA de 2013 e ele funciona como no primeiro dia e não faço questão de o substituir nos próximos anos.

A tua questão tende mais para o lado financeiro da coisa e aí só tu é que podes tomar a decisão final. O meu conselho é que estabeleças um orçamento definitivo e compres o melhor modelo que te for possível.

Também podes estar atento ao mercado dos usados; aqui no fórum, por exemplo, é frequente colocarem ofertas.
 
no modelo antigo do macbook pro tens processadores de 5.ª geração. os novos, com a atualização de junho têm a 7.ª geração. é a grande vantagem dos novos, além de ser...o novo modelo. como vantagens do modelo antigo tens a maior variedade de "entradas", como do displayport, hdmi e leitor cartões e usb-a. O novo, se fores para o modelo base, tens duas portas usb-c o que quase de certeza te vai obrigar a comprar adaptadores. se fores para o modelo com touch-id já tens 4 portas usb-c, ou seja tens sempre que usar adaptadores. e já custa mais de 2000€. na versão base do novo modelo que agora foi lançado e que custa 1500€ tens só 128gb de disco. a de 1700€ trás 256gb de disco.
Eu queria o melhor processador e as 16Gb de RAM... O disco, obviamente que preferia os 500Gb, mas aguento bem com os 256Gb! Se for com estas característias o preço dispara para os 2000€ e tal... Preferia meter já o máximo das specs para aumentar ainda mais e deixá-lo atualizado durante mais tempo possível! O modelo do touch-id tá fora de hipótese, neste momento não me vai servir de nada e para o uso que eu dou seria apenas uma "mariquice". Em relação ao facto de o novo modelo obrigar a comprar adaptadores, é um facto, mas penso que se arranja isso barato, vindo da net...
 
Qualquer que seja o modelo que optes, ele vai manter um desempenho muito bom ao longo de vários anos. O meu computador actual, é um MBA de 2013 e ele funciona como no primeiro dia e não faço questão de o substituir nos próximos anos.

A tua questão tende mais para o lado financeiro da coisa e aí só tu é que podes tomar a decisão final. O meu conselho é que estabeleças um orçamento definitivo e compres o melhor modelo que te for possível.

Também podes estar atento ao mercado dos usados; aqui no fórum, por exemplo, é frequente colocarem ofertas.
Sim, quando não há dinheiro é mais complicado... Aliás, não se podem fazer omeletes sem ovos ahahahah

Sinceramente, nestas coisas prefiro gastar mais uns euros e comprar novo...
 
Especificamente os MacBook Pro de 15'', mas a Apple subiu o preço de todos os modelos de há uns meses para cá.
A minha questão referia-se ao portáteis windows e não aos MacBook... Ou seja, que opções recomendarias em relação a Windows...

Em relação ao MacBook, neste momento estou a equacionar a opção MacBook Pro 13", pois penso que para a minha utilização serve e é mais em conta...
 
A minha questão referia-se ao portáteis windows e não aos MacBook... Ou seja, que opções recomendarias em relação a Windows...
Eu estou fora da oferta actual dos portáteis não-Apple, mas abre um tópico na secção do respectiva do fórum que estou certo que outros membros, bem mais informados, te darão boas opções de compra.
 
Eu estou fora da oferta actual dos portáteis não-Apple, mas abre um tópico na secção do respectiva do fórum que estou certo que outros membros, bem mais informados, te darão boas opções de compra.
Já criei esse mesmo tópico e já me deram algumas opiniões, mas era para saber a tua...

Já agora, em relação aos MacBook, qual é a tua opinião em relação ao MacBook e ao MacBook Air?
 
O MacBook é mau para computador principal. Como complemento a um outro computador, para quem necessita absolutamente de algo ultra-portátil que corra o Mac OS, é uma solução.

