Baixaram-me a velocidade para metade...

Tem calma, hehe, os meus valores são maus, mas não são assim tão maus.

snrvx2.jpg


Quando tinha 2Mbits, a atenuação também andava nos 59/60 e o SNR nos 9/10/11.

Na atenuação, não melhorou nada, no SNR sim, mas não de forma significativa.



EDIT: Os valores do upstream são bons, andei 1 ano com 2Mb/512kb

SNR Margin abaixo de 10 implica downgrade de data rate.

A atenuação é fixa, o SNR Margin varia consoante a data rate.

Agora já sabes porque te reduziram a data rate.
 
SNR Margin abaixo de 10 implica downgrade de data rate.

A atenuação é fixa, o SNR Margin varia consoante a data rate.

Agora já sabes porque te reduziram a data rate.

Exacto, mas era aí que eu queria xegar. Independentemente dos valores de SNR do utilizador, se este tinha uma net estável, então não seria necessário efectuar o dito dowgrade... A não ser que o sistema seja automático e não haja maneira de contornar...

Cumps
 
fizeram-me o mesmo de 4 para 2 MB, mas eu como quem não quer a coisa telefonei à pt e perguntei se me punham net a 6 MB e depois de esperar um bom bocado para fazerem uns testes quaisquer disseram que punham 4 Mb mas ficaria no tarifário de 6 MB. tudo explicainho, o que eles querem sei eu. O meu SNR anda pelos 23 baixando à noite para 17, 18,19
cumps
 
Exacto, mas era aí que eu queria xegar. Independentemente dos valores de SNR do utilizador, se este tinha uma net estável, então não seria necessário efectuar o dito dowgrade... A não ser que o sistema seja automático e não haja maneira de contornar...

Cumps


Com SNR abaixo de 10 não tens net estável.
 
Com SNR abaixo de 10 não tens net estável.


Teoricamente, mas já devias saber que esses valores são muito relativos. Existe pessoal por aí com SNRs mais baixos que consegue muita estabilidade. A minha net com 10 SNR está estável... Se o user disser que estava estável e sem quebras, então não têm razão para lhe fazer o downgrade...

Cumps
 
A minha net com 10 SNR está estável... Se o user disser que estava estável e sem quebras, então não têm razão para lhe fazer o downgrade...

Cumps


Abaixo de 10dB de SNR não tens net estável. Mesmo que o utilizador não note, começa a aumentar a latência e a ter Packet loss.

No final, fica abaixo da qualidade de serviço, para o contrato, e contratualmente o operador têm de manter esses parâmetros mínimos. Caso contrário, deixa de se responsabilizar pelo serviço que presta, o que não é aceitável para ambas as partes.
 
Teoricamente, mas já devias saber que esses valores são muito relativos. Existe pessoal por aí com SNRs mais baixos que consegue muita estabilidade. A minha net com 10 SNR está estável... Se o user disser que estava estável e sem quebras, então não têm razão para lhe fazer o downgrade...

Cumps

É verdade os valores de SNR são muito relativos, eu tinha 2m estáveis , pedi a passagem para 4m e a instabilidade era tiotal à noite, o "técnico" foi a minha casa e passou-me para 3m, bom com os 3m tenho durante o dia 19db de SNR e à noite +-11db SNR e a linha a partir das 21H00, fica bastante instável com este valor 11db SNR!
Eu ando a chatear a simplesnet à n tempo para que me passem novamente para 2m, mas eles só podem fazer o que a PT quer e esta diz que o problema é da minha instalação e não da linha, só não explicam é como as quebras só acontecem à noite, aquela hora (entre as 21H e as 6H) incluindo os fins-de-semana (este ainda é mais dificil perceber!).
Agora a simplesnet vai mandar-me um modem para eu testar com um aparelho deles e ver se fica estável, a ver vamos!
 
Abaixo de 10dB de SNR não tens net estável. Mesmo que o utilizador não note, começa a aumentar a latência e a ter Packet loss.

No final, fica abaixo da qualidade de serviço, para o contrato, e contratualmente o operador têm de manter esses parâmetros mínimos. Caso contrário, deixa de se responsabilizar pelo serviço que presta, o que não é aceitável para ambas as partes.

