1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Barcelona delay could hurt AMD earnings

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zarolho, 7 de Junho de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1446)

1. Zarolho

Zarolho Power Member

San Francisco (IDGNS) - AMD will delay its launch of the Barcelona quad-core Opteron server chip from its expected date in July until October, setting the company back in its effort to compete with new processors from Intel, according to analyst reports.

Processor companies make more money selling server chips than desktop or laptop chips, so the move will hit AMD's 2007 earnings hard, pushing the company to lose $2.59 per share instead of only $2.48 per share, according to a report released Tuesday by Citigroup analyst Glen Yeung.

"Barcelona is generally viewed to be AMD's best opportunity to stem server share loss to Intel. While AMD's recent notebook win at Toshiba may balance any negative revenue implications to our current model, Barcelona's delay has negative implications for AMD's gross margin," Yeung wrote.

His estimate is a larger loss than the consensus Thomson Financial forecast that AMD will lose $2.47 per share for 2007.

The news comes at a bad time for AMD, which has promised for months that it would launch the chip in the second half of 2007, helping the company to rebound from the effects of a price war with Intel. AMD is already hurting, posting a $611 million first-quarter loss in April, following on the heels of the $574 million loss reported in January for fourth quarter earnings last year.

Barcelona is the key to taking that fiscal burden off AMD's shoulders, AMD CEO Hector Ruiz said on May 3 at the company's annual shareholder meeting. Although Intel is several quarters ahead in improving its chip manufacturing capabilities, AMD stays competitive by creating more innovative designs, he said. AMD claims Barcelona will deliver better performance on memory-intensive applications than Intel's Clovertown quad-core Xeon server chips that have been on the market since November.

AMD stuck to its guns on Wednesday, insisting that it is still on schedule, and pointing as evidence to its demonstration on Tuesday of prototype Barcelona chips in servers from infrastructure partners Supermicro Computer, Tyan Computer, and Uniwide Technologies at the Computex trade show in Taipei.

"We remain on track for a summer 2007 launch with partners shipping platforms in the third quarter," said AMD spokeswoman Marian Kelley. She blamed the delay rumors on Cray's announcement Monday that it expects revenue to drop because of a delay in shipping its quad-core Cray XT4 systems. In fact, Cray was referring to AMD's midrange Budapest processor, not Barcelona, she said.

"The guidance that we've been giving and that we're sticking to is that Budapest will follow Barcelona in the second half of 2007," Kelley said.

Despite AMD's assurances, other analysts echoed the Citigroup report, saying they have heard similar news from server vendors, distributors and board makers.
    On May 30, another report called AMD's promise to launch Barcelona in mid-2007 "a head fake" since the chip will not be available at full volume until August at the earliest, according to a note from analyst Patrick Wang at Thomas Weisel Partners.

In contrast, Intel is expected to succeed in shipping its Penryn processors in the late third quarter or early fourth quarter. That timing will allow Intel to essentially catch up to AMD and soften the blow of losing sales to customers who see a performance advantage in Barcelona, Wang said.

http://news.yahoo.com/s/infoworld/20070606/tc_infoworld/89156

2. Ricasete

Ricasete Power Member

Mais uma vez a AMD deixa muito a desejar...mais um atraso conduz a uma mais uma vitória da Intel...e os price drop atrasam também...e quem sai prejudicado?

Todos nós...

3. Zarolho

Zarolho Power Member

Confesso que não me agrada nada este panorama, mas ainda é cedo para o veridicto final... Mas como já diz o velhinho ditado... Cada um deita-se na cama que faz!

4. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Não percebo a primeira frase deste analista:
    Quando ainda hoje ou ontem um director da AMD disse que o Barcelona ia começar a ser vendido no próximo mês.

http://www.vnunet.com/vnunet/news/2191544/amd-battles-barcelona-delay

Última edição: 7 de Junho de 2007
  5. DMH

DMH 1st Folding then Sex

O homem ainda não sabia dessa noticia;)

6. Zarolho

Zarolho Power Member

Este link que apresentas é mais recente do que o artigo que aqui coloquei, com a diferença de um dia apenas. É um desmentido dos rumores que correm, portanto em breve veremos qual deles o mais correcto.

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Isto nao se trata de rumores. Trata-se de uma resposta oficial da AMD dita e re-dita varias vezes. É uma coisa muito mais séria.
    Agora ou cumprem o que está dito, ou então não cumprem o que está dito.

Acredito mais que cumpram. Eles ja mostraram o K10 a funceminar. So resta saber se têm tudo em ordem ao que estava previsto e começar a produzir.

8. blastarr

blastarr Power Member

A AMD também disse isto:
    E isto:
    E isto:
    E isto:

O mesmo que depois fez isto:

Incidentalmente:
    http://blogs.barrons.com/techtrader...ortedly-delayed-citi-trims-ests-stock-slides/

Quando um dos "top dogs" da empresa faz operações financeiras pessoais que se parecem imenso com insider trading...
    Quem é que venderia 25% das acções na empresa que gere, a não ser que soubesse que as notícias más do futuro próximo íam desvalorizar o preço das mesmas em bolsa ?

