Problema [Barulho: fonte?] Barulho crepitante no desktop

Gualdim

Membro
Boa tarde pessoal,

Escrevo-vos para procurar a vossa ajuda com um problema que surgiu há algum tempo no meu desktop.

Como indicado nas publicações sobre regras, indico-vos as características do PC:
- MB: MSI H110M PRO D
- i5 6400 2.7Ghz
- 8GB Kingston DDR4 2400MHz HyperX Fury Black
- MSI R9 380 Gaming 4GB GD5
- SSD 250GB
- Fonte: Seasonic S12II 520W 80+ Bronze
- Caixa Nox Coolbay SX

O PC tem 4 anos, há uns meses começou a surgir este problema, adiciono a ligação do vídeo que gravei para ouvirem o barulho:

Não sei se é da fonte, mas parece-me que sim, gravei mesmo junto à fonte, sou leigo na matéria, não sei o que se passa, já o abri várias vezes, limpando-o todo, ventoinhas, tudo, mas este barulho continua.

Não sei se me escapou alguma informação importante, caso tenha acontecido digam-me e agradeço desde já qualquer ajuda!

Obrigado
 
parece algo encostado a uma ventoinha. Se o barulho vier da fonte pode ser a própria ventoinha da fonte.

Verifica se não tens nenhum cabo encostado a uma ventoinha.
 
Desliga as ventoinhas uma a uma, para ver se é alguma delas.
Quantas são?

parece algo encostado a uma ventoinha. Se o barulho vier da fonte pode ser a própria ventoinha da fonte.

Verifica se não tens nenhum cabo encostado a uma ventoinha.

Antes de mais, muito obrigado a ambos pelas respostas!!

Eu descarreguei o SpeedFan (? nunca tinha visto isto, mas procurei um programa para vos conseguir dar informações mais correctas, não sei se isto é bom ou não) e ele detecta 7 ventoinhas.

Na caixa tenho 2, às quais tenho acesso através de botões, essas consigo desligar manualmente.

Como desligo as outras? E não posso desligar todas simultaneamente, se não ainda queimo alguma coisa, não?

Pois, eu creio que será da da fonte, é de onde me parece que vem.. Não tenho nada encostado, já abri várias vezes para confirmar isso e limpar as pás das ventoinhas de ambos os lados e isto continua.
 
Se é a ventoinha da fonte, é fácil diagnosticar: metes um objeto não metálico (por exemplo, uma caneta) a prender a ventoinha, com o PC desligado (para não parar a ventoinha em andamento repentinamente, o que pode danificá-la), e verificas se no arranque do PC deixa de fazer o barulho, e se passa a fazer depois de tirares o objeto.

Visto que o propósito da ventoinha é arrefecer o interior da fonte, não convém bloquear a ventoinha por mais de alguns segundos (até 30, diria eu), e definitivamente não se deve fazer este teste quando estiver a ser exigida uma potência significativa à fonte (jogos, renders, computação, etc.).

A ventoinha do processador pode ser desligada na ficha que liga à motherboard sem qualquer problema. Os processadores/motherboards têm proteções para desligarem/baixar o consumo em caso de sobreaquecimento, e como é só para testar durante uns segundos ou minutos, não vai provocar nenhum problema a prazo.
 
Boa tarde, peço desculpa por ressuscitar este tópico, passado tanto tempo.

Finalmente, pude desmontar a fonte e fiz o que indicou o @WindWalker, bloqueei a ventoinha da fonte no arranque, e efectivamente o crepitar vem da fonte, mas não da ventoinha da mesma, uma vez que fez barulho mesmo com a ventoinha parada.

Sou leigo nestas matérias, os componentes da fonte parecem estar todos bem, não há nada partido. Está a escapar-me alguma coisa ou terei de me habituar a este crepitar constante?

Muito obrigado desde já.

Bem - hajam.
 
Não consigo ver o video, mas pela descrição deverá ser coil whine da fonte.

Se for, não há muito a fazer. No limite podes colocar silicone de elevada temperatura nos varios componentes da fonte a ver se ele elimina a vibração com o amortecimento do composto.
Caso nãs queiras ir por ai, troca a fonte....
 
Essa R9 380 não é nada poupada, mas podes tentar meter silicone de elevada temperatura na base dos componentes vê um video a explicar.
Cola quente? Tou bebado desculpem, se bem que nalgumas zona que aquecem menos dá.
Cps
 
Última edição:
Muito obrigado @Miguel_Pereira e @DiogoAntunes pelas vossas respostas e pela ajuda.

Como não percebo muito da matéria vou começar a pesquisar uma potencial fonte para trocar. Têm alguma sugestão de fontes que sejam adequadas ao build que tenho e não sejam tão propícias a coil whine?

Diogo, o que querias dizer com a R9 380 não ser poupada?

Obrigado mais uma vez mesmo!
 
Back
Topo