Barracuda 60G - WinXP Boot

Grongo

Power Member
Estou com um problema e preciso de ajuda :)

Comprei recentemente um disco Barracuda 60GB, mas, o windows XP não arranca nesse disco. Após aparecer aquele ecrã a dizer Windows XP com aquela barra azulinh a mexer aparece-me um ecra azul com o seguinte erro UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME.
Alguém me pode dar uma ajuda a resolver isto?

Uma pista: A minha board 'flagpoint 440bx' só suporta discos ate 32GB, contudo existe uns drivers da seagate que dão a volta a isso e permitem aceder aos 60GB do disco, contudo o windows xp dá o mesmo erro com ou sem esses drivers. Para evitar problemas relacionados com isso, neste momento tenho apenas (nesse disco) uma partição NTFS de 15GB.

Já estou farto de procurar e não consigo encontrar nada acerca deste problema. Estou a ficar desesperado...

Obrigado pela a atenção

Grongo

PS: O Linux (Mandrake 8.0) instala e arranca desse disco...

-----
PII350 - i440BX - 128MB SDRAM - RW SONY CDRX1611 - Matrox G200 (8MB)
 
Tu tens é que procurar um update para a Bios da tua motherboard e não instalar esses drivers da Seagate, pois o problema da tua board não suportar discos acima dos 32GB é devido á bios da tua motherboard e não está relacionado com qualquer tipo de drivers que possas instalar, o meu conselho é ires á página do fabricante da tua motherboard e fazeres o donwload e instalares a bios mais recente para o teu modelo de motherboard, que possivelmente já vai suportar discos até 100 e tal GB com um pouco de sorte. Espero ter ajudado ;)
 
Esclarecimento

Acerca de actualizar a BIOS da minha board, isso está completamente fora de questão uma vez que a minha board é Flagpoint e éssa marca já não existe à mais de um ano, já não tem site e portante já não dá suporte aos produtos, resumindo, não consigo encontrar BIOS actualizadas.

Em relação aos drivers para o disco da Seagate, eu julgo que sejam compatíveis com o XP, uma vez que eu quando arranco com o disco antigo (Seagate 8GB) e carrego os drivers o windows dtecta-me para além do disco de 8GB o Barracuda com 60GB. Mas, para evitar esse possível tipo de conflitos eu não carrego os drivers da Seagate e pus o jumper no Barracuda que o limita para 32GB (porque senão o computador nem arranca).

Já instalei o XP no barracuda várias vezes, e o sintoma é sempre o mesmo: Cria a partição, copia os ficheiros para o disco, faz reboot, e quando arranca já aparece o ecrã a dizer Windows XP Professional (com aquela barrinha azul a mexer) e de seguida aparece o tal ecrã azul a dizer 'UNMONTABLE_BOOT_VOLUME' e daí já não sai.

Fui à net ver umas coisas e tirei um utilitário da Seagate Discwizard que copiou a minha partição de arranque do disco de 8GB para o barracuda (criei uma partição NTFS de 15GB ou 20GB já não sei bem). Ok, a partição foi copiada, desliguei o disco de 8GB e supostamente o windows devia de arrancar do barracuda - conclusão, aconteceu o mesmo, 'UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME', mas é curioso, porque se arrancar em Safe Mode já não dá esse ecrã azul e arranca para dentro do WinXP.

É isto que se passa, como não domino muito bem o WinXP preciso da vossa ajuda. Mas cá para mim é algum conflito de drivers, ou então uma opção qualquer da Bios.

Muito obrigado pela atenção

Grongo
 
Aconteceu esse erro a um colega meu.

Experimenta arrancar com o CD do XP e ir para aquela cena tipo dos... depois fiz chkdsk... e resultou.... logo a seguir o xp arrancou na boa... ele tb tem aquilo formatado em ntfs.
 
tenho um disco desses e uma board dessas e n tive probs nenhuns... criei a diskette com o disk wizard starter edition (o tal prog da seagate / ontrack) ele perguntou-me que S.O. usava (XP) e se seria o disco de arranke (eu disse q n)... criei duas partições e ele formatou tudo em 10 segundos (60Gb... nada mau) e tem tado a funcionar na maior.....

tenta arrankar de novo com essa diskete e checka as opções...

acerca do update da bios... não é preciso nada disso... basta criar essa diskete...
 
Back
Topo