1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Barton 2500+ nem 1 Mhz de overclock faz

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Zeppel, 24 de Março de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 1069)

1. Zeppel

Zeppel Power Member

Bias tenho um Amd Athlon Xp 2500+ Barton core (166 mhz FSB *11), com o multiplicador bloqueado numa Asus A7N8X-X.. ultimamente o processador já n dá prás curvas (a memoria tb n mas enfim) e como n quero gastar $$ agora tentei overclock.. e n é q o tipo não dá para nada?? Estou limitado à mudança de FSB, e tentei td, mudando voltagens e etc, para dar nem que fosse 1 mhz a mais ao processador, e não há uma unica combinação que o deixe estável... no maximo correu uma vez 10 minutos com 170 mhz e uma voltagem elevadissima... 1.75 volts ou algo assim... como é? O meu processador é dum batch especialmente mau?
    É ridiculo, basta pô-lo a 167 mhz e o windows fica louco... ou nem entra no bios por vezes...

Alguem teve este problema neste processador? (q supostamente é optimo para OC)

EDIT: em default é 100% estavel, faz dias de torture tests no prime95, NUNCA teve um erro, nem de memoria nem de nada

2. PJ

PJ Power Member

Isso parece mesmo impossível, mas também lembra-te que não é 1 mhz que dá, mas sim 1*11 de cada vez que aumentas o fsb em 1, logo são mais 11mhz de cada vez. Diz o que alteraste na bios e quais as tuas memórias ajudava, pois se forem pc2700 (ddr333) o problema deve ser daí, pois não sobem muito mais digo eu. Cumps

3. Zeppel

Zeppel Power Member

Tenho duas A-Data, uma PC2700 e uma Pc-n-me-lembro-qts que dá ddr 500 e tem umas chapinhas para arrefecimento e td, muito jolie e vermelhinha.. ja tentei fazer isto removendo a memoria pior, e nada na mesma! A memoria melhorzita sempre precisa de um toque para cima na voltagem para funcionar bem :)

E tens razao, 11 mhz de cada x :)

4. Zeppel

Zeppel Power Member

Ah, e pus o bios em Custom, e qd tento por mais um mhz mudo no fsb e dp vou tentando aumentar a voltagem até o windows no minimo entrar... nada... geralmente nem passa do boot qt mais entrar o windows.. as xs nem o bios entra pifa qd começa a aparecer o texto do bios (q está actualizado)

5. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

que timmings tens nas memorias, e quais os timmings em default?
    o computador fica estavel em default?
    experimenta so com um dimm...

mas isso é estranho à brava.

6. artsite

artsite Power Member

Tens o pci-lock na bios???

Acho muito estranho isso..........as mems, são ddr400???

O meu faz 200fsb com o multi a 11x e 1.65v

7. God_Lx

God_Lx Folding Member

Alguns Bartons não são grandes clockers... O meu para fazer 200x11 precisa de 1.85 e mesmo assim não fica muito estável...

8. sparrow

sparrow Power Member

eu tenho um 2600+ que está rock stable 24/7 com o multi a 11 (apesar de ter o multiplicador desbloqueado) e o fsb a 200 com as memórias síncronas. Portanto 2200 MHz com o vcore a 1.55v e aircooling. o que está aí a limitar-te, com certeza, são as memórias!

9. Zeppel

Zeppel Power Member

O meu chip de memória melhorzito é muito bom mm, n vejo motivos para n funcionar... agora n tou em casa, há coisas q n posso ver, mas era uma memória da A-Data de há dois anos q vinha preparada para DDR500, venderam-ma por engano (viva as lojas q se enganam na encomenda e dp vendem o produto na mm pelo preço inicial) e é uma memória muito boa mm, n vejo problema nenhum ai... será da motherboard ou do processador? Terei um muito mau mm??? Parece estranho, pq como disse é 10000000% estável em default, e uso-o muitas vezes a trabalhar em workloads de 70-80% durante horas... nem aquece muito... sobreviveu a temp ambiente de 40 graus este verão.. logo aguenta td... n me parece um problema de aquecimento pq n trabalha tempo q chegue em overclock para aquecer...

E de qq forma seria tão radical a mudança para as memórias um mhz de fsb? Tb experimentei pôr as memorias "assincronas" ou seja, mandar a bios deixa-las a 166 como sempre e mudar so o fsb do processador.. ( a a7n8x-x deixa fazer isto) e pifa na mm...

Se isto n dá em breve terei q comprar outro processador.. raios...

10. sparrow

sparrow Power Member

Se não é das memórias, não estou a ver de onde vem o problema.

Mas seguramente que do CPU não é!

