Barebone Watercooling

kidloco

Power Member
Como nao pesco do assunto, pergunto aos entendidos (sobre watercooling), se seria possível montar um sistema de watercooling num barebone (Abit Digidice), para arrefecer um P4 2.8 PH...nao é pra puxar por ele, só mesmo pra nao ter o barulho das bufadeiras que vêm com o Digidice :)

Cumps.
 
kidloco:
Onde colocas o radiador e a bomba? Esse é o problema. É tudo muito bonito mas num barebone onde não tens espaço essa tarefa é gigantesca. Que radiador escolhias? Se estiveres disposto a meter as cenas o radiador e a bomba numa caixa aparte e depois teres só os dois tubos a entrar no barebone é na boa. Com dois racores fica supimpa. Eu tenho esse sistema. Caixa tipo prometeia em baixo da caixa atx. Mas ai perde-se a vantagem de ter um barebone ficas com dois monos.

Mas vê se isto daria para ti:
http://www.coolermaster.com/index.p..._place=product&p_serial=ALC-U01&other_title=0

A coolermaster tinha um radiador ao alto passivo azul mas agora não o encontro. Era melhor do que este. É totalmente passivo.
 
Metro esse que estás a falar é da Zalman
reserator_stor_t.jpg

Eu tenho um digidice e a unica hipotes de lá meteres um watercooling é externo como foi dito, ou então tirares os leitores de Cd/Dvd e meteres aí nesse espaço, porque de resto não te sobra muito.
Mas vê isto tb:
http://www.tweakup.dk/article/202/dk/
 
Última edição:
Um shuttle com um sistema aquarius acho que é assim que se chama da thermaltake. O problema como é obvio é a performance disto. Com aquele radiador não há milagres.

00000096ow.jpg


Pormenor do radiador. Dentro da caixa o radiador alem de estar sempre à temperatura minima da caixa ainda tem que se aguentar com qo calor do CPU neste caso era cpu e gpu)

dscf00250ig.jpg


Mais um pormenor.

lay3ku.jpg


O melhor forum que conheço de barebones:
http://forums.sudhian.com/default.a...ies=y&subcatname=SFF Tech - Small Form Factor

A unica coisa que vi do digidice foi isto:
http://forums.sudhian.com/messagevi...=49610&highlight_key=y&keyword1=abit+digidice

Mas ele é maior do que os shuttle dá para fazer qq coisa se bem que eu provavelmente (corrijo iria sempre) para uma solução externa com racores. Ligas e desligas na boa. É a opção que sempre terei cá por casa.
Excepto se comprar um MAC:D
 
Obrigado aos dois.

Metro, nesse shuttle tá tudo atabalhoado...creio k nao seja a solução. O da zalman nao gosto...pra isso preferia ter uma caixa por cima, mas isso tb nao me convém mto, pois tenho lá um gravador externo de x em kdo :P

Mjrl é isso mesmo k preciso...fazes ideia onde consigo arranjar isso em pt ? é que 35º com WC a ocupar só uma baía (tá a ocupar só 1 nao ta ?) é mto bom. Nao quero temps por aí além, só kero poder mete-lo em full load e ele nao disparar para os 70º (com as ventoinhas no minimo)...é que depois pra o amansar, só com as ventoinhas em full speed, e isso faz uma escabeche do carai :P

Obrigado aos dois mais uma vez :)

ps: Metro...iMac G5 (rev2) é o teu destino :D
 
O fabricante é este http://www.pentalpha.com.tw/ tenta mandar um mail a saber onde podes encontrar cá isso ou mais perto.
Não sei se terá grande performance, mas só de eliminar o barulho do digidice já é bom.
Procurei no google por aqualia watercooling kit e vi em frança a 140€
 
Tinha-me passado o link do MJRL.
Temo pela performance daquilo.

Kidloco:
Tem em atenção o seguinte. O radiador fica dentro da caixa. A temperatura do CPU ele até pode ir dissipando mas rapidamente nos dias quentes é ver a temperatura dentro da caixa a subir.
A quantidade de água no circuito é pequena. Tens duas fans pequenas que devem rodar a uma rotação ainda consideravel. A rodar pouco deve ser mesmo má a performance.
Não sei não.
Com uma cena para colocar no exterior ganhavas em compatibilidade.
Eventualmente abrindo dois buracos na parte superior para entrar ar fresco para a caixa deves ganhar bastante.

O shuttle é mais pequeno do que o DigiDice. No teu não fica tão atafulhado. Mas soluções de radiador dentro da caixa já sabes a minha opinião...
 
