Barulho pc novo

Rfbr91

Membro
Boa noite a todos.

Montei recentemente um pc, correu tudo bem felizmente mas noto que o computador faz algum barulho, mesmo sem estar a jogar qualquer jogo.

A dúvida que coloco é se este barulho poderá ser devido ao facto de só ter uma ventoinha na parte da frente e outra atrás, que já vinham com a caixa, uma carbide 275R.

Será que colocando outra isso iria permitir que elas não fizessem tanto barulho? O cooler que tenho é o de stock que veio com o processador, um ryzen 5 3600.

Obrigado a todos pela ajuda!

Cumps
 
Boa noite a todos.

Montei recentemente um pc, correu tudo bem felizmente mas noto que o computador faz algum barulho, mesmo sem estar a jogar qualquer jogo.

A dúvida que coloco é se este barulho poderá ser devido ao facto de só ter uma ventoinha na parte da frente e outra atrás, que já vinham com a caixa, uma carbide 275R.

Será que colocando outra isso iria permitir que elas não fizessem tanto barulho? O cooler que tenho é o de stock que veio com o processador, um ryzen 5 3600.

Obrigado a todos pela ajuda!

Cumps

Boas
Pelo que percebi do teu post estás a questionar que se colocando outra ventoinha na caixa isso ia fazer com que as outras ventoinhas não iam fazer tanto barulho?

Se for essa a questão: Quanto mais ventoinhas tiveres a funcionar dentro da caixa mais ruído vais ter.

As ventoinhas vendidas em muitas lojas tem lá na descrição o nível de ruído que fazem ora para teres menos ruído tens que comprar ventoinhas mais silenciosas possível.

Ou então tens que ir para watercooling que só usa uma ventoinha no radiador da água que é silenciosa e faz muito pouco ruído.

Mas é uma solução cara e vais precisar de diversas coisas tanto para a cpu como para a gráfica para conduzir a água do radiador.

Por isso se não quiseres investir em watercooling então ou investes em ventoinhas mais silenciosas possíveis ou habitua-te ao ruído que é normal em PCs desktop.

O importante em ventoinhas ditas de qualidade não é o número de rotações que elas fazem mas sim a forma como as pás das ventoinhas são feitas. Mas aviso-te desde já que essas ventoinhas também são caras.

Mas é como digo: Se queres menos ruído terás que investir em ventoinhas de melhor qualidade.
 
Obrigado pela ajuda!

Por acaso tinha ideia que assim conseguiria ter menor temperatura e elas não rodassem tanto, fazendo menos barulho.

Eu apenas coloquei a questão porque, por exemplo, no meu trabalho não oiço qualquer barulho do pc e no que montei oiço um barulho que penso ser um pouco alto de mais. Vou tentar hoje abrir o painel e ver com o pc ligado de onde poderá ser o barulho.

Obrigado mais uma vez!
 
Pois tentei ver isso mas tive algum receio de fazer "porcaria".
A temperatura do CPU até agora nunca subiu dos 60. Mas também ainda não joguei e não vi a temperatura da gráfica.
 
Estive a ver e sinceramente parece-me ser da fan do cpu. O barulho que se ouve não é extremamente alto mas parece que provoca mesmo alguma vibração na caixa e como a tenho dentro de uma gaveta própria para o pc parece que a vibração passa para a mesa também. Será alguma coisa que ficou mal apertada? Eu quando a instalei apertei até sentir as "molas" já bem apertadas.
Também me pergunto se poderá ser do HDD, mas acho pouco provável?
 
Esse assunto já não é a primeira vez que passa aqui.
Penso que tem a ver com o comportamento do cpu em que em cargas leves pode ir aos 1.5 v o que faz com que a ventoinha pareça o "suave" trabalhar de 1 Ford Transit de 1985...lol.
Basicamente, ou na bios, ou no software da tua board vais ter definir um perfil de funcionamento da ventoinha que não seja tão suscetível a esse comportamento e pare de fazer esse sobe e desce constante.
 
Obrigado a todos pela ajuda!
Estaria a perguntar-me se comprando um cooler aftermarket reduziria um pouco o barulho mas acho que por enquanto vou tentar ver se está tudo ok até porque conheço malta que tem o de stock e o pc não faz muito barulho.
O meu parece que até a caixa vibra um pouco lol.
Hoje vou tentar essas soluções e voltar a apertar o cooler, psu e afins para ver se fica tudo ok.
 
Obrigado pela ajuda!

Por acaso tinha ideia que assim conseguiria ter menor temperatura e elas não rodassem tanto, fazendo menos barulho.

Eu apenas coloquei a questão porque, por exemplo, no meu trabalho não oiço qualquer barulho do pc e no que montei oiço um barulho que penso ser um pouco alto de mais. Vou tentar hoje abrir o painel e ver com o pc ligado de onde poderá ser o barulho.

Obrigado mais uma vez!

Boas
Mas isso das temperaturas tem n factores que passam por muita coisa, temperaturas do ar ambiente do sitio onde tens o pc que pode variar conforme tenhas uma fonte de calor para te aquecer no inverno ou seja um sitio muito quente no verão.

Se, por exemplo, não tiveres ar condicionado no verão e estiveres num local muito quente é normal que as temperaturas sejam mais elevadas no teu pc.
Depois, como já disse, a qualidade das ventoinhas e sobretudo da construção das pás delas tem influência nas temperaturas.
Mas rotações, que geram mais barulho, nem sempre representa temperaturas mais baixas dentro da caixa do pc. Há ventoinhas de baixas rotações com pás de qualidade bem feitas que conseguem obter melhores resultado dos mas tem um custo mais alto.

