Baixar barulho dum disco

kanguru

Portugal@Home Member
Boas.
Em tempos vim no forum do gentoo uma forma que pelo hdparm se metia o disco mt mais silencioso, embora perdesse performance.
O que queria saber é se existe algum programa no windows que faça o mesmo :) Tenho um 2º disco aqui para meter so dados e não preciso que seja rapido, por isso gostava de saber como o silenciar.
 
ou pelo menos alguma tool para desligar o disco quando não está a ser utilizado? estilo como se faz nos portateis?
 
aiaiai estes *nix users gostam tanto de complicar que quando vão para windoze já n sabem fazer point and click :P
(ja me ta a acontecer um pouco a mim tb...lol)

desktop, botão direito, properties, screen saver, power, e voila :)

Podes desligar os discos e monitores. Eu fazia o mesmo com um disco extra SO que apenas guadava coisas e fazia um basqueiro descomunal.
 
Se o teu disco for sata, penso k já suporta hot-swap (ou melhor... semi-hot :P lol)... carregas com o botao do lado direito do rato num icone com uma setinha verde que está no system tray... e fazes Remove saftely hardware (axo k é assim... senão é parecido :P). Escolhes o disco e... voilá... o disco tá desligado ;)

Senão:
Metes-o numa caixinha k dê para o ligar por usb :P e ligas ou desligas kuando te apetece ;) eheheh
 
é um maxtor antigo, n tem essas modernisses. Mas ja que o windows konsegue desligar os discos, pensei ke houvesse um utilitário qualquer que fizesse isso eskolhendo o disco e tal.
 
Kanguru por acaso não conheço nada que faça isso, suponho k ja' procuraste antes de vir aqui perguntar... Mesmo assim vou dar uma olhadela a ver se encontro qq coisa...
 
Procurei, havia um utilitario na pagina da maxtor que controlava o som dos discos, mas já não têm lá. Seja como for acho que o disco tb não suporta essa tecnologia da maxtor. Por isso queria mesmo desligá-lo quando não o uso. Quanto custa um adaptador para usb?
 
kanguru disse:
Procurei, havia um utilitario na pagina da maxtor que controlava o som dos discos, mas já não têm lá. Seja como for acho que o disco tb não suporta essa tecnologia da maxtor. Por isso queria mesmo desligá-lo quando não o uso. Quanto custa um adaptador para usb?

tb nao conheço nenhum programa faça isso, compra uma box externa usb 2.0, +- 30€ ja tens uma, é bom pra backups, ligar em varios pcs , etc e continua com boa taxa de transferencia.

Tenho uma icy-box com um disco de 40G 5400rpms pra backups do sistema e colocar uns filmes que estão espera de legendas :D
 
Última edição:
kanguru disse:
mas isso não me desliga ambos os discos? eu so quero desligar um deles :|

O windows desliga o disco no fim de X tempo em q o disco não tenha nenhum acesso, logo nunca vai te desligar o disco com o SO. Eu ha pouco tempo fiz a mudança de um disco ide para 2 sata (raid), em que no principio tinha os sata como "slave" e tive a fazer as copias todas. Ora quando eu deixava de mexer nos discos sata, ao fim de 30m eles desligavam, e só voltavam a ligar qdo lhes voltava a aceder. Quando troquei e meti os sata como "master" e o ide como "slave" acontecia o mesmo, mas neste caso no disco ide.
Penso que deves conseguir fazer o mesmo. Mas se o disco tem acessos de vez em quando (por exemplo se o eMule está a gravar as cenas pra lá) é o suficiente para o windows estar constantemente a reiniciar a contagem do tempo antes de desligar. É como o screensaver, se fores sempre mexendo o rato de vez em quando nunca vai ligar o screensaver.
 
Pois so que aquilo so de abrir o explorer ele vai ler ao disco e faz o barulhão. Mas hoje de manhã desactivei o disco pelo system, e assim ele ja não aparece no explorer. Mas ainda não testei a sério pq não tive tempo. Mas se der basta activar akele hardware kuado kero la gravar coisas e dps volto a desligar.
Basicamente é como vcs disseram so que tem o prob que o explorer tenta ler o disco sempre que abro o explorer.
 
Back
Topo