O Air é muito bom (tenho um) mas não vê uma revisão significativa desde 2015. Antigamente, privilegiava-se o Air em detrimento do MacBook Pro por ser mais leve, mas agora a diferença é mínima. Adivinha-se que o propósito da Apple, a médio prazo, será descontinuar o Air em favor do MacBook.

O MacRumors tem uma boa descrição dos produtos.
 
O MacBook é mau para computador principal. Como complemento a um outro computador, para quem necessita absolutamente de algo ultra-portátil que corra o Mac OS, é uma solução.

O Air é muito bom (tenho um) mas não vê uma revisão significativa desde 2015. Antigamente, privilegiava-se o Air em detrimento do MacBook Pro por ser mais leve, mas agora a diferença é mínima. Adivinha-se que o propósito da Apple, a médio prazo, será descontinuar o Air em favor do MacBook.

O MacRumors tem uma boa descrição dos produtos.
Eu ainda não tenho ideia nenhuma do que vou comprar... Mas neste momento, em relação aos produtos Apple, estou inclinado para os MacBook Pro.
Acho que o MacBook Pro será mais rentável para o que pretendo. Eu quero um portátil que me dure bastante tempo mesmo (no mínimo uns 8 anos), e e nesse sentido, acho que o MacBook Pro será o mais adequado. Mesmo que não o vá utilizar para programas pesados de edição, etc., penso que seria o que mais me garantia durabilidade. Primeiro por ser a melhor versão, com as melhores specs, e também por ser a versão Pro. Talvez a versão MacBook, ou o MacBook Air servissem também para a minha utilização, no entanto provavelmente não seria a que me garantia mais durabilidade, isto é, iria estar a fazer um grande investimento (mesmo sendo inferir ao MacBook Pro) agora, e daqui a uns anos iria ter que fazer outro. Prefiro fazer agora um esforço ainda maior agora e comprar a melhor opção possível (dentro do orçamento, claro), mas garantir uma longevidade maior sem colocar em causa o rendimento...
 
Não acho a melhor solução, longevidade e informática/ hardware em geral normalmente são coisas que não combinam bem. Também já pensei assim mas depois ao fim de 2anos estás desatualizado quanto mais ao fim de 8. Regra geral o "bichinho" de nós mantermos atualizados não permite essa longevidade.

Na minha opinião compra qlgo que goste e que preencha os teus requisitos atuais (performance e orçamento) porque sabes lá se daqui 3 ou 4 anos não vais por exemplo precisar de uma máquina mais potente para correr um software que atualmente não fazes a mínima ideia que vais precisar, percebes?

Compra a pensar no hoje e no máximo nos próximos 4 anos senão podes te desiludir até porque daqui a 8 anos provavelmente um mackbook pro de hoje mesmo que esteja na sua versão topo já não irá ser suportado pelo só apple

Just my 2cents baseados na minha experiência
 
Não acho a melhor solução, longevidade e informática/ hardware em geral normalmente são coisas que não combinam bem. Também já pensei assim mas depois ao fim de 2anos estás desatualizado quanto mais ao fim de 8. Regra geral o "bichinho" de nós mantermos atualizados não permite essa longevidade.

Na minha opinião compra qlgo que goste e que preencha os teus requisitos atuais (performance e orçamento) porque sabes lá se daqui 3 ou 4 anos não vais por exemplo precisar de uma máquina mais potente para correr um software que atualmente não fazes a mínima ideia que vais precisar, percebes?

Compra a pensar no hoje e no máximo nos próximos 4 anos senão podes te desiludir até porque daqui a 8 anos provavelmente um mackbook pro de hoje mesmo que esteja na sua versão topo já não irá ser suportado pelo só apple

Just my 2cents baseados na minha experiência
Sinceramente, foi dos comentários mais inteligentes e construtivos que já recebi e concordo em absoluto com o que disseste!

A verdade é que com a velocidade da evolução que a tecnologia leva: o que é moderno hoje, amanhã é antiquado!

