Problema Barulho Estranho na gráfica

figboy

I folded Myself
Boas a todos. Estou com um problema na minha sapphire rx480 4gb que não estou a conseguir resolver. Basicamente hoje começou a fazer um barulho estranho, parece um barulho elétrico. Não é problema das ventoinhas. O barulho só aparece quando está em idle, quando meto algum benchmark a correr o barulho desaparece, ou então se baixar os clocks e fizer undervolting também desaparece.

Alguma ideia do que possa ser? O melhor será mandar para garantia? Obrigado
 
Pelo que descreves deve ser coil whine. Experimenta a ver uns videos no youtube do termo "coil whine" e vê se é isso. Se for tens duas alternativas, mandar para garantia e esperar que te troquem por outra, ou tentar alterar os clocks em idle para ela não fazer. Regra geral faz mais coil whine em certas gamas de frequência e/ou fps elevados.

Tecnicamente não está estragada nem faz mal nenhum, mas em alguns casos pode ser muito chato.
 
Não tenho bem a certeza se será coil whine, mas estava a fazer mais barulho em idle do que em load. Quando abria o heaven deixava de fazer barulho por isso é que achei mais estranho. Já tenho a gráfica há uns bons meses e nunca fez isto. Nem pensei no coil whine por só fazer o barulho em idle. Tenho de baixar os clocks e a voltagem ver se resolve. Obrigado

Edit: Isto para deixar de fazer barulho, ou ficar a um nível suportável tenho de meter a gráfica a 900mhz e a -60mv. Se me a trocarem acho que vai mesmo para garantia.

EDIT2: Isto parece me ser mais do que coil whine, todas os programas que usam a gráfica deixaram de funcionar, mining e folding. Apesar disso o furmark e o heaven funcionaram bem, estranho
 
Última edição:
Obrigado @JoaoVaz19 mas eu acabei de instalar formatar o pc, de qualquer maneira não custa tentar.

Update: Pc formatado e até agora nenhum barulho, vou instalar os programas que preciso e ir vendo se algum deles causa o barulho
 
Última edição:
Back
Topo