Bananas, amplificadores e colunas

Armadillo

Folding Member
Olá pessoal. Estou a pensar comprar um amplificador/receptor AV. Ora, como estes têm os conectores para as colunas do tipo banana (penso eu de que...), eu pergunto-me posso ligar umas colunas com conexao banal ao amplificador, ou seja:

Posso ligar isto
400x400.aspx


a isto??
yamaha-rx-v2500-receiver-back-panel-6.jpg



Outra questao, as colunas sao de 80W a 8 Ohms.
Supondo que o amplificador tem de potencia 100W a 8 Ohms em cada canal, posso vir a rebentar com as colunas, se aumentar demasiadamente o volume? Costuma existir algum limitador no amp?

Desculpem qualquer erro basico, mas sou um verdinho nesta área.

Cumprimentos
 
Sim.Podes ligar os fios a nú.Desenroscas a parte plástica um pouco e depois colocas todos os fios juntos por cima, normalmente o manual do receiver tem até uma figura de como proceder.
Em relação á colunas, também não tem preocupação.O que pode estragar uma coluna é potência a menos do amplificador se puxado o volume ao extremo.
 
obrigado pela resposta beckzito.
Terei alguma vantagem em adaptar o conector de banana aos cabos das colunas, no meu caso?

Em relação á colunas, também não tem preocupação.O que pode estragar uma coluna é potência a menos do amplificador se puxado o volume ao extremo.
A ver se percebi, com um exemplo:
Tendo umas colunas para 100W, se o receptor tiver uma saida de 80W por canal, e puxando o volume ao maximo, isto dá CABOOOM? Vao as colunas ao ar?

Qual será a saida aconselhada por canal no amp. para colunas de 80W? AMP 80W - Colunas 80W? Devem estar sempre em paridade as potencias do receptor/colunas?

Desculpem qualquer coisa :D

cumps
 
Em relação á colunas, também não tem preocupação.O que pode estragar uma coluna é potência a menos do amplificador se puxado o volume ao extremo.

Não quererás dizer que se o nível de distorção for muito alto (por ex. amp x no maximo) as colunas podem sofrer consequencias?

Acho que deduzir que a potência no máximo é obrigatoriamente igual a sinal com muita distorção não é o mais correcto.
 
em termos de potência, não há assim uma regra geral. há quem goste de amplificação mais potente, outros que gostam de amplificação menos potente.
é uma questão de gosto e de necessidades das colunas.
há colunas com pouca sensibilidade que beneficiam se tiverem um amp com mais potência do que as colunas, por exemplo.
 
Última edição:
Ponto1-não há regra universal, cada caso é um caso.
Ponto2-eu não quis dizer e acho que não disse que o volume no máximo ia causar distorção e estragar fosse o que fosse.
Ponto3-a ideia genérica é que é benefico para as colunas terem um amplificador com muita potência e que, por principio, não se esforça tanto a tocar a volumes altos.
 
O que mais me preocupa é a integridade física dos componentes.
A seguir vem a qualidade de som.

Ajudem aqui o noob, que agora estou confuso.
Obrigado
 
O que mais me preocupa é a integridade física dos componentes.
A seguir vem a qualidade de som.

Ajudem aqui o noob, que agora estou confuso.
Obrigado

Mas tás com medo do quê?Acho que ainda ninguem te aumentou as preocupações...
As bananas existem para evitar o contacto do fio descarnado com o ar o que propicia a oxidação mais depressa.Se queres que te diga, acho bastante relativo, é uma questão de gosto pessoal.
O amplificador, desde que não compres um muito mais fraco que as colunas(ler: um com potência baixa para umas colunas que precisam de muita corrente), estás sempre á vontade.
 
ok, obrigado.
Eu digo isto porque uma vez tive a "excelente" ideia de por colunas de 20W num amp de 50W e as colunas deram o pifo a meio do volume.

Prontos, eu ja nao chateio mais ninguem.
Obrigado
Cumps
 
Depende sempre de que material estamos a falar....se fôr material de alta-fidelidade serve o que eu disse.Se estiveres a falar de equipamento de desktop ou de hi-fi de gama baixa, aí há sempre maiores riscos, como é natural.
 
Back
Topo