Banda Larga Móvel Pré-Paga

[-_-];3444944 disse:
A Kanguru já tem pré-pago mas só oferecem quando uma pessoa quer desistir!

É verdade. Quando pedi para rescindir o contrato após os 12 meses de fidelização, fizeram-me a proposta para um tarifário recarregável, para continuar cliente, o qual aceitei.
Carrego com 20€ (mínimo de um carregamento por ano) e tenho 500 MB de tráfego. Nada de semelhante aos novos tarifários recarregáveis que agora existem em que se carrega e se tem apenas x dias de utilização.
 
TMN:

> Esgotado o plafond de tráfego ou terminado o período de navegação, deverá efectuar um novo carregamento para continuar a navegar. O tráfego não consumido será acumulado ao tráfego correspondente ao novo carregamento, até ao limite de 1800MB. Prevalece o período de navegação com maior validade.

Vodafone:

Sempre que for efectuado um carregamento dentro do período de utilização disponível, os volumes de dados (MB) e de SMS não utilizados acumulam com os volumes resultantes desse carregamento até um limite de 1.800 MB e 180 SMS. Os volumes de dados e de SMS não utilizados expiram no mesmo nomento em que termina o período de utilização disponível.

Ou seja, segundo o que está no site de ambas as operadoras, o da tmn será melhor pois o trafego não consumido acumula com o do novo carregamento enquando que o da Vodafone não.
 
Só me vou pronunciar sobre a publicidade enganosa.

Alguém devia processá-los por andarem a apregoar um produto sem carregamentos obrigatórios... sem compromissos... mas que se o cliente quizer manter vai ter que assumir o compromisso de carregar obrigatoriamente no mínimo a cada 120 dias.

Então isto é o quê???

Concordo a 200%
 
Só me vou pronunciar sobre a publicidade enganosa.

Alguém devia processá-los por andarem a apregoar um produto sem carregamentos obrigatórios... sem compromissos... mas que se o cliente quizer manter vai ter que assumir o compromisso de carregar obrigatoriamente no mínimo a cada 120 dias.

Então isto é o quê???

Que eu saiba o que nos estão a dizer é que estamos obrigados a fazer carregamentos a cada 120 dias, mas esses senhores devem falar uma linguagem um bocado diferente... ou o Português está a ficar "um coxe" evoluido e eu não tenho acompanhado... sei lá!...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Retirado dos respectivos sites
(os pregões e as "pequenas" observações)

---------------------------------------------------------------------------------------------------
TMN:

banda larga pré-paga tmn. Só paga o que navega.


Sem carregamentos obrigatórios,
só precisa de carregar quando quiser navegar.

> Para manter o serviço activo basta efectuar um carregamento a cada 120 dias.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Vodafone:

Vita Net

O novo serviço de Banda Larga móvel recarregável!

A Vita Net é a oferta ideal para quem necessita ocasionalmente de internet móvel em Banda Larga.
Sem mensalidade. Sem compromissos.

Para manter o serviço Vita Net activo, basta efectuar um carregamento a cada 120 dias

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Optimus - Kanguru:

Kanguru Pré-Pago

Banda Larga em todo o Lado. Recarregável, sem mensalidade, sem compromissos. Com carregamentos flexíveis a partir de 10€!


Para manter o serviço activo é necessário efectuar pelo menos um carregamento cada 120 dias.


Fiz uma queixa na deco , instituto do consumidor e anacom aconselho a fazerem o mesmo .
Acrescentei na queixa o facto de apregoarem o só pago o que usa e no final serem 10 dias seguidos para usar.
E se quisermos usar em dias alternados.
 
Vamos lá ver...

Estou a tentar perceber onde está a ilegalidade dos 120 dias. Eu por exemplo na Vodafone tenho um tárifário sem carregamento obrigatórios mas ao fim de x meses se não se passar nada fico com o tarifário inactivo. Acho que o mesmo acontece noutras operadoras.

120 dias são 4 meses. Implicam 3 carregamentos de 10 euros num ano. Dá 30 euros. Em 1 ano.
Agora eu pergunto: quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? Tal como, quem é que investe num telemóvel e só quer carrega-lo de ano a ano?

Isto é uma segurança por parte das operadoras. Uma empresa pode perfeitamente estabelecer as suas regras e arranjar formas de se precaver. As regras existem, só não as cumpre quem não souber ler. As operadoras avisam toda a gente que existe esse periodo de 120 dias. Só estariam a cometer alguma ilegalidade se não o fizessem.