Uma diferença tão pequena não levava o processador a crachar o sistema.

já experimentaste só com o stick de 2700?

tenho umas a-data (dessas jollie e vermelhitas mas 566) que não se dão muito bem na minha asus (tive que as por na soltek!).....

experimenta por só o stick de 2700, fixar a memória a 166 (ou então baixar para 133 que quando sobes o fsb elas ficam abaixo do 166) e fazer overclock dessa forma.

Última edição: 24 de Março de 2006
  11. God_Lx

God_Lx Folding Member

Hugo Alexandre o teu é um mobile... Não um normal... Esses clockam muito melhor...

Zeppel experimenta dar-lhe mais volts... Até 1.85 não há problema... E depois sobe o FSB... Se mesmo assim não der não é do CPU de certeza, é alguma coisa k te está a escapar...

12. PJ

PJ Power Member

Pá eu já tive barton bloqueado, desbloqueado e mobile, e nenhum deles me fez isso, e também sempre com uma board Asus A7n8XX, claro que depois meti-lhe vmods quando arranjei a dfi e usava só pra testes e ainda cá está pra isso mesmo e pra durar. Tadinha dessa board, já tantas que passou. :lol: . Bem isso é estranho à brava mesmo, tenta flashar a bios pra uma bios mod do tic tac que anda aí na net pra essa board. Comigo funcava 5***** , já não sei onde a fui buscar mas se goglares e um pouco de paciência encontras. Existem duas versões, uma tem CPC on, que nã dá pra alterar isso nesta board, mas as mems ficam a 1T, e outra CPC off, que ficam a 2T. Se quiseres altos fsb opta por esta última. Se quiseres maior largura de banda com pouco fsb opta pela 1ª. Espero que consigas clockar isso :x2:

13. Zeppel

Zeppel Power Member

14. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a questão das memorias, era por poderes estar a usar um timming demasiado agressivo, e mais um(ns) mhz provocavam a instabilidade, mas neste caso, também deveria estar pouco estavel em default.
    mas, pelo que ja disseste, não é das memorias. (apesar de tudo, acho que devias experimentar apenas com o dimm da adata instalado, no banco 0)

sinceramente, eu acredito mais que o problema seja da board, apesar de ter ca uma igual, e ate serem relativamente boas para OC (face ao preço delas)
    um barton que por mais 11mhz em cima, deixa de trabalhar, é algo que nunca vi.

ja fizeste um update à bios, e um load dos default settings?
    depois disso, experimenta dar-lhe uns mhz.
    é que ha opções na bios, que podem estar mal definidas... e fazer uma analise exaustiva é bastante chato. quando metes tudo em default, as opções mais estaveis, acabam por ser seleccionadas.

Última edição: 24 de Março de 2006
  15. artsite

artsite Power Member

Pessoal, pode nem ser das mems, se ele tiver sem pci-lock vai aumentar a velocidade do sistema pci e tem craches na bus AGP e PCI.

Aposto isso, pois umas mems mais rafeiras que sejam dão sempre mais alguma coisita, mesmo o cpu.

16. Zeppel

Zeppel Power Member

Tb vou verificar qd chegar a casa... 2ª já posto com os resultados :)

17. sparrow

sparrow Power Member

Última edição: 29 de Março de 2006
  18. Zeppel

Zeppel Power Member

Ora bem, ai vai o update:

Era de facto um problema com o Pci-Lock... estava no AUTO mas parece que para esta motherboard "Auto" não é sempre 66mhz no bus agp.. logo tive que por à mão

O outro problema era a memória PC2700, que tb é Adata mas parece ser especialmente má e nem um mhzinho de overclock faz... yep, pifou-me o disco (como previsto nestes casos de memória a pifar) e viva o Ghost para repor aquilo em 5 minutos :)

Os resultados foram:

190 Mhz no FSB estáveis, voltagem nos 1,725 volts, embora o processador já aqueça até 60ºC com o torture test do Prime 95, o que é demais para mim... 60º já me metem medo pq n tenho a certeza de até onde este processador vai... com 1,8v (e tb n tive coragem para ir mais longe) nos 200mhz o windows até corre, mas o prime95 encontra erros em poucos segundos, e como uso o pc para fazer musica (muitos calculos envolvidos) n me posso dar ao luxo... talvez com arrefecimento melhor que o cooler de origem dê para os 200 mas n tenho a certeza...

De qq forma, foi uma experiencia com sucesso.. é só mudar para memorias melhores e fico com pc para mais uns meses :)

Obrigado a todos pela ajuda

Zeppel

19. artsite

artsite Power Member

Ainda em que descobrite, afinal era as mems e o pci:-D , bom, era quase tudo:-D ....

Bmo, sendo assim, podes ainda testar um pouco mais, mas com essas temps tens de ter cuidado.

Partilhar esta Página