• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: Até à Lua e mais além! Analisamos Starfield, o novo RPG da Bethesda para PC e Xbox Series X|S.

Multiplataforma Baldur's Gate 3 (Larian Studios)

Estou a gostar bastante deste jogo. Ainda no acto I , mas desta vez a fazer tudo para ter EXP suficiente para seguir o acto II da melhor forma.

Estou um bocado indeciso com a missão "Misssing Shipment". Como é que resolveram este quest?

=> Na minha primeira tentativa, depois de limpar os gnomes, convenci o Rugan para vendermos a "encomenda" do cliente, e dividirmos o dinheiro, 50% cada. Quando cheguei ao esconderijo dos Zhentarins, estava o Rugan a ser torturado, e pediram-me para mata-lo. :rcarton:

Nesta segunda tentativa, estou a pensar deixa-lo ir com a encomenda para o esconderijo. Perco alguma coisa com isto? Não estou interessado no que está no bau, mas queria entender se isto faz com que perca alguma missão futura, especialmente com os Zhentarins?

Eu também fiz um acordo com ele para dividirmos o dinheiro, mas fiquei com o baú e não o abri. Quando cheguei ao esconderijo deles, o Rugan estava a ser torturado. Eu não aceitei matá-lo, por isso, entrei em luta. Acabaram todos mortos, incluindo o Rugan, porque acertei num barril explosivo e tudo o que estava lá em baixo ardeu. Continuo com o baú e continua fechado. A ver como a quest prossegue em Baldur's Gate.

Acho que o ideal é não tentar passar a perna aos Zhentarim e chegar ao esconderijo deles em bons termos. Acho que a líder deles vende algumas coisas úteis. Mas de resto, não faço ideia dos diferentes caminhos que a quest pode levar.

Obrigado @Daimon. Eu hoje passei a tarde neste quest, e acabei por:

Mata-los todos. Depois de ler o lore, pareceu-me que afinal não eram bons samaritanos, tendo ainda um escravo (artista) que também quis salvar.
  • Quis livrar-me primeiro do Rogan de uma forma mais honrada do que mata-lo atado na cadeira. Na cave inicial, forcei a luta contra o Rogan e o companheiro para não quebrar o oath.
  • Depois dirigi-me aos Zhentarim com o bau, dizendo que infelizmente o Rogan tinha morrido com os outros. :Winkani:
  • Recebi a recompensa do arco e fui ainda comprar um outro arco muito bom do vendedor
  • Depois roubei o bau da lider, e matei-os todos.
  • O loot da cave é tremendo!
  • Libertei o artista e ainda dei-lhe 200 coins para a viagem. Espero que seja um bom investimento!
  • Também tenho o baú fechado, e ainda não o abri.

Agora é esperar pelas consequencias quando chegarmos a Baldur's Gate. :Winkani:

Última edição:
Vocês sabes se existem quests cronometradas?

Spoiler do ato 3:
Assim que cheguei à baixa de Bladurs Gate um dos membros da minha equipa foi raptado. Sabem se tenho tempo limite para o resgatar?

Spoiler do ato 3:
Assim que cheguei à baixa de Bladurs Gate um dos membros da minha equipa foi raptado. Sabem se tenho tempo limite para o resgatar?

Há quests que se fazes long sleep, elas acabam por "terminar". (Lembro-me de pelo menos uma).

Mas essa que falas, não tens tempo limite.

Ainda estou no acto I, e já me apareceu uma ou duas cutscenes em que aparece a opção "attack" para interromper um inimigo que está a matar alguém. Ou seja, tens um tempo limitado para resolver a questão. Também tive uma situação em que ao abrir uma porta, desencadeou várias explosões em sucessão naquela casa em chamas onde um tipo que estava preso, o que me deu a impressão que tinha pouco tempo (real) para o salvar, já que estava a ser queimado. Acabei por arranjar outra forma de o salvar sem abrir aquela porta, por isso não tenho a certeza.

