Problema Baixo desempenho geral

070tiag0

Power Member
Estive recentemente a fazer alguns upgrades para aumentar a performance geral do sistema para este realizar com maior rapidez tarefas com navegar na internet ou imprimir alguns documentos. Trata-se de um computador antigo, mas ainda assim para as suas atividades penso cumprir a tarefa.

Especificações:
  • Fonte de 400w
  • MSI 975x platinum
  • Intel q6600
  • 3 modulos de ram ddr2 2gb 800mhz
  • nvida 450gt 1gb
O computador anteriormente apenas tinha 512 mb de ram, processador dual core, e uma gráfica inferior. Realizei o upgrade para as características indicadas. Mas aqui começaram as situações anormais.

A formatação do sistema com windows 7 demorou imenso tempo a concluir, e após isso a performance é miserável, apresentando a mensagem para grande parte das aplicações que o sistema deixou de responder.

Uma parte para mim intrigante é a de o sistema apenas detecta 4.12 gb de ram, um número para o qual ainda não encontrei explicação. Depois de ler um pouco na internet sobre esta board, parece que na sua versão inicial (1.0) da bios, a que estou a utilizar, apenas usa ram com um máximo de 667mhz, ainda assim pode ser esta a explicação para este valor?

Segundo cálculos em ferramentas online penso que a fonte em uso cumpre os requisitos do sistema, ainda assim esta não tem os 4 pinos extra para ligar à board. Também na internet algumas pessoas referem não ser necessário, mas não tenho qualquer certeza sobre o assunto.

Por vezes o CPU atinge 100% de uso em tarefas banais como abrir o windows explorer, não existindo aqui uma relação directa com a performance do disco.

Muito obrigado desde já a quem me puder auxiliar.
 
Última edição:
o HDD a precisar de reforma, pois pelo que descreves é a peça que causa esses sintomas quando está para berrar breve...
 
Diria que o teu problema está no disco. E essa fonte presumo que seja de marca branca pelo que descreves, logo também poderás ter problemas por ai.
O que eu recomendava:
- Inserir um ssd (de longe o melhor upgrade que podes fazer)
- fonte nova de qualidade (mais seguro para todo o sistema e asseguras que fica estavel)
- Pensar num OC ao cpu caso o que referi atrás não chegue. (esse cpu aguenta um bump na velocidade ainda aceitavel).
 
Obrigado pelos conselhos, sim um ssd é dos melhores investimentos para conseguir aumentar a performance geral do sistema. Todos os componentes que alterei comprei usados a preços bastantes apelativos, acabei por não tocar no disco pois é o que vais exigir maior ginastica orçamental, nem usados conseguem ter preços muito abaixo do seu valor aquando novos.

Ainda assim, o que acham que na vossa opinião possa influenciar o valor errado da quantidade de ram disponível (4.12 gb)? Que utilização faz o sistema dos 4 pinos extra na motherboard?
 
Tens o Windows 7 64 bits?

Já me aconteceu uma situação parecida. Por algum motivo, o Windows reservava 2gb ao hardware. Eu que tenho 8gb ficava apenas com 6 disponíveis. Depois de formatar ficou tudo resolvido.

Quanto aos outros problemas, quase de certeza que é o disco. Saca o CrystalDiskInfo e posta aqui uma print.
 
Este fim de semana consegui finalmente solucionar o problema. Após verificar que o disco estava em boas condições de saude comecei a procurar mais pessoas com o mesmos sintomas na internet.

Ao que parece a versão mais inicial da bios não dá a correcta compatiblidade com memórias 800 mhz e vários modelos de cpu como é o caso do Q6600.

Após fazer o update da bios para a versão mais recente utilizando a ferramenta MSI HQ Forum Flash Tool o sistema ganhou outro desempenho. Após esta atualização o sistema passou também a detectar correctamente a quantidade total de ram instalada.

Dado que o disco até era de 7200 rpm achei não se justificar um sdd dado o curto orçamento disponivel.
 
Back
Topo