Pessoalmente, embora nunca tenho utilizado macOS, gosto bastante do interface, da simplicidade e da fluidez do SO! Talvez por isso tenha alguma curiosidade... Em relação a esse bichinho de manter atualizado, é verdade, mas desde que tenho um iPhone, nunca mais senti esse curiosidade (em relação a telemóveis, claro).

Sempre utilizei Windows e não estou insatisfeito, mas por vezes o Windows arrasta um pouco e aquece muito. Acho que o macOS sendo um SO feito para uma única marca, acho que consegue tirar um melhor rendimento e fiabilidade. Ao contrário da Windows que distribui para qualquer marca... Mas lá está, isso tem coisas boas e coisas más!

E como passo bastante tempo no computador (a questão da qualidade do ecrã é muito importante), é importante também gostar do que tenho à frente, sem esquecer o mais importante, a performance e o rendimento.
 
Se queres experimentar mac Os acho muito bem e tens todo o teu direito hehe ainda para mais tendo iPhone podes tirar muitas vantagens do ecossistema. O meu comentário foi mais no sentido de queres comprar o Mac full spec por um balúrdio de € e pelo uso que referes não necessitares nem lá perto dessa performance.

Por exemplo de fores comprar um Mac mesmo que seja 2500 (exagerando no € mas qpenas para mostrar um ponto de vista) vais ter uma excelente máquina é verdade mas vais gastar bem mais do que precisas e esse extra pode servir para uma viagem ou assim.

Se comprares um agora de 1250 por exemplo vais ter máquina para o que precisas e daqui a 4 anos podes dar novamente 1250 por outro mac e assim estas novamente atualizado e com uma maquina nova que é sempre diferente :) ou então podes nem precisar de gastar esses segundos 1250 :)

Quanto à máquina Windows se arrastar é preciso ter cuidado com essas comparações porque para as comparações serem justas tens que comparar sempre máquinas das mesmas gamas\preços.

O teu PC Windows atual tem ssd? Um ssd para o SO e ter 8Gb de RAM é hoje em dia o sweet spot para qualquer máquina Windows independentemente do processador, isto para a utilização que tu referes e para 95% das pessoas.

E mais uma coisa e atenção que não sou Windows fan boy apenas tento pesar tudo para uma melhor decisão, os mac são máquinas muito fiáveis mas também têm avarias basta pesquisar no Google ou mesmo aqui através do fórum. São máquinas e como tal há sempre possibilidade de avarias.
 
Última edição:
Se queres experimentar mac Os acho muito bem e tens todo o teu direito hehe ainda para mais tendo iPhone podes tirar muitas vantagens do ecossistema. O meu comentário foi mais no sentido de queres comprar o Mac full spec por um balúrdio de € e pelo uso que referes não necessitares nem lá perto dessa performance.
O facto de querer investir num full spec está relacionado com a durabilidade que quero tirar dele.
Acho que não existem dúvidas que quanto melhores forem as specs, mais caro ele vai ser (obviamente), mas o objetivo passa principalmente por o deixar "atualizado" o maior tempo possível. Ou seja aliar, a performance/rendimento à durabilidade!
Claro que o dinheiro faz muita falta, mas o portátil é a minha ferramenta de trabalho, eu quase que vivo no computador, por isso é que estou disposto a fazer um investimento avultado... Mas obviamente que preferia poupar para uma viagem ou umas férias ahahah

Basicamente eu estou disposto a comprar uma autêntica bomba, uma máquina!

Para isso tenho um orçamento máximo que me permite comprar um MacBook Pro até x preço... Em relação aos Windows, dentro das características que pretendo e que referi no formulário, praticamente o orçamento serve para todos os portáteis Windows, porque nenhum (por melhor que seja) custa o preço de um MacBook Pro...

Ou seja, o que me aconselhas e o que há de melhor dos melhores da Windows? @Roberto Peixoto
 
Back
Topo