De resto, já me aconteceu ver duas quests do acto I que interrompi com um "long rest" a serem resolvidas automaticamente.

Spoiler do ato 3:

Se for a quest que estou a pensar acho que não tens tempo para a fazer.

Se for sobre o rapto da Orin. Acho que tens que fazer "depressa" depois de ires ao murder tribunal, mas antes daí não deve haver problema. Pelo menos para mim não houve.

Se for a quest que estou a pensar acho que não tens tempo para a fazer.

Se for sobre o rapto da Orin. Acho que tens que fazer "depressa" depois de ires ao murder tribunal, mas antes daí não deve haver problema. Pelo menos para mim não houve.
Sim é essa quest, mas ainda não cheguei ao:
tribunal
Deve haver tempo para fazer outras coisas então, não gostei foi que tivesse sido despoletada tão cedo.

Sim é essa quest, mas ainda não cheguei ao:
tribunal
Deve haver tempo para fazer outras coisas então, não gostei foi que tivesse sido despoletada tão cedo.

Na altura também fui apanhado de surpresa. Acho que essa cena aparece na altura em que se entra nos esgotos. Agora isso pode cedo ou não.

Fonix, não consigo jogar nada hoje :facepalm:

Primeiro a fila de 45min no xCloud para o Lies of P, e agora não consigo jogar BG3, diz sempre: "Joining failed: something went wrong on our end, please try again" seja qual for o save, e quanto mais tento chega a uma altura que até o jogo me fecha... mau.

Primeiro a fila de 45min no xCloud para o Lies of P, e agora não consigo jogar BG3, diz sempre: "Joining failed: something went wrong on our end, please try again" seja qual for o save, e quanto mais tento chega a uma altura que até o jogo me fecha... mau.
Tenho malta ali no grupo do Rainbow six a dizer que os servers da PSN estão down, poderá estar relacionado?

Sai do jogo e desliga a ligação à net na consola. Depois entra no jogo e já podes jogar sem problemas.

Este jogo já "engrenou", estou simplesmente adorar a experiencia. Ainda estou no acto I porque o tempo não dá para mais. Desta vez, comecei o underdark no nível 5, e ainda falta-me a crèche para terminar este acto. Vejo-me agora a utilizar o Gale, a Lae’zel e a ShadowHeart no combate, e o Astarion em situações que preciso de stealth para me infiltrar, ou para abrir cofres complicados. O Wyll e a Kalash deixei-os para substituir o Gale e a Lae'zel, respetivamente, quando estes já estão cansados, para maximizar o dia.

Talvez por não estar habituado a este tipo de jogo, estou fascinado em perceber o que é finalmente um RPG. Este jogo dá-nos tanta liberdade em termos de história, incluindo com quem queremos estar, e quais os NPCs que queremos progredir na história, que nenhuma playthrough vai ser igual. E estou a gostar imenso da forma como eles introduziram uma história de fundo para cada NPC que nos acompanha. Imagino que essas histórias vão se entrelaçar nos próximos actos.

Última edição:
Este jogo já "engrenou", estou simplesmente adorar a experiencia. Ainda estou no acto I porque o tempo não dá para mais. Desta vez, comecei o underdark no nível 5, e ainda falta-me a crèche para terminar este acto. Vejo-me agora a utilizar o Gale, a Lae’zel e a ShadowHeart no combate, e o Astarion em situações que preciso de stealth para me infiltrar, ou para abrir cofres complicados. O Wyll e a Kalash deixei-os para substituir o Gale e a Lae'zel, respetivamente, quando estes já estão cansados, para maximizar o dia.