E só adere quem quer (quem conhece as regras do serviço), a tmn, vodafone e optimus não obrigam ninguém a fazê-lo.
 
TMN:



Vodafone:



Ou seja, segundo o que está no site de ambas as operadoras, o da tmn será melhor pois o trafego não consumido acumula com o do novo carregamento enquando que o da Vodafone não.

O da Vodafone acumula com o novo carregamento. O que esta escrito no que sublinhaste quer dizer que quando acaba o prazo fica tudo a zero, quer no trafego quer nas sms. Essa condição é igual nos 3 operadores
 
Vamos lá ver...

Estou a tentar perceber onde está a ilegalidade dos 120 dias. Eu por exemplo na Vodafone tenho um tárifário sem carregamento obrigatórios mas ao fim de x meses se não se passar nada fico com o tarifário inactivo. Acho que o mesmo acontece noutras operadoras.

120 dias são 4 meses. Implicam 3 carregamentos de 10 euros num ano. Dá 30 euros. Em 1 ano.
Agora eu pergunto: quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? Tal como, quem é que investe num telemóvel e só quer carrega-lo de ano a ano?

Isto é uma segurança por parte das operadoras. Uma empresa pode perfeitamente estabelecer as suas regras e arranjar formas de se precaver. As regras existem, só não as cumpre quem não souber ler. As operadoras avisam toda a gente que existe esse periodo de 120 dias. Só estariam a cometer alguma ilegalidade se não o fizessem.

E só adere quem quer (quem conhece as regras do serviço), a tmn, vodafone e optimus não obrigam ninguém a fazê-lo.

Ninguem é obrigado a aderir, e quem tem dois dedos de testa lê e analisa o que vai contratar. Mas qualquer pessoa minimamente informada sabe o que é Publicidade Enganosa, algo que é proíbido por Lei.
E as empresas podem estabalecer as suas regras..Internas.. e as suas ofertas e os seus preços.. Mas seja que empresa for não pode infrigir a Lei para 'precaver-se' . E estão em ilegalidade porque publicitam algo como sendo livre de carregamentos obtigatórios, mensalidades etc.. E depois, em letras pequenas dizem que para manter serviço activo é necessário carregamento de 120 em 120 dias, acho que não é preciso ser jurista para perceber que é uma situação clara de publicidade enganosa.

Infelizmente parece que o pessoal da Anacom estão lá é por causa do tacho e não mexem uma palha, ou então comem à mesa com as operadoras...



Quanto ao afirmar que nos telémoveis os planos pré-pagos sem mensaliddades também têm carregamentos obrigatórios ao fim de 120 dias, isso é completa mentira..:
O + Perto SMS não tem carregamentos obrigatórios. Para manter o cartão activo basta receber ou realizar uma chamada não gratuita de 3 em 3 meses.
Por cada 1€ que carregares as SMS grátis e as chamadas mais baratas para a tmn são prolongadas durante 2,4 dias até ao limite de 60 dias. Se não carregares continuas a poder falar a € 0,322 por minuto e enviar SMS a € 0,119 para todas as redes.
É diferente de ter que carregar, aqui o que publicitam é verdade e não leva a enganos..


Edit: já agora fica aqui o link do Decreto-Lei 330/90 [já actualizado] - Código da publicidade:
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_da_publicidade.htm
Artigo 11º (Publicidade Enganosa)..
 
Última edição:
...Estou a tentar perceber onde está a ilegalidade dos 120 dias...

...Agora eu pergunto: quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? ...

A ilegalidade não está estritamente nos 120 dias, como me parece evidente. A ilegalidade está em apregoar coisas como "sem carregamentos obrigatórios" e depois obrigar as pesssoas a fazer 1 carregamento, nem que fosse anual.

Quanto a investir €50 e ficar mais de 4 meses sem usar net, eu era um dos que talvez o fizesse e acredito que muito mais pessoas haveria.
Já alguma vez foste passar 15 dias de férias ou até mais, para um sítio onde não tivesses net... 1 hotspot?
Já pensaste que deve haver pessoas que têm que se deslocar pelo país, de tempos a tempos, por tempo indeterminado e em alturas incertas, e que podem precisar de net, e que dava mesmo jeito a apregoada liberdade de carregar e usar apenas quando fosse estritamente necessário?
Já pensaste na quantidade de emigrantes que só aparecem 1 vez no ano?

