1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Arcade Bartop Arcade Machine - Construção

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por Mike69, 7 de Setembro de 2015. (Respostas: 102; Visualizações: 17084)

1. Mike69

Mike69 Power Member

Olá pessoal,

Vou iniciar-me nestas andanças de construir uma maquina arcade ao estilo das que haviam nos salões de jogos, mas como o espaço é pouco opto por um bartop que basicamente é metade do tamanho e pode colocar-se em cima de um movel/mesa.

Sou novo nisto por isso perdoem-me alguma ignorância! Gostaria de ter a vossa ajuda/opinião sobre este processo.

Vou tentar seguir este projecto mas com algumas modificações.
    http://www.instructables.com/id/2-Player-Bartop-Arcade-Machine-Powered-by-Pi/?ALLSTEPS

altrerações ao projeto no link acima:
    -colunas no marquee
    -saida jack na zona frontal
    -botoes para flippers, save/load games, pausa

estou a pensar nestes conjuntos de botoes do ebay. que acham?
    http://www.ebay.co.uk/itm/252065223783
    http://www.ebay.co.uk/itm/262021077032

já agora, que tipo de madeira aconselham para o projecto?

2. rxpt

rxpt Power Member

Tambem estou interessado em fazer uma Arcade Machine deste género.
    A minha maior/única dificuldade será a arranjar o MDF cortado, como estas a pensar fazer isso?

Vou seguir este tópico a ver se ganho ideias para fazer a minha :) :)

Cumps

3. queiroga12

queiroga12 Power Member

Eu sou outro que me estou a meter nisso.

Já tenho bastante coisa planeada, um documento com N links de projectos de pessoal, tenho falado com pessoal aqui no fórum que já construiu, pessoal no reddit, etc.
    De momento está parado porque o $$ não dá para tudo, já tenho o raspberry pi e o retropie configurado (já tenho uma boa centena de jogos lá dentro), o próximo passo será comprar os botões (será algo como o 2º link) e configurar isso.
    Terminando é ir ao Leroy ou afins, comprar o MDF e arranjar alguém que faça os cortes. Já tenho os desenhos aproveitados de outro projecto, apenas vou fazer uma coisa ligeiramente maior (quero com monitor de 23", a maioria do que se vê é 19").
    Vou ficar com este tópico debaixo de olho para ir vendo os vossos avanços e podemos ajudar uns aos outros.

4. DuskLord

DuskLord Power Member

Nas minhas máquinas utilizei sempre MDF.
    Se tiveres jeito com madeiras, compras um tico-tico barato e chega perfeitamente para os cortes, senão tenta encontrar uma carpintaria para fazer esse serviço, não sei se fica caro.
    Procura um kit de botões com microswith independente (cherry por exemplo) e não compres um encoder daqueles manhosos da china, no futuro só dão problemas. Recomendo um I-Pac da Ultimarc, são fiavéis e altamente customizáveis, custa à volta de 40 euros.
    Dá uma olhadela nestes sites, é de onde compro algum material:
    http://www.arcadeworlduk.com/
    https://www.arcadeshop.de
    Alguma duvida chuta...

Última edição: 7 de Setembro de 2015
  5. Mike69

Mike69 Power Member

obrigado pelas vossas respostas. Estou a vêr que há pessoas interessadas neste tipo de coisas!

@DuskLord - Podes explicar o que é um cherry microswitch? Já agora sabes a diferença entre os varios PAC's que existem? Já vi I-PAC, J-PAC,etc

6. ferraznich

ferraznich Power Member

Se forem da zona do Porto dêem um salto a Paredes ou Paços de Ferreira que nao faltam sitios para cortar o MDF... Aliás se derem o projecto a um marceneiro faz-vos isso barato e num instante...

Aconselho, a quem não quer perder muito tempo na configuraçao, a usar o LaunchBox como frontend

Abraço

7. Mike69

Mike69 Power Member

@ferraznich - obrigado, mas sou de LX. Em principio já tenho uma pessoa que me corta o MDF. Já agora, como fazer o friso que as laterais têm para encaixar aquela borracha (t-molding)?

acerca do frontend, ja tenho o Hyperspin todo configurado e a bombar com megadrive, mame, snes, model2 e model3. todo o artwork e videos.

8. Vaako

Vaako I quit My Job for Folding

Vocês vão para CRT?

9. Mike69

Mike69 Power Member

eu não...um lcd de 19" 4:3 acho que é o melhor.

10. queiroga12

queiroga12 Power Member

hyperspin? queres meter um pc normal numa cabine daquelas pequenas? isso cabe?

11. lisbonmekat

lisbonmekat Power Member

Esta é uma ATX normal... O que me safou foi a fonte ser pequena, já estou a pensar fazer outra BarTop e já tenho uma mini ATX com grafica onboard... Mas atenção que esta caixa tem 500mm de largo...

12. DuskLord

DuskLord Power Member

Este é um botão com microswitch independente:
    Estes tem o micro "built-in" :

Basicamente estes últimos têm menor qualidade na velocidade de resposta e repetibilidade, para além de que não podes trocar a mola ou o micro se estiverem danificados ou em fim de vida.
    O "cherry" é uma marca com reputação de microswitch.

Se estiveres a pensar usar um PC as opções são o I-pac2 para 2 jogadores (ligação usb ou ps2), ou I-pac4 para 4 jogadores.
    Se utilizares um interface Jamma, existe o encoder J-pac, permite utilizares os botões e joystick de um sistema Arcade Jamma.
    Existem outros interfaces de ligação para PC para utilizares um trackball, spinner, analog joystick, etc...

Para fazer o corte para o T-molding é preciso utilizar uma tupía e comprar a lâmina com a medida certa do T-molding:

Última edição: 8 de Setembro de 2015
  13. ferraznich

ferraznich Power Member

Talvez o marceneiro (se for quem te vai cortar) te possa fazer isso
    Se puderes deixa video do frontend configurado a correr. Usaste os videos do EmuMovies?

Abraço

14. Mike69

Mike69 Power Member

Sim vou colocar os componentes de um PC lá dentro e com grafica. :) tenho de fazer isso caber.
    Tambem vou instalar Win10 (porque não) com Hyperspin

@DuskLord - obrigado pela explicação. :) vou encomendar o material do arcadeworlduk

@ferraznich - sim, usei videos do EmuMovies

15. Mike69

Mike69 Power Member

aqui esta um video do meu setup

16. muRte

muRte Power Member

Bom setup ;) Já agora, podes dar as specs do pc?
    Thanks! ;)

17. xelas

xelas Power Member

Aproveito para pedir o mesmo. Ainda estou na dúvida para começar a montar o meu setup para o projecto que vou iniciar. ;)

18. Mike69

Mike69 Power Member

Ainda não tenho os componentes que vão para dentro do bartop. neste momento estou a correr no meu portatil.

19. xelas

xelas Power Member

Ok, pensei que já tinhas tudo pronto. Eu ando um pouco à nora com placa gráfica, não sei se é necessário algo mais específico. Já sobre o processador e RAM já vi mais ou menos o mínimo que é requisitado. ;)