Baixar a rotação ventuinha?

vshugo

Power Member
Tenho uma 7800 GTX com nvsilencer. A temperatura em Idle anda por volta dos 35/36º.

Contudo a ventuinha parece estar no máximo e faz algum barulho.

Como posso dimimuir a rotação da ventuinha de forma a que fique silenciosa com a gráfica em Idle?

A partir de que temperatura é que a rotação deverá aumentar?

Já procurei no rivatuner, mas não encontro nenhum parametro que me permita definir a rotalção em função da temperatura da gráfica.
 
vshugo disse:
Tenho uma 7800 GTX com nvsilencer. A temperatura em Idle anda por volta dos 35/36º.

Contudo a ventuinha parece estar no máximo e faz algum barulho.

Como posso dimimuir a rotação da ventuinha de forma a que fique silenciosa com a gráfica em Idle?

A partir de que temperatura é que a rotação deverá aumentar?

Já procurei no rivatuner, mas não encontro nenhum parametro que me permita definir a rotalção em função da temperatura da gráfica.


Boa questao, tambem nao conheço software que controle consoante a temperatura.
Ajustei a minha 6800GS no Rivatuner para estar com a fan a 25% em 2D (chega perfeitamente), 35% em 3D leve e 80% em full 3D.
Na realidade chega perfeitametne porque no 2D do desktop/idle aquilo nunca aquece muito e não se ouve nada.

Nao sei quais sao os specs termicos da 7800 mas desconfio que em 2D nunca vai aquecer muito. A questão será só em gaming... nesse caso eu optei por nao ter a fan dinamica, está sempre nos 80% e pronto.
 
Eu tinha uma 6600GT e usei o Rivatuner para isso mesmo. Coloquei a velocidade em 2D a ~70% e o barulho baixou para metade. Em 3D talvez seja melhor deixar a 100% por causa do processamento. Mas aí o som do jogo já "elimina" mais o barulho da ventoinha.
 
na nvidia o coolbits num tem isso?no ati tool tem la um fan controller q faz precisamente isso..consoante a temp ela vai ajustando a rotação da ventoinha..ou podes apenas escolher a percentagem da rotação

cumps
 
existe uma aplicação SPEEDFAN que controla as ventoinhas perante a temperatura. Mas nao sei se controla as das placa-graficas.
 
Daniel Maia disse:
na nvidia o coolbits num tem isso?no ati tool tem la um fan controller q faz precisamente isso..consoante a temp ela vai ajustando a rotação da ventoinha..ou podes apenas escolher a percentagem da rotação

cumps

com o coolbits apenas podes seleccionar ou a 100% sempre ou a default,
 
Back
Topo