"barrar" sites menos próprios

HyperBolic

Portugal@Home Member
Bons dias,
trabalho numa pequena biblioteca onde temos alguns computadores. pretendo "barrar" alguns sites menos próprios, algum de vós conhece alguma aplicação free para isto?
tenho alguns computadores antigos que poderiam servir para fazer um proxy com linux. era necessário uma solução free.
Obrigado por lerem
 
Bons dias,
trabalho numa pequena biblioteca onde temos alguns computadores. pretendo "barrar" alguns sites menos próprios, algum de vós conhece alguma aplicação free para isto?
tenho alguns computadores antigos que poderiam servir para fazer um proxy com linux. era necessário uma solução free.
Obrigado por lerem



Se a lista de sites é fixa, podem usar o arquivo hosts (C:\windows\system\drivers\etc\hosts) para redirecionar todos os endereços para o proprio localhost (bloqueando assim).

Se querem bloquear uma lista dinamica (por exemplo, todos os sites em que a palavra "sexo" apareça), então instalem uma proxy com o squid, e façam a gestão com ACLs mediante keywords em blacklists.
 
Tal qual o spastikman disse.

Nunca vais poder barrar a 100%, mas com uma box *nix, SQUID e DansGuardian (ou semelhante) tens um bom começo.

Tens é de fazer da box não só um proxy mas o teu gateway. E a razão é simples. Assim podes implementar um transparent proxy com uma facilidade doida (vem inclusive nos docs de SQUID IIRC...). Assim os teus user levam com o proxy quer queiram quer não, pouca escolha têm.

Eu sou obviamente biased para Slackware e tudo o resto "from source" (eh, funcionou sempre, não me queixo...) mas podes usar outro qqr. Eu pessoalmente fujo de "easy" nestes casos, mas YMMV.
 
Muito obrigado pelas vossas rápidas dicas. :))
tenho aqui o ubuntu, mas assim pra um comp já antigo P3 não deve ser o ideal. vou ver se saco uma dist mais "leve". Algum conselho?
 
Lê o meu post... Slackware :) E compila tanto o Squid como o DG from source, não demora muito num P3 e tens suporte directamente "do fabricante". Raios, tenho quase o mesmo num P2-400 e não demorou quase nada, num P3 é um instante...
 
Back
Topo