1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Barulho

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por lupinIII, 17 de Julho de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 622)

1. lupinIII

lupinIII Power Member

Boa noite, tenho um P4 3.0 Ghz socket 478 com o cooler de origem, grafica geforce fx5900, 512mb ddr333, hd80gb seagate, fonte de alimentaçao vulgar 400w(penso eu) e uma caixa igualmente vulgar e da qual não espero grande isolamento sonoro. O barulho não é novo, mas com o tempo ou aumentou ou simplesmente se tornou mais insuportável para mim. As temperaturas do CPU rondam os 50/54º, que não sei se são normais mas o problema não é de falta de limpeza pois ainda recentemente limpei o pó. O barulho do disco não vem de certeza, a fonte de alimentação não é a de origem sendo que o barulho não se alterou, apenas a placa gráfica poderia ser uma fonte de barulho mas pelo que me pareceu é mesmo do cooler do processador que vem a barulheira toda.

Não quero fazer overclockings (nem percebo nada disso), apenas pretendo silêncio, ou algo próximo disso :)
    Agradeço desde já toda a ajuda, recomendações sujestões que me possam dar.

2. core2duo

core2duo Power Member

Para silencio recomendo a Tuniq ou um da Asus Silent Square Pro...

3. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Realmente o pó na ventoinha do cooler do CPU seria a minha primeira aposta para esse aumento de barulho.

Tens ventoinhas a puxar/tirar ar da caixa? Também pode ser daí. Podes sempre sacar o Speedfan e desligar a ventoinha do CPU temporariamente para ver se é daí :)

Ás vezes também pode ser a caixa mal fechada ou mal encaixada. O som do metal da caixa a vibrar consegue ser muito irritante.

Good luck

4. Tuca

Tuca Power Member

experimentar limpar o pc bem limpo e colocar massa termica nova no cpu, geralmente as ventoinhas das graficas sao um grande fonte de ruido ..verifica como se encontra a tua!
    se achares que é mesmo do dissipador do processador que vem o ruido, se calhar está na altura de mudares, pois pode ter folgas e nao trabalhar em condiçoes..se assim for diz quanto pretendes gastar num novo que o pessoal indica-te uma opção porreira para comprares!

5. Eu fiz recentemente um upgrade por causa do barulho, troquei a placa gráfica a o dissipador/cooler do processador e o PC parece outro e ficou-me em 130€ - Asus Geforce 7600GS AGP + Dissipador Zalmam + mão de obra!

6. XeniX

XeniX Power Member

Em tempos eu punha um cobertor em cima do meu pc. Mas não aconselho. Mas se já estiveres no limiar de um ataque de nervos... :D

7. lupinIII

lupinIII Power Member

O barulho não é de vibrações. As únicas ventoinhas que tenho são mesmo as dos componentes(cpu, grafica,hd), portanto calculo que esteja em falha neste ponto. Tirei o software que sugeriste mas não consegui perceber como desligar temporariamente a ventoinha do CPU, no entanto descobri que a temperatura do meu HD está um bom bocado acima da média, que embora não seja a causa do barulho, pois já desliguei a ventoinha temporariamente através dum software da Seagate e o barulho manteve-se, é mais um problema a resolver.

Mais algum software que me possam sugerir para efeitos de diagnóstico agradeço.
    Em relação a aplicação de massa térmica é algo com que não estou nada familiarizado.

8. lupinIII

lupinIII Power Member

Vou considerar seriamente a tua solução.
    :-D

9. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Para desligares a ventoinha mete, no ecrã inicial do SpeedFan, onde terás 100%, mete a 0%, e ele pára a ventoinha :)

Se não tens mais ventoinhas, então o problema estará muito provavelmente no dissipador/ventoinha do CPU

10. lupinIII

lupinIII Power Member

Finalmente identifiquei com 100% certeza que o barulho é do cooler do processador. Isto porque descobri uma forma de fazer o barulho diminuir um bocado, o que passa por tirar uma das placas laterais da caixa. Segundo o Speedfan, a temperatura do CPU chega a baixar 7ºC após 10 minutos de abrir o computador, e naturalmente diminuiem as rpm e o barulho do cooler. Mas por causa do pó julgo que isto não é uma situação comportável, portanto venho mais uma vez recorrer à vossa sabedoria no sentido de me sugerirem uma solução definitiva.

Partilhar esta Página