Barulho dos Western Digital Raptor

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Finalmente comprei 2 Raptor para colocar em Raid 0. A minha questão é acerca do barulho que fazem. Nunca tive nenhum ide nem o seagate sata que tenho faz tal barulho. É uma brutalidade. Um silvo contínuo. É normal? Estão a funcionar maravilhosamente bem. Mas o barulho intriga-me. Se soubesse que faziam este barulho não sei se os teria comprado.
Alguém que partilhe a sua experiencia.
Obrigado.
 
Originally posted by Metro
Finalmente comprei 2 Raptor para colocar em Raid 0. A minha questão é acerca do barulho que fazem. Nunca tive nenhum ide nem o seagate sata que tenho faz tal barulho. É uma brutalidade. Um silvo contínuo. É normal? Estão a funcionar maravilhosamente bem. Mas o barulho intriga-me. Se soubesse que faziam este barulho não sei se os teria comprado.
Alguém que partilhe a sua experiencia.
Obrigado.

São 10000 RPM , o que estavas à espera...?
 
Para quem usa Seagate e muda de marca, especialmente para Maxtor e WD é normal notar-se imenso ruido nos discos... Ainda para mais esse modelo, Raptor :D que a 10k rpm tem tudo para não ser silencioso... tal como o Tafinho disse e bem.
 
Os meus Ibm's fazem mais barulho. Eu até acho os Raptors silenciosos......

Edit: Agora lembrei-me que vi uma review em que falavam que com diferentes versões do firmware, a drive comportava-se de forma diferente. Com uma versão fazia mais barulho que com outra. Vou ver se encontro isso.

Edit2:
Objectively speaking, the beta Raptor turns in impressively low noise floors, likely due to its single-platter design. A score of 42.5 dB/A approaches the noise floor delivered by the latest Barracuda ATA drives. Subjectively, it is interesting to note that while the final version of the drive weighs in with a higher noise floor than the beta, it tempers the high-pitched whine exhibited by the latter and thus is less obtrusive. It nonetheless still emits a very slight squeal reminiscent of third- or fourth-generation 10k RPM SCSI units. Though the sound does not bother me personally, it may irritate those who insist in ultra-quiet operation from their machines. The Raptor's seek noises definitely land significantly higher than today's ATA drives. While not quite as loud as a SCSI disk, it is nevertheless easy to tell when the drive's actuator is in motion.

http://www.storagereview.com/articles/200303/20030320WD360GD_sp.htm

Acho que não foi nesta review, mas ok, tb serve. A versão beta era mais silenciosa que a drive de testes.
Mesmo assim só ultrapassa a Maxtor por 1,5 db e o WD Caviar é mais barulhento.

Eles falam de um silvo (tal como tu). Eu sinceramente não noto isso. Tenho ideia que tem a haver com as versões de firmware, mas posso estar enganado.
Volto a dizer, os meus Ibm's são bem mais barulhentos.

E as 10K Rpm não significa que eles façam barulho. Não se esqueçam que os Raptors só têm um prato.
 
Última edição:
Originally posted by Raptor
Para quem usa Seagate e muda de marca, especialmente para Maxtor e WD é normal notar-se imenso ruido nos discos... Ainda para mais esse modelo, Raptor :D que a 10k rpm tem tudo para não ser silencioso... tal como o Tafinho disse e bem.

Yeah right... :rolleyes:

É que eu nem tenho aqui um Seagate de 60GB ATA100 que até só é de 5400RPM (modelo recente) e um Maxtor 80GB 7200RPM ATA133 (modelo recente tambem) e o Maxtor nem o ouço e o Seagate é o que faz mais barulho !
E já saquei as aplicações dos sites das respectivas marcas para baixar o barulho deles e mesmo assim o Seagate faz mais ! :rolleyes:
 
Mas tu tens um Medialist... discos "gama de entrada" são sempre uma "porcaria" no que toca a ruido... querias milagres...

Experimenta um Barracuda 4 e vais ver se notas algum ruido...
 
Obrigado a todos pela resposta.
Os discos que tenho são:
Seagate Medialist 6,4GB
IBM 60 GPX 40 GB
Seagate SATA 80 GB
2 Raptor
Para tentar reproduzir o que ouço por palavras é dificil. Mas diria que desde que ligo até que desligo o PC se mantem um silvo contínuo. Com os outros discos fazem barulho quando escreve ou lê os dados mas estes é contínuo. Nunca tive RAID antes. Os discos "trabalham mais" por estarem em RAID. Verifiquei tudo e está tudo bem ligado. Aliás tudo funciona muito bem e estável.
Há uns tempos mudei as ventoinhas da minha caixa e passei a levar choque sempre que mexia no painel posterior. Voltei às ventoinhas originais da caixa e agora não tenho esse problema. Vou ver se compreende como é a parte do firmware e se posso fazer alguma coisa.
Estou mesmo chateado com este barulho todo8o
 
Já andei à procura de novas versões de firmware ( não pelo barulho, mas para ver se a performance melhorava ainda mais ) e não encontrei nada. Acho que não é publico.