Pois... é só mais uma daquelas coisas pensadas por um tipo da capital que tem acesso a tudo e se esquece que o resto do país também é Portugal.

Só não vê quem não quer ver, que se está a apregoar uma coisa e a vender outra.
Que não apregoassem a liberdade total, e já estava tudo OK. Mas olha lá se os carregamentos obrigatórios a cada 120 dias estão escritos a letras "gordas"!...

Mas como "é normal"...

Abraço
 
Última edição:
Ninguem é obrigado a aderir, e quem tem dois dedos de testa lê e analisa o que vai contratar. Mas qualquer pessoa minimamente informada sabe o que é Publicidade Enganosa, algo que é proíbido por Lei.
E as empresas podem estabalecer as suas regras..Internas.. e as suas ofertas e os seus preços.. Mas seja que empresa for não pode infrigir a Lei para 'precaver-se' . E estão em ilegalidade porque publicitam algo como sendo livre de carregamentos obtigatórios, mensalidades etc.. E depois, em letras pequenas dizem que para manter serviço activo é necessário carregamento de 120 em 120 dias, acho que não é preciso ser jurista para perceber que é uma situação clara de publicidade enganosa.

Infelizmente parece que o pessoal da Anacom estão lá é por causa do tacho e não mexem uma palha, ou então comem à mesa com as operadoras...



Quanto ao afirmar que nos telémoveis os planos pré-pagos sem mensaliddades também têm carregamentos obrigatórios ao fim de 120 dias, isso é completa mentira..:
É diferente de ter que carregar, aqui o que publicitam é verdade e não leva a enganos..


Edit: já agora fica aqui o link do Decreto-Lei 330/90 [já actualizado] - Código da publicidade:
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_da_publicidade.htm
Artigo 11º (Publicidade Enganosa)..


Vamos lá ver se nos entedemos.

Isto da net sem mensalidades não dura 10 dias? Se eu quiser continuar a utilizar não tenho que carregar com + 10 euros?

Meto 10 euros e se eu quiser utilizar daqui a 15 dias, 30 dias, 45 dias, 90 dias ou 120 dias tenho novamente que meter 10 euros. Mas se meter 121 dias depois pago 10 euros + 10 euros?

De qualquer forma faz-me uma certa confusão uma pessoa estar preocupada com uma net que tem uma validade de 10 dias e com carregamentos de 4 em 4 meses... de 10 euros.
 
placa

Já agora outra questão ...não acham demais ter de se suportar integralmente uma placa por 54E ?
E sabem se temos de usar a placa que eles indicam ou çpoderemos usar outra , por exemplo de outro operador ?
É que para beneficiar deste serviço ocasional , sai muito caro ter que comparar a placa , qdo nos serviços deassinatura as placas saem a custo 0
 
Na minha opinião estes serviço (TMN, VDF e OPTIMUS) não servem.
O meu ponto de vista:

Este tarifário está dirigido para utilizadores ocasionais que não necessitem de uma ligação permanente. Aqui os 10 dias de serviço / 300 MB falham. Muitas pessoas como eu vão frequentemente passar o fim de semana fora ( seja ao Algarve, à sua terra natal ...), levam o portátil querem ter acesso ao e-mail e mandar uns bitaites nuns fóruns de discussão. Para isso não necessitam de acesso por 10 dias.
O acesso deveria ser diário ou então atribuido um limite de tráfego sem limite de tempo para ser usado.
Assim ganhava o utilizador e o operador ( que assim tinha mais clientes, eu seria um deles).
Assim quando venho à terra ligo-me por modem 56k, é lentinho mas ainda vai dando para alguma coisa.

Abraços!!!
 
Na minha opinião estes serviço (TMN, VDF e OPTIMUS) não servem.
O meu ponto de vista:

Este tarifário está dirigido para utilizadores ocasionais que não necessitem de uma ligação permanente. Aqui os 10 dias de serviço / 300 MB falham. Muitas pessoas como eu vão frequentemente passar o fim de semana fora ( seja ao Algarve, à sua terra natal ...), levam o portátil querem ter acesso ao e-mail e mandar uns bitaites nuns fóruns de discussão. Para isso não necessitam de acesso por 10 dias.
O acesso deveria ser diário ou então atribuido um limite de tráfego sem limite de tempo para ser usado.
Assim ganhava o utilizador e o operador ( que assim tinha mais clientes, eu seria um deles).
Assim quando venho à terra ligo-me por modem 56k, é lentinho mas ainda vai dando para alguma coisa.