Para isso a solução é mesmo um mod geral, meter um rad de 120 fora da caixa a trás, uma LAING DDC 12V que cabe bem em qquer lado, reservatório se não estás a usas as baias todas podes meter um de acrilico para baia, ou então um daqueles tipo tubo tb externo.
Já tinha pensado fazer uma coisa do genero, ainda mais o Digidice é o pc 24/7 que uso, mas tenho de ter tempo para fazer as coisas com calma.
 
uma laing, um bloco normal para cpu, um bloco da alphacool para ATI/nvidia ou outro em que as saidas de agua sejam paralelas a placa grafica, um par de passa painel, algumas curvas, e um radiador em cima do barebone , isto num digidice é limpinho ( digo eu)

agora, num shuttle.. duvido muito... so com muita mas muita pericia/sorte
 
Podes sempre fazer como eu fiz.

Meti um P4 Mobile a 1,15V :D
Acabou-se o ruido da ventoinha, assim como os problemas de temperatura.
 
Posso sempre acopolar o reservatorio e a bomba (como disse o jfbbms) atras do digidice...ficava uma coisa engraçada até. O pior é ter maozinhas para a coisa (furos e tal) :p

ps: o radiador nao fará terpidação/barulho em cima da caixa ?
 
kidloco disse:
Posso sempre acopolar o reservatorio e a bomba (como disse o jfbbms) atras do digidice...ficava uma coisa engraçada até. O pior é ter maozinhas para a coisa (furos e tal) :p
Estou a pensar que a bomba vai ter que ser pequenina e que o reservatório tb. Depois é preciso ver as curvas todas que vais ter no sistema. Os furos deve ser o mais facil de fazer.


kidloco disse:
ps: o radiador nao fará terpidação/barulho em cima da caixa ?

Nope. O Radiador não faz trepidação. Não tens ar no sistema só água a cricular. Resolves isso com umas borrachas entre a tampa e o radiador.
O barulho maior é das fans. Depois ganhas imenso em eficácia do sistema por o radiador não estar dentro da caixa a apanhar com o ar quente dela. Discos, chipset, drive, grafica, memórias...
 
Última edição:
Pois, mas ficar com ventoinhas de fora da caixa nao é lá mto estético :lol: nem com as grelhas :p

Curvas ? se a bomba e o reservatorio ficarem atras só preciso de 1, visto ser logo ali ao lado o cpu....nao quero WC no chipset/grafica.
 
Última edição:
AQUACOMPUTER CUPLEX REV 1.3 - PENTIUM 4 €35

LAING DDC 12V €70

SUPORTE ACRILICO LAING DDC 12V €20

NEXXXOS XTREME II 240 €42

ESPELHO AQUACOMPUTER PARA AIRPLEX 240 €20

REPACK-COOLING RESERVATORIO SLOT-IN 5.25 40 (assim metia o reservatorio dentro da caixa) ou CAPE COOLPLEX 25 EXTERNO €29 (ficava aparafusado atras da caixa)

Esta brincadeira ficava em: ~€220


Podia sempre usar algo tipo isto:

COOLERMASTER MINIAQUAGATE 120MM €104

será que aguentava ?


Tubos e roscas o que aconselham ?

Opinem à vontade, pois sou praticamente leigo na matéria :)
 
Picture%202324%20copy.JPG


O problema aqui é conseguir acopolar a bomba e o reservatório a esta traseira :(

EDIT:

1095947395.jpg
 
Última edição:
O Coolermaster MINIAQUAGATE não dá quase de certeza por causa da parte que fica por cima do cpu. Aquilo é enorme.

Eu insisto na ideia da caixa à parte tipo este:
http://www.3dvelocity.com/reviews/hydrocool200/Hydrocool200ex.htm
Este já está prontinho mas tb podes tu fazer a partir do momento que tenhas uma caixa e compres os componentes. Com uns racores fica perfeito. E sempre que trocares de PC está pronto a usar.
Enfiar tudo num barebone por mais ideias que se tenha é complicado.
A pic que mostras-te em ultimo com uma fan tão pequena e com um reservatório mini é sempre muito pouco performante.
 
Epah kidloco o k tu keres mais vale fikares com aircooling e meter um dissipador melhor e uma fan menos barulhenta... Meter água nisso ou e' externa ou então mais valia o ar pela performance...
 
God_Lx:
O cooler para o CPU já vem com o barebone quase de certeza. Não é facil lá colocar outro.
 
Com jeitinho consigo enfiar um WC no barebone...mas mesmo com mto jeitinho :P

Metro, um WC externo nao dá jeito nenhum...iriam ser mais as vezes em que me esqueceria de ligar o WC do que as que me lembraria.

ps: claro que posso sempre trocar o cooler/fan do cpu...o problema é que nao há mto espaço para tal. Logo meto aki umas fotos, pra verem que nao há mto espaço pra coolers de homem.
 
Back
Topo