barulho infernal

Huahuanac

Membro
Viva! tenho um aparente problema com o pc... o pc de casa foi comprado em Dezembro 06, quando o pus em funcionamento não fazia barulho nenhum e bombava bem.. passados uns meses la para Abril ou assim isto começou a fazer um barulho infernal.. e sempre que o ligo passados 15 minutos já começa o barulho.. no outro día em vez de fazer shut down ou restart optei por suspender e quando o voltei a ligar não fazia barulho nenhum..fica acesso horas a fio e não pia.. eu realmente gostava de saber o que se passa com a maquina e já agora saber se isto de estar sempre a suspender o pc para não fazer barulho, não danificará algum componente do pc. Obrigada!
 
boas,bem vinda a techzone...em principio nao tens problemas com isso,mas podes levar o pc onde o compraste,visto que tem 2 anos de garantia...ja agora,que temps tens ai?qualquer duvida espoe aqui que sempre ha quem ajude...
enjoy tz:x2:...
 
de onde vem o barulho é uma boa pergunta.. antes de mais queria aqui dizer que não percebo prácticamente nada de computadores.. so que como ninguem que conheça me sabe responder estou a perguntar-vos a voces.. pó não é pk até está bastante limpinho.. o que queria saber é se ao instalar algum jogo há alguma possibilidade de se ter alterado alguma configuração na gráfica e que tenha provocado este barulhão que nao foi progressivo.. foi do nada.. um dia quase nem se ouvia no outro o descalabro..
carsten_999 desculpa lá a minha ignorância mas what the heck é temps? :s
 
Temperaturas.

Possivelmente poderá ser uma das ventoinhas (fans) que se deslocou e ficou a roçar na armadura
que a segura. Leva o Pc à loja onde o compraste e explica a situação.
 
Disseste que pó não era, abriste o pc e viste se o cooler tinha pó?
Instala o speedFan e mete um print screen pa vermos as temps. e rpm's.

Como meu pc aconteceu o mesmo, comprei e passado uns messes, era um barulhão do caraças,
abri o pc limpei o pá que consegui(há sítios que não da pa limpar) e mudei a massa térmica do cooler, melhorou uns 18º.
 
Boas,

Esse barulho não sera uma ventoinha "gripada"? O barulho não tem um ligeiro "ronronar"?
Geralmente quando uma das esferas de uma ventoinha pifa faz esse basqueiro irritante, se for o caso convem troca-la o quanto antes porque os pedaços de metal que a esfera estragada vai libertar vai acabar por impedir a ventoinha de rodar e aí pode acontecer algo de teeeeerribeeleee.

Cumps,
 
quando abri não tinha muito pó mas o pouco que tinha limpei com cuidado.. eu vou então instalar esse programa.. se isto continuar levo a loja e eles que resolvam.. porque foi no mínimo estranho isto começar do nada. O som que faz não me parece que tenha esse ligeiro ronronar parece é que a ventoinha tá a dar o máximo dos máximos. Mas o que para mim me é estranho é quando eu faço suspender e depois volto a ligar isto não faz o mínimo barulho.. o que altera quando o pc volta duma suspensão?
obrigada pela ajuda!
 
Esse barulho que depois passa geralmente é das ventoinhas a gripar, o metal das esferas depois de aquecido ( aquecem e bem) "molda-se" e pára de fazer barulho mas assim que a ventoinha pára a esfera perde a sua posição e volta a fazer barulho enquanto não ganha nova "cama". Geralmente isso acontece em ventoinhas sem lubrificação, também já me aconteceu ver ventoinhas que foi o próprio plástico do suporte do veio da ventoinha que se estava a partir e lançava o caos nas rotações da ventoinha fazendo barulho.
De qualquer das formas eu aconselhava-te a tomares a opção mais segura que é trocares a ventoinha e depois testares-la numa board onde pudesses controlar as rotações. Também podes experimentar lubrifica-la mas se os rolamentos tiverem gripados o óleo apenas vai disfarçar o problema abafando o som. O óleo que eu uso é o chamado "óleo de máquina de costura", é fininho e uma gotinha basta e duuuura e duuura.

Cumps

PS: Quando pões o PC em suspensão a ventoinha geralmente não para, apenas roda a uma velocidade muito reduzia, reduzida o suficiente para que não faça ruídos e permita as esferas "acamarem".
 
do speedfan, como não posso inserir anexos, os resultados são:
Temp:49C
HD0:44C
Fan2: 4470 RPM
Fan1: 4441 RPM
Fan2: 25962 RPM
enfim não percebo niente disto por isso nao sei se estará alguma coisa mal..
de qualquer modo acho que vou com isto á loja e eles que vejam o que raio se passa com a ventoinha.
Obrigada pela ajuda! :)
 
do speedfan, como não posso inserir anexos, os resultados são:
Temp:49C
HD0:44C
Fan2: 4470 RPM
Fan1: 4441 RPM
Fan2: 25962 RPM
enfim não percebo niente disto por isso nao sei se estará alguma coisa mal..
de qualquer modo acho que vou com isto á loja e eles que vejam o que raio se passa com a ventoinha.
Obrigada pela ajuda! :)

Fan2: 25962 RPM - ??? Essa velocidade é algo que nunca vi numa fan, ou a leitura está mal ou a ventoinha está marada de todo. Leva o PC onde o compraste e eles que vejam o que se passa.

Cumps.

PS: Se for da fan marada e a substituirem pede que te dêem a fan porque acho que tens aí uma recordista mundial eheheheh
 
mal não deve estar porque já corri o programa mais que uma vez para ver alterações.. enfim então está mesmo mal a ventoinha.. vou á loja então!
obrigada!
 
ainda mais rápida q um motor de fórmula 1(19k RPM!).... mas também não é a única pk a minha mobo diz k a sua temperatura é de 86.0Cº no Hmonitor
 
Back
Topo