Talvez por não estar habituado a este tipo de jogo, estou fascinado em perceber o que é finalmente um RPG. Este jogo dá-nos tanta liberdade em termos de história, incluindo com quem queremos estar, e quais os NPCs que queremos progredir na história, que nenhuma playthrough vai ser igual. E estou a gostar imenso da forma como eles introduziram uma história de fundo para cada NPC que nos acompanha. Já percebi que essas histórias vão se entrelaçar nos próximos actos.
Não vale a pena fazeres isto, até deves fazer full rest mais frequentemente, são tantas as histórias e interações que acontecem, que se evitas ao máximo descansar, nem metade delas vais ver.

Não vale a pena fazeres isto, até deves fazer full rest mais frequentemente, são tantas as histórias e interações que acontecem, que se evitas ao máximo descansar, nem metade delas vais ver.

Penso que entendo o que estás a dizer (nos long rests existem "momentos"), mas já me resignei que numa primeira run deverei perder uma grande parte do material. 😅

Eu comecei a jogar melhor quando deixei de fazer long rests depois de cada batalha, o que me obrigou a entender melhor como maximizar a minha vantagem em combate com as múltiplas coisas que os cenários oferecem sem os ataques/efeitos mais fortes que requerem " magic slots" e afins, e operando com uma fracção da vida.

E depois para mim tem sido divertido variar o grupo, que para além de maximizar o dia com novos elementos, implica mais tempo para entender as vantagens/desvantagens de cada um, existem momentos em que eles dão informação sobre as suas quests lines, há também as interações entre diferentes elementos com picardias e afins, bem como serem inspirados por determinadas ações que dão EXP.

Última edição:
A atualização vai ser lançada amanhã e não hoje.

Penso que entendo o que estás a dizer (nos long rests existem "momentos"), mas já me resignei que numa primeira run deverei perder uma grande parte do material. 😅

Eu comecei a jogar melhor quando deixei de fazer long rests depois de cada batalha, o que me obrigou a entender melhor como maximizar a minha vantagem em combate com as múltiplas coisas que os cenários oferecem sem os ataques/efeitos mais fortes que requerem " magic slots" e afins, e operando com uma fracção da vida.

E depois para mim tem sido divertido variar o grupo, que para além de maximizar o dia com novos elementos, implica mais tempo para entender as vantagens/desvantagens de cada um, existem momentos em que eles dão informação sobre as suas quests lines, há também as interações entre diferentes elementos com picardias e afins, bem como serem inspirados por determinadas ações que dão EXP.

Não precisas de fazer long rest após cada batalha, exceto se ficaste completamente seco de spells/special attacks. Se ainda tiveres recursos após uma batalha, basta fazer short rest para recuperar alguns ataques.

Mas tal como o @Xungo disse, não tentes maximizar os dias porque os long rests servem para avançar algumas coisas, incluindo quests dos teus companheiros. Além disso, do que tenho conhecimento até agora (estou na segunda metade do ato 2), não existem muitas quests com limite de tempo. Até agora, só apanhei uma que foi em Grymforge (tinha que salvar alguém preso numa derrocada e fazer long rest causava a sua morte). Acho que também há uma no ato 3, mas em termos gerais, não perdes nada em fazer long rest.

Por acaso, estava a ler ontem sobre isto, vocês têm razão:

Baldur's Gate 3 PSA: "Long Rest as often as possible. It will reduce bugs"​

https://www.eurogamer.net/baldurs-gate-3-psa-long-rest-as-often-as-possible-it-will-reduce-bugs

De facto, têm existido pontos do meu gameplay em que minha party queixa-se "Estou muito cansado, tenho de dormir!", mas como tenho poderes de healing e agora no nível 6 com imensa mais vida, posso ir aguentado mais tempo. É o jogo a sugerir para acabar o dia!

Obrigado pelo conselho aos dois, vou começar a fazer long rests com maior frequencia. Falta-me ainda a arcane tower e a crèche para terminar o acto I.

Última edição:
Pois quando o jogo te dá essa mensagem, já estás há tempo demais sem fazer rest e tens historias pendentes desse descanso.

Back