1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.
    Remover anúncio

Balanced build

Discussão em 'Desktops' iniciada por Bro840, 25 de Outubro de 2020. (Respostas: 4; Visualizações: 233)

1. Bro840

Bro840 Power Member

Venho aqui a este cantinho, uma vez mais pedir a vossa opinião sobre um build que pretendo realizar nos próximos dias, (a não ser que alguém aponte um argumento válido para não o fazer).

Sou programador e portanto vou usar este PC essencialmente para trabalhar. Actualmente apenas jogo CS GO.

- Multiplos IDEs abertos como IntelliJ, VS Code entre outros
    - Virtualização
    - Dezenas de browser tabs
    - SSH
    - VPN
    - My SQL Workbench
    - Soap UI
    - Postman
    - Outros que agora não me recordo.

Segue a build

BOARD MSI MAG X570 Tomahawk WiFi 219.90 €
    CPU AMD Ryzen 7 3700X 295.90 €
    RAM G.SKILL Flare X 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL14 121.60 €
    GPU Sapphire Radeon RX 580 Pulse 8GB GD5 179.90 €
    SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo Plus 500GB MLC V-NAND NVMe 109.90 €
    POWER Fractal Design Ion+ 560W Platinum Full Modular 106.90 €
    BOX Fractal Design Meshify C 91.90 €
    TOTAL 1,126.00 €

A board talvez seja o componente onde poderei reduzir um pouco o preço, mas vi muito boas reviews sobre esta board e além disso e preciso mesmo de ter WIFI e SPDIF (Logitech Z5500 para quem sabe do que estou a falar), além disso acho que é bastante future proof.

Um grande dúvida que tenho é se opto pelo Ryzen 7 3700x ou o mais recente Ryzen 5 5600x. Para trabalho acredito que ter mais dois cores e 4 threads possam fazer a diferença.

Quanto à RAM prefiro CL14 a 3200Mhz do que CL18 a 3600Mhz, pelo preço não encontrei nada melhor. Mas posso estar enganado.

Outro ponto onde acredito posso mudar é a fonte de alimentação. Aqui foi mesmo uma questão de ir par algo seguro mas aceito sugestões pois acho que não preciso de tanto.

A gráfica é mesmo o ponto onde estou mais indeciso. Actualmente apenas jogo CS GO. Aqui peço mesmo as vossas sugestões. Apenas peço que tenham em atenção que isto não é uma build gaming e que tirem aos outros componentes para subir mais 200 ou 300 euros para a gráfica. Dito isto acredito que se retirar à fonte e subir um puco o orçamento possa enventualmente subir de patamar na gráfica.

Muito obrigado pelo vosso tempo e pela vossa ajudar.

Última edição: 25 de Outubro de 2020
  2. Bro840

Bro840 Power Member

Alguém com bons conhecimentos que me possa dar uma opinião?

Obrigado

3. mata-pombos

mata-pombos Moderador
    Staff Member

Troca a gráfica por uma GTX 1650 super (igual performance com menor consumo)

Na board se precisas de wifi tens a msi b550m pro vdh wifi, não precisas de uma x570 para nada.
    Com essa tua utilização provavelmente subia para 32GB de RAM
    Na fonte para uma platinum não está a mau preço.
    No SSD também arranjas NVMEs com melhor qualidade/preço.

MSI B550M Pro-VDH WiFi - 130€
    G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL19 Vermelha - 155€
    PNY XLR8 CS3030 500GB - 85€
    Zotac GeForce GTX 1650 SUPER Twin Fan 4GB - 180€

4. asof

asof Power Member

A menos que precises muito das features do X570, diria que uma B550 serve perfeitamente, algo como uma MSI MAG B550M Mortar WiFi (~147€).
    Diria que a RAM não compensa, visto que a esse preço já arranjas 2x16GB 3200MHz CL16. De qualquer modo, tens umas G.Skill Ripjaws V 3200MHz CL14 a ~113€.
    Troca a gráfica por uma 1650 Super; Gigabyte Windforce / EVGA Super SC Ultra (~176€) pelo menor ruído ou Zotac pela garantia (5 anos, com registo no site).
    Na fonte, de facto, uma Seasonic Core GC/GM / Bitfenix Formula/Whisper chega. Alternativamente, tens a Seasonic Prime Ultra, que custa sensivelmente o mesmo que essa Fractal, mas tem mais 2 anos de garantia (12), embora tenha eficiência Gold.
    Quanto ao SSD, por pouco mais arranjas a versão de 1TB do PNY do post acima, ou, como referido, algo equivalente ao 970 Evo (agora a 92€, com portes, da Amazon.de) mas mais barato, como o PNY, ou o Corsair MP510 480GB (~82€).

Última edição: 26 de Outubro de 2020
  5. Bro840

Bro840 Power Member

Muito obrigado por ambas as sugestões.

Vou então considerar as alternativas sugeridas.

Um abraço e obrigado!