Abraços!!!


Tu querias para um dia, outra pessoa para 2 dias, outra dava-lhe jeito para 3 dias and so on... e vai-se a ver teriam de criar-se pelo menos 10 tarifários só para os 10 dias. Isso é pouco prático.

Eles quando vêm com tarifários não o fazem a pensar só nas necessidades de determinados clientes mas no maior número de clientes possível. 10 foi o 'número mágico' a que chegaram. 10 dias por 10 euros.

Mas levando isso para um uso diário seriam 30 megas para gastar em 1 dia pagando 1 euro.
Contudo há que relembrar que existem carregamentos minímos. Mesmo num telemóvel ninguém pode meter só 1 euro ou 2. Na net pré-paga o número minímo é 10.
 
quem é que investe mais de 50 euros para ter internet móvel e está á espera estar mais de 4 meses sem a usar? Tal como, quem é que investe num telemóvel e só quer carrega-lo de ano a ano?


Quem decide de que forma o dinheiro me sai da carteira e de que forma uso a internet movel ou o meu telemovel sou eu e não a operadora. Não andamos a brincar ao Monopólio.
 
Isto é uma treta. A limitação dos 4 meses nem me aquece nem me arrefece, porque já existe isso nos cartões recarregáveis, e ninguém se lembra (não necessariamente o mesmo prazo, mas a mesma modalidade para manter o serviço activo). O que me incomoda verdadeiramente e que é descabido de todo são os 10 dias. Eu carregava os 10 euros, e podia gastar os 300 megas nos dias que me apetece-se, e comprava já isto amanhã, e era o uso lógico que isto teria. Com o limite dos 10 dias, é mais uma palhaçada das operadoras portuguesas, para obrigarem as pessoas a carregar mais dinheiro.

Não tem pés nem cabeça.
 
Quem decide de que forma o dinheiro me sai da carteira e de que forma uso a internet movel ou o meu telemovel sou eu e não a operadora. Não andamos a brincar ao Monopólio.

Mas da mesma forma não és tu que tens voz activa na criação de tarifários de uma empresa. Limitas-te a pagar se assim o desejares. Eles apresentam o seu 'produto', agrada, aderes, se não agrada, paciência, há quem adira. Tu mandas no teu dinheiro e muito bem mas não mandas nas estratégias e planos de uma empresa.

Se essas estratégias e planos são maus ou pouco produtivos isso cabe ás empresas decidirem, consoante a aderência e reposta dos clientes.

Mas é muito raro haver alguma alteração a pensar numa minoria.
 
Última edição:
Mas da mesma forma não és tu que tens voz activa na criação de tarifários de uma empresa. Limitas-te a pagar se assim o desejares. Eles apresentam o seu 'produto', agrada, aderes, se não agrada, paciência, há quem adira. Tu mandas no teu dinheiro e muito mas não mandas nas estratégias e planos de uma empresa.

Se essas estratégias e planos são maus ou pouco produtivos isso cabe ás empresas decidirem, consoante a aderência e reposta dos clientes.

Mas é muito raro haver alguma alteração a pensar numa minoria.

Mas aqui é o contrário, vai haver uma alteração a pensar na maioria, porque sinceramente est serviço não cabe na cabeça de ninguém por vários motivos...
- a regra dos 10 dias tá de facto, deviam dar um determinado tráfego para ir gastando à vontade;
- Mesmo com a regra dos 10 dias, SÓ 300 megas??, é muito pouco, se visitamos sites mais pesados regularmente, lá se vai o tráfego (quem jogas MMORPGs, ou outro tipo de jogos do género, como ogame, metaldamage, tribos ...)
- Pagamos o que pagamos e so temos direito a um serviço de 512 Kbps??!!

Em comparação com as actuais nets móveis diárias Sapo/Clix:
- Serviço Diário igual a 3€ = 250 MB tráfego/dia
- Só paga quando usa, quando precisar (uma vez por mês no mínimo).

Sinceramente prefiro as actuais móveis Sapo/Clix, para os users menos pontuais dá muito mais jeito...

Cumps
 
Última edição:
Mas aqui é o contrário, vai haver uma alteração a pensar na maioria, porque sinceramente est serviço não cabe na cabeça de ninguém por vários motivos...
- a regra dos 10 dias tá de facto, deviam dar um determinado tráfego para ir gastando à vontade;
- Mesmo com a regra dos 10 dias, SÓ 300 megas??, é muito pouco, se visitamos sites mais pesados regularmente, lá se vai o tráfego (quem jogas MMORPGs, ou outro tipo de jogos do género, como ogame, metaldamage, tribos ...)
- Pagamos o que pagamos e so temos direito a um serviço de 512 Kbps??!!

