Sim, eu sei, desenterranço... who cares?
Estava a tratar da conta da minha mãe no Millenium e, para fazer uma simples transferência, preciso ou de um SMS ou do raio do Token.
Tudo bem, como não tenho o tal Token vou registar o número de telemóvel... só que para confirmar a mudança (mudança? não tinha nada registado!) preciso do *** (é mesmo o termo, estou irritado com isto) do Token.
Resultado: segunda feira tenho de perder tempo no banco para fazer uma coisa que podia fazer agora mesmo comodamente em casa.
Porquê caraças inventam? ou davam o raio do Token a toda a gente ou então não andavam com palermices/modernices!
Os bancos andam com "palermices/modernices" para tentar minimizar o risco de fraude online maioritariamente provocado pela burrice do utilizador. O utilizador faz asneira, é roubado, e depois vai reclamar com o banco, que o sistema é inseguro, blá, blá, blá... Se fizeres uma pesquisa, facilmente chegas à conclusão que a maior parte das burlas deveu-se à utilização do sistema de Internetbanking por pessoas que não seguem as regras de segurança básicas ao utilizar um computador, apresentando comportamentos de risco como estes:
-Navegarem na Internet/usarem o computador com contas de administração;
-Desativarem os sistemas de segurança do sistema operativo, porque não dá jeito;
-Instalarem no computador todo o tipo de porcarias que lhe aparece à frente, para ver se é "fixe";
-Visualizarem os emails recebidos no modo html e clicarem e abrirem toda a porcaria de anexos;
-Acredirarem em tudo o que chega por email;
-Deixarem que os rebentos utilizem os computadores dos pais.
Com comportamentos destes é fácil ficar com o computador infetado com um vírus, e depois a culpa é do banco. Como exemplo dou uma fulana que apanhou um vírus que lhe pedia todas as posições do cartão matriz. É claro que ele forneceu todos os dados. Depois limparam-lhe a conta e a culpa era do banco...