A circulação do ar deve ser equilibrada e feita de baixo para cima: As ventoinhas em baixo na caixa do pc devem meter ar e as da parte do cimo tirar ar. Deve ser por exemplo uma ventoinha de 120 mm a meter ar e outra de 120 mm a tirar ar.

Teres duas ventoinhas de 120 mm a meter ar e apenas uma de 120 mm a tirar ar é um péssimo esquema de colocação das ventoinhas por exemplo. Tem que ser equilibrado: Se tens duas de 120 mm na frente na parte de baixo da caixa a meter ar tens igualmente de ter 2 de 120 mm na parte de trás no cimo ou uma de 120 mm na parte de trás e outra na parte do cimo da caixa a tirar ar quente.

Agora se queres menos barulho tens que investir em ventoinhas mais silenciosas com menos DBs e melhor c construção das pás.

Quando ao controle das velocidades das ventoinhas via bios isso nem todas as bios tem.

Há software como o speedfan que permite fazer isso mas as ventoinhas tem que suportar isso e tem que estar ligadas á board.

Há ventoinhas que suportam mudanças das rotações e há outras que não suportam isso. Por isso atenção a esse ponto.
 
Certo.

Por acaso a minha caixa apenas tem uma ventoinha atrás. Ontem por acaso não me pareceu que o barulho viesse das ventoinhas da caixa, até me pareceram ser silenciosas e em termos de rotação não passaram das 1000. Estou mais virado para o cooler do cpu.

Obrigado pela ajuda!
 
Olá novamente!
Já percebi de onde vem o barulho. É do HDD. Liguei o PC com ele desligado e o barulho desapareceu completamente. Eu sei que é normal os hdds fazerem barulho pois têm partes móveis. Mas ao ponto de fazer vibrar a caixa toda parece-me um exagero. Ainda hoje espreitei um PC com um HDD e não fazia tanto barulho..
 
Estive a pesquisar e talvez vá colocar umas anilhas de borracha na fixação do HDD ao suporte para tentar reduzir a vibração(a minha fixação é daquelas em que encaixo o HDD num plástico e o plástico encaixa na caixa do disco rígido). Que vos parece?
 
Olá novamente!
Já percebi de onde vem o barulho. É do HDD. Liguei o PC com ele desligado e o barulho desapareceu completamente. Eu sei que é normal os hdds fazerem barulho pois têm partes móveis. Mas ao ponto de fazer vibrar a caixa toda parece-me um exagero. Ainda hoje espreitei um PC com um HDD e não fazia tanto barulho..

Boas
Para um sistema como o teu um investimento num SSD não ficava nada mal e até seria bastante bom.
E podias passar esse HDD para uma caixa externa com chip UASP USB 3.0 pelo menos que assim sempre servia de backup para o teu sistema e só ligavas a caixa quando quiseres.

E investe noutra ventoinha para a parte de baixo da tua caixa, uma dessas silent fan, que assim o fluxo de ar já teria o esquema ideal de circulação.

É que apenas uma ventoinha na traseira a tirar ar é mal pensada. Falta uma na frente a meter ar com os mesmos mm da ventoinha da traseira da tua caixa e as mesmas rotações se possível.
 
Obrigado pela resposta Chiquinho,

Eu tenho um SSD de 500gb mas comprei também um HDD de 1tb WD blue porque costumo tirar muitas fotos e guardo nesse a "tralha".
Entretanto comprei uns orings para ver se consigo aliviar a vibração do HDD mas vou ver também essa caixa.

Quanto às ventoinhas, a caixa vinha com uma na frente e outra atrás. Para além dessas posso por mais duas à frente e duas na parte de cima.

Abraço
 
@Rfbr91
Eu optava por por esse HDD em caixa externa ou numa Dock. Eu tenho numa Dock dois Blues da WD de 500 GB cada um com 6 anos que só ligo quando quero e como é uma Dock UASP para dois discos normais ou dois SSDs permite ter as velocidades normais dos discos.

A dock só me custou 40 Euros e assim desta forma tenho a vantagem de só ligar os discos quando quero e de a caixa do pc ficar mais fresca e com muito menos barulho, é sempre melhor do que ter os discos ligados o tempo todo para nada porque na maioria dos casos quase nunca os uso.

Quanto ás ventoinhas basta-me mais uma: Na frente a meter ar e outra nas traseiras a tirar ar.
 
@Chuiquinho obrigado pela ajuda.

Vou talvez tentar uma caixa externa. Já corri programas para ver os HDDs e está tudo bem. Deve ser mesmo normal eles vibrarem um pouco mais e como o pc está numa "gaveta" a vibração deve aumentar um pouco.
 
@Chuiquinho obrigado pela ajuda.

Vou talvez tentar uma caixa externa. Já corri programas para ver os HDDs e está tudo bem. Deve ser mesmo normal eles vibrarem um pouco mais e como o pc está numa "gaveta" a vibração deve aumentar um pouco.

Boas
Esses programas que te referes são para ler o SMART dos discos?
Isso podes arranjar em freeware e tem boa qualidade na informação que dão.

Como, por exemplo, o CrystalDiskInfo https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/

Nota que tens que ir ás opções do software e colocar o valor Bruto em decimal porque por defeito está em hexadecimal.

é o meu favorito para ler o smart dos discos e para além de ler os dos discos internos também lê os externos. Certos softwares não conseguem ler os dos discos externos.
 
Back
Topo