Em comparação com as actuais nets móveis diárias Sapo/Clix:
- Serviço Diário igual a 3€ = 250 MB tráfego/dia
- Só paga quando usa, quando precisar (uma vez por mês no mínimo).

Sinceramente prefiro as actuais móveis Sapo/Clix, para os users menos pontuais dá muito mais jeito...

Cumps


Vamos ver como pega e se pega. Sinceramente acredito que hajam algumas alterações lá maís para a frente mas por agora são estes os valores no lançamento.

Mas sinceramente, alguém está a pensar usar a net pré-paga para jogar on-line? Por favor. Isso é cair no ridículo. Porque não sacar já agora um filme em divx de 700 megas em 30 dias? Ainda sobram 200 megas e são só... 30 euros.

Ou que tal ver um pouco de tv on-line durante 2 horas? Com sorte as 300 megas chegam.

Esta net ainda é mais fraca que a banda larga móvel e foi concebida de propósito assim. Quem se mete num 'mini' não pode estar á espera da performance de 1 'Porsche'.
 
Preferia aderir a um pacote de net movel light/basic que se paga 22 euros e tem-se 1GB de trafego a subscrever este tarifario.

Um tarifario a descontar consoante as transferencias era porreiro.
"Deixa cá meter mais 300 megas no cartão..."
 
Mas sinceramente, alguém está a pensar usar a net pré-paga para jogar on-line? Por favor. Isso é cair no ridículo. Porque não sacar já agora um filme em divx de 700 megas em 30 dias? Ainda sobram 200 megas e são só... 30 euros.

Ou que tal ver um pouco de tv on-line durante 2 horas? Com sorte as 300 megas chegam.

Esta net ainda é mais fraca que a banda larga móvel e foi concebida de propósito assim. Quem se mete num 'mini' não pode estar á espera da performance de 1 'Porsche'.

Eu bem me parecia que alguém ia cometer esse erro... Caso não saibas, quando me referi aos jogos online, referi-me ou MMOG (Massive Multiplayer Online Game), e são jogos que se jogam apenas recorrendo a browsers de Internet (Sites), não sendo preciso nem software nem qualidade de pings. Exemplos desses jogos são Ogame, Travian, MetalDamage. Se não sabes o que é, se calhar uma peskisasinha dava jeito. Existem milhares de utilizadores em Portugal que jogam este jogo (nao é por acaso que existem 24 servidores no Ogame Português), e os jogadores a sério tão constantemente a vigiar o jogo, basta um descuido de uma hora e é a morte do artista...
São Sites pesados porque têm ainda uma quantidade razoável de imagens...

Se não querem aceitar o meu exemplo dos MMOG, então aceitem o exemplo do HI5, o tráfego é muito pouco...

Cumps
 
Última edição:
Eu bem me parecia que alguém ia cometer esse erro... Caso não saibas, quando me referi aos jogos online, referi-me ou MMOG (Massive Multiplayer Online Game), e são jogos que se jogam apenas recorrendo a browsers de Internet (Sites), não sendo preciso nem software nem qualidade de pings. Exemplos desses jogos são Ogame, Travian, MetalDamage. Se não sabes o que é, se calhar uma peskisasinha dava jeito. Existem milhares de utilizadores em Portugal que jogam este jogo (nao é por acaso que existem 24 servidores no Ogame Português), e os jogadores a sério tão constantemente a vigiar o jogo, basta um descuido de uma hora e é a morte do artista...
São Sites pesados porque têm ainda uma quantidade razoável de imagens...

Se não querem aceitar o meu exemplo dos MMOG, então aceitem o exemplo do HI5, o tráfego é muito pouco...

Cumps


Seja como for, acho que dá bem para perceber quais as limitações e para que serve a net pré-paga: ver uns sites, ver uns mails, um pouquinho de MSN...

Se queres jogar jogos (on-line ou não), este serviço não serve, nem sequer foi feito para isso.

A mim tb me dava jeito ter net pré-paga com pelo menos até 3,6 mb de velocidade e 10 GB de tráfego. Por 10 euros em 10 dias era uma pechincha. Que espectáculo de net que era. Mas o meu mundo dos sonhos, é uma coisa, o mundo das operadoras é outro.
 
Back
Topo