1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Baixar o VCore... opiniões?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por 96khz, 12 de Janeiro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1444)

1. 96khz

96khz Power Member

Boas. Sou quase completamente novato nestes assuntos de overclock, até porque não pretendo puxar ao "máximo" pela máquina, mas compreendo o essencial.

Comprei uma P5B Deluxe com E6300 e 2x512 MB Corsair XMS2 DDR2 6400 (Dual Channel).
    Ajustei o FSB para 400, memórias a 800 (1:1). Fiquei assim com o processador a 2.80 Ghz (400 x 7) (FSB x multiplicador).
    A temperatura do CPU estava muito alta, quando em stress passava os 65ºC e começava a fazer throttle. Em vez de ter o VCore em Auto, configurei-o manualmente. Quando em Auto, a motherboard vai subindo o VCore à medida que aumentamos o FSB, mesmo que não seja necessário! O valor normal do VCore para o E6300 (a 1.86, FSB 266) é de 1.280V na BIOS. Configurei-o para esse valor e a temperatura baixou consideravelmente. Parti desse valor e fui baixando até ao limite da estabilidade e cheguei a um valor de 1.150V na BIOS (1.112V no Windows medidos pelo CPU-Z). Obti assim a temperatura mais baixa possível com o stock cooler, não considerando sistemas de arrefecimento adicionais.
    35ºC Idle, 45ºC em processamento exaustivo (rendering 3D) e 58ºC no "stress test" do Intel Thermal Analysis Tool.

A minha questão é esta: estando o sistema estável (testei com o Orthos, Super PI e aplicações de áudio/vídeo/3D que utilizo) existe algum inconveniente neste procedimento? A maior parte dos utilizadores do forum sobe o VCore, creio eu que por pura necessidade. Estarei a não considerar algo relevante?

Última edição: 12 de Janeiro de 2007
  2. steelballzz

steelballzz Folding Member

undervolt não é muito comum mas não estraga nada

para um HTPC por ex dá jeito fazer isso e tentar o max de desempenho com o minimo de voltagem

a malta aqui quer é mais mhz e isso é normalmente conseguido através da subida do vcore

por isso se está estável.......siga

cumps

3. Ogirdor

Ogirdor Power Member

se o pc fica estável mesmo em situações extremas de utilização, aproveita e paga menos uns trocos na electricidade :002: caso contrario toka a trepar esses mhz e respectivo vcore.

4. 96khz

96khz Power Member

Obrigado pelas respostas. O que eu achei estranho foi ter conseguido fazer overclock dos 266 originais para os 400 FSB sem ter necessidade de subir o VCore, pelo contrário, baixando-o do valor de referência de 1.28V para 1.15V... daí a dúvida. Como nunca reparei em ninguém a reportar undervolt ao VCore ao efectuar overclock, será que existiria algum inconveniente nesse procedimento. Pelos vistos, parece que não. Obrigado.

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Só existe incoveniente se o CPU ficar instável.

Mas fazer 2.8 com 1.15V, vai lá vai :D

6. lfdesign

lfdesign Power Member

Já que tens um CPU desses podias era puxar bastante mais por ele...

Partilhar esta Página