Última edição: 7 de Junho de 2007
  9. Zarolho

Zarolho Power Member

Ó rapaz tem calma (andas muito nervoso ultimamente.. :)), eu estava-me a referir ao artigo que coloquei e referi que o teu link (resposta oficial da AMD) é posterior ao artigo que coloquei.... Capiche?!

10. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Primeiro as graficas não têm nada a ver com os CPU´s. E o adiamento foi explicado.
    Mais, muitas das placas retail que por ai andam têm data de fabrico de Janeiro deste ano.

Quanto ao resto axo que ainda nao percebeste que isso é mais antigo que isto. Ate pq isto foi dito para negar isso:

11. blastarr

blastarr Power Member

Ver quote nº4 do meu post anterior... :004:

12. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Que eu saiba as 2900XT sairam em quantidade e no dia das reviews. Até em PT.
    So falta saber se o mesmo vai acontecer com a segunda vaga com os chips 65nm.

13. blastarr

blastarr Power Member

Desculpa, esqueci-me de te dizer.
    O quote nº4 faz parte da mesma entrevista do quote nº1... :P

14. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

2 centimos pa isto:

Acho que não vale muito a pena vir falar dos sucessivos atrasos do R600...
    o K10 é uma coisa que esta muito mais dependente da AMD. O R600 não é fabricado pela AMD, o K10 será, so por si é uma diferença substancial, no que a produção diz respeito (que geralmente é a principal responsavel por atrasos no lançamento de produtos). o processo de 65nm da AMD ja anda a ganhar maturidade ha algum tempo, por isso não devem haver grandes problemas na produção do K10...

a arquitectura ja revelou ser funcional, se é aquilo que estamos à espera (algo indiscutivelmente melhor que o c2q, ou xeon quad core) é que não se sabe, mas pelo que acho que ja vi por aí, a nivel de floating point, esta bastante razoavel. Ainda assim, eu não punha as espectativas muito altas.

a AMD esta com uma politica de medio prazo, que esperemos que venha a dar resultados no futuro, não ja na proxima geração de CPUs.
    A concorrencia existe, e é por causa dela que têm os c2d aos preços a que eles estão. Alias, acho que se tem feito mesmo um grande drama destas coisas da concorrencia, ja com as geforce 8 sozinhas no tpo foi a mesma coisa... a GTX, antes da R60 estava a preços perfeitamente razoaveis para uma lider de emrcado (e continua a estar).
    os core2duo têm tido concorrencia dos AMD, para quem não quer OC, arranja um AMD de performance semelhante a um C2D, por preços da mesma ordem... o 6600 ja baixou quantos €€€ desde que saiu? não têm aí agora os E4300? não têm agora os ainda mais baratos E2xxx?

queixam-se do que? querem melhor que isto... puxa, não podem estar à espera de milagres. A concorrencia existe, e o nivel da computação, para a maioria dos utilizadores esta a niveis perfeitamente razoaveis para o software que existe hoje em dia.
    claro que se vamos falar de topos de gama, não ha volta a dar, mas nos topos de gama, sempre existe um lider de desempenho, que cobra mais pelo seu produto de topo, é fatal como o destino. Alguma vez viram a intel e a AMD a lutar taco a taco pelo primeiro lugar no desempenho?

e tudo isto reflecte-se naturalmente nos lucros, e consequentemente nas acções... Mas isto mais uma vez não é uma grande novidade, são ciclos, esta epoca baixa da AMD é eventualmente mais pesada, visto que a AMD vem de uma grande compra recentemente...

Os resultados da bolsa, interessam a quem tem acções, os produtos lançados ou em prespectiva de lançamento interessam aos potenciais consumidores.

15. ajax

ajax Banido

Vocês ligam a comentários de ANAListas? Há interesses por trás de cada análise que fazem seja qual for a empresa. Ainda no outro dia em conversa com o CEO da Sun um representante da AMD descuidou-se e disse que já estariam a enviar Barcelonas para a Sun. Não haverá Barcelonas para fornecer o "mercado" até Q4 ou mais. HPs, Dells, SUNs comem tudo. A haver algum atraso só no Budapest para a Cray por causa do HT 3.0. Os controladores podem não estar a "tinir".

16. oumble2

oumble2 Banido

O H. Ruiz devia demitir-se . Andar ás compras em vez de tratar do negócio das CPU deu nisto .
    Tirou-nos uma pujante ATI que agora se afunda com a AMD , e parece que se está a esquecer que sem a AMD mínimamente combativa , a Intel ficará livre para impôr preços . Vamos lá ver se a baixa de preços de 22 de Julho não vai para o galheiro . Damn!

17. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Nem me digas isso que estou à espera dessa baixa para mudar de máquina.

Mas não me parece que a INTEL deixe passar uma oportunidade tão boa de arrasar a concorrência.

ONTOPIC: Acho que a AMD deu um passo maior que a perna e está a ver-se aflita para acompanhar a INTEL, espero que tenham um enorme coelho para tirar da cartola, senão...

Partilhar esta Página