Se bem percebi, os discos estão sempre a fazer barulho, é isso? É um barulho de rotação ou de ele estar a ler/escrever?
No caso de ser este ultimo, já tentas-te mete-los noutra controladora?
 
Originally posted by Nemesis11
Já andei à procura de novas versões de firmware ( não pelo barulho, mas para ver se a performance melhorava ainda mais ) e não encontrei nada. Acho que não é publico.

Se bem percebi, os discos estão sempre a fazer barulho, é isso? É um barulho de rotação ou de ele estar a ler/escrever?
No caso de ser este ultimo, já tentas-te mete-los noutra controladora?

Sim. O barulho é contínuo e sempre igual. Diria que é de rotação.
A minha board é a P4C800 Deluxe. Não posso colocar os discos noutro controlador. Estão no promise onbord. Não tenho nenhum controlador pci sata e como são os discos onde está o SO e os programas provavelmente ao mete-los noutro controlador teria que reinstalar tudo. Não?
 
Tenho os meus na Ich5r. Como tens isso em Raid, só mesmo testando noutro computador ou numa controladora raid pci ( e aí provavelmente não te reconhecia o array, se a controladora fosse de outra marca ).
Eh pá sinceramente não sei, ainda ontem estive com o meu comp. aberto e não noto esse barulho irritante. Na minha caixa os discos não estão aparafusados, estão ligados por um suporte de plástico de cada lado. Se calhar isso evita vibrações, não sei..........
 
Originally posted by Nemesis11
Tenho os meus na Ich5r. Como tens isso em Raid, só mesmo testando noutro computador ou numa controladora raid pci ( e aí provavelmente não te reconhecia o array, se a controladora fosse de outra marca ).
Eh pá sinceramente não sei, ainda ontem estive com o meu comp. aberto e não noto esse barulho irritante. Na minha caixa os discos não estão aparafusados, estão ligados por um suporte de plástico de cada lado. Se calhar isso evita vibrações, não sei..........
A tua caixa é diferente. Na minha eles ficam em contacto com a parte metálica que é alumínio. Mas estão justos. Aliás para meter algum disco tenho sempre que soltar um pouco os parafusos dos outros para conseguir meter o que quero. Só me resta ir onde os comprei. Como essencialmente eles trabalham com servidores e estão habituados ao barulho dos SCSI vou ver o que me dizem. No entanto. Obrigado pela ajuda.
 
Originally posted by Raptor
Mas tu tens um Medialist... discos "gama de entrada" são sempre uma "porcaria" no que toca a ruido... querias milagres...

Experimenta um Barracuda 4 e vais ver se notas algum ruido...

Já tenho montado desses discos para upgrade e fazem tanto* barulho quanto o meu Maxtor.

*quase nenhum...
 
agora imagina qd eu tinha qq coisa como 6 discos seagate scsi a 10.000rpm em q cada um tinha 3 pratos ... parecia um avião a descolar ... isso é que era barulho ... quando punhas os gajos a fazer teste no sandra ou com a seatools nem te ouvias a pensar ...
 
Originally posted by apoc
esse silvo continuo pode ser ressonacia da propria caixa ou da fonte alimentação. tens a certeza de é dos discos?

Tenho:
1º A única alteração que fiz foi colocar estes discos e tirar o IBM. Sim tenho um IBM que ainda não pifou :)
2º Esse silvo é igual estando a caixa aberta ou fechada.
Este barulho faz-me lembrar os cabos de alta tensão que fazem sempre um zzzzzzzzzzz. Enfim estou mesmo chateado com este barulho. Escolhi o cooler para o CPU mais silencioso possível. A gráfica idem e agora tenho que ter este apito. :die:
 
Que confusão, ouve lá...

Metro: Isso dos discos é mesmo assim: Performance paga-se!...

Se fossem discos SCSI a 15k rpm aí eu queria ver...

p.s: espero que não tenhas o PC no quarto :D :D :D
 
Originally posted by kazuza
Que confusão, ouve lá...

Metro: Isso dos discos é mesmo assim: Performance paga-se!...

Se fossem discos SCSI a 15k rpm aí eu queria ver...

p.s: espero que não tenhas o PC no quarto :D :D :D

Eu tenho o pc no quarto, 4 discos em raid 0, o comp está ao lado da cama e ligado 24 h.
Se vires a review da storagereview vais ver que há discos de 7200 que fazem mais ruido. Este disco só tem um prato. O DVD por exemplo faz mais barulho que os raptors, a ventuinha da northbridge idem, os ibm's idem e não noto nenhum zumbido irritante nos raptors (o som irritante que tinha era da fan da nothbridge) pelo menos no meu caso.....
 
Back
Topo