Tá bem, mas aquilo que interessa ao utilizador é mais a velocidade e não tanto a perda de pacotes. De que serve não ter tanta perda de pacotes se demoramos o dobro para abrir as paginas... O que está aqui em causa e que o utilizador tinha a net estável e mesmo assim tiraram-lhe metade da velocidade. Eu tb não gostava que dos meus 3 Mbps me pusessem a 1.5...

Cumps
 
Tá bem, mas aquilo que interessa ao utilizador é mais a velocidade e não tanto a perda de pacotes. De que serve não ter tanta perda de pacotes se demoramos o dobro para abrir as paginas... O que está aqui em causa e que o utilizador tinha a net estável e mesmo assim tiraram-lhe metade da velocidade. Eu tb não gostava que dos meus 3 Mbps me pusessem a 1.5...

Cumps

O problema é quando o utilizador se queixa ao operador, porque passou de ter perda de pacotes, a ter 90% de perda de pacotes.
O operador não se pode responsabilizar por um serviço que não cumpre os seus requisitos.
 
Tá bem, mas aquilo que interessa ao utilizador é mais a velocidade e não tanto a perda de pacotes. De que serve não ter tanta perda de pacotes se demoramos o dobro para abrir as paginas... O que está aqui em causa e que o utilizador tinha a net estável e mesmo assim tiraram-lhe metade da velocidade. Eu tb não gostava que dos meus 3 Mbps me pusessem a 1.5...

Cumps

Exactamente ;)

O problema é quando o utilizador se queixa ao operador, porque passou de ter perda de pacotes, a ter 90% de perda de pacotes.
O operador não se pode responsabilizar por um serviço que não cumpre os seus requisitos.

Não houve queixa nenhuma ao operador.
 
Última edição pelo moderador:
Não houve queixa nenhuma ao operador.

Não me percebeste.

Neste momento podes ter um nível marginal de qualidade, que tu entendes por "suficiente", mas que para o operador está abaixo dos parâmetros mínimos de qualidade.
Os sistemas automáticos tentam sempre manter uma margem mínima de qualidade. Quando passas abaixo dessas margens, a velocidade é reduzida.

Se o operador te deixar manter essa velocidade, mas abaixo dos parâmetros, e para isso tem de desligar os sistemas automáticos, algum dia em que fiques definitivamente sem net porque o sinal ficou demasiado abaixo, o operador responde-te "temos pena".
 
Não me percebeste.

Neste momento podes ter um nível marginal de qualidade, que tu entendes por "suficiente", mas que para o operador está abaixo dos parâmetros mínimos de qualidade.
Os sistemas automáticos tentam sempre manter uma margem mínima de qualidade. Quando passas abaixo dessas margens, a velocidade é reduzida.

Se o operador te deixar manter essa velocidade, mas abaixo dos parâmetros, e para isso tem de desligar os sistemas automáticos, algum dia em que fiques definitivamente sem net porque o sinal ficou demasiado abaixo, o operador responde-te "temos pena".

Ou seja, para atenuar as limitações da rede, é reduzida a qualidade de serviço para o cliente.

E não estou a entender, se o sinal ficar demasiado baixo, fica-se sem net até nova sincronização, não indefinitivamente.
 
Ou seja, para atenuar as limitações da rede, é reduzida a qualidade de serviço para o cliente.

E não estou a entender, se o sinal ficar demasiado baixo, fica-se sem net até nova sincronização, não indefinitivamente.

Pronto, a resposta está aqui:

Tafinho disse:
Se o operador te deixar manter essa velocidade, mas abaixo dos parâmetros, e para isso tem de desligar os sistemas automáticos, algum dia em que fiques definitivamente sem net porque o sinal ficou demasiado abaixo, o operador responde-te "temos pena".

Tal como eu tinha dito à pouco:

mauro1855 disse:
A não ser que o sistema seja automático e não haja maneira de contornar

Ou seja... eles até podem desligar o sistema automático da tua ligação, de forma a manteres a velocidade que tinhas. Mas se depois a linha se deteriora mais um bocado e ficares com ligação menos estável, eles não podes fazer nada... Agora á a tua escolha...

Cumps
 
Pronto, a resposta está aqui:



Tal como eu tinha dito à pouco:



Ou seja... eles até podem desligar o sistema automático da tua ligação, de forma a manteres a velocidade que tinhas. Mas se depois a linha se deteriora mais um bocado e ficares com ligação menos estável, eles não podes fazer nada... Agora á a tua escolha...

Cumps

Se me dessem essa hipótese de escolha, seria bom, mas não dão.
 
Back
Topo