Barulhos estranhos no hdd

omissirev

Power Member
Ora boa tarde,

Eu tenho um hdd samsung que agora começou a fazer uns "clickes" de vez em quando, hoje acordei com o pc a clickar como se não houvesse amanha... e com um famoso bsod.
Alguem me sabe dizer se é isto que ja está a morrer?
 
Pode ser falta de alimentação, se for um disco interno e a fonte estiver a morrer...
Em condições normais, cliques assim são sinal de morte eminente.
 
Backup, backup, backup, backup.

O disco não morrerá tão cedo, mas pode-te começar a danificar alguns ficheiros.

Isso indica que o disco se encontra danificado, pode ter levado uma pancada.

Esses cliches, são os discos internos a baterem na agulha de leitura, é muito mau, quer dizer que a agulha não se encontra a tocar constantemente dos discos.

Imagina um giradiscos dos antigos em que o braço da agulha está sempre a saltar.
 
Pois eu ja comecei com os backups, mas de vez em quando tenho de reiniciar isto porque bloqueia. Ja tenho alguns ficheiros danificados como disseste. Pancada acho que o disco nao levou, pode é ser "cansaço" possivelmente, dado que ele esteve ligado quase 3anos seguidos. Bem obrigado pelas respostas, vou continuar com os backups lol
 
Trata-se então de um disco interno com o sistema operativo.

O mais simples e seguro será retirares o disco, coloca-lo numa caixa externa, e liga-la a um outro computador, desta forma consegurás efectuar os backups sem que o sistema bloqueie.

Sempre ás ordens.

Se necessitares de mais ajuda apita.
 
Tive a ver no hd tune e aparece a amarelo esta linha

(05) Reallocated Sector Count 25 25 11 163 Ok


Alguém me pode dizer o que significa?

Obrigado.
 
Não uses o HD tune para verificares o disco, verifica na pagina do fabricante se existe algum software de diagnóstico, normalmente são mais fiáveis que o software de terceiros.
 
Antes de te pores com diagnósticos, lembra-te que, se o disco está 'para morrer', esses testes só vão provocar mais desgaste.

Logo, a prioridade são os backups.

Pode ser falta de alimentação, se for um disco interno e a fonte estiver a morrer...

E também já me aconteceu isto, porque a fonte era insuficiente.
 
Backups dos dados já fiz, o disco é de 120gb por isso foi rápido. Comecei com os "diagnósticos" porque quero saber realmente se é o disco que está a morrer ou se o problema é outro. Vou experimentar o disco noutro pc para ver se é da fonte.

Obrigado pelas respostas.
 
"Click" Click" são as agulhas a bater nos pratos. É uma condição/ problema físico e sim, o disco está com morte eminente. Se correres um MHDD (ferramenta de teste a disco incluinda no Hirens boot CD) consegues verificar se o disco já contém sectores danificados ou não.

Atentamente
 
Back
Topo