1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Base Dados a partir de Excel- Precisam-se conselhos

Discussão em 'Web Development' iniciada por k-otic, 15 de Abril de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1632)

1. k-otic

k-otic Power Member

Boas.
    Uma vez que sou novo nesta vertente, precisava de uns conselhos.
    A situação é esta:
    Tenho que criar uma Base de Dados para guardar informações antes guardadas em folhas Excel. Uma dos ficheiros Excel tem apenas uma "folha"(não sei se é assim que se chama, apenas tem um tab daqueles onde navegamos, que está no fundo em baixo, com dados), sendo que o outro ficheiro tem 10 dessas "folhas".

O segundo ficheiro Excel, que tem 10 folhas, tem algumas das células com fórmulas, que penso que se relacionam entre essas "folhas". Convém ou guardar as fórmulas ou efectuar os calculos que as mesmas fazem antes de guardar os Valores na Base de Dados.

Terei de exportar algum ou vários dados para folhas excel a partir da base de Dados.

Decidi o seguinte:

A interface será via browser, tipo página web de gestão de um router;
    Vou fazer a Base de Dados em MySQL ou em SQL Server;
    A ligação da Base de Dados com a interface Web será em PHP;
    Estava a pensar fazer a página em PHP também;

Como estou à rasca e não sei por onde começar nem que linha de raciocínio seguir, gostaria que me dessem umas luzes, ideias, conselhos para não me meter em alhadas e ir por um bom caminho.

Qualquer ideia é bem vinda...

Última edição: 16 de Abril de 2009
  2. RatoGR

RatoGR Power Member

O melhor é fazeres tudo em php e mysql.

3. k-otic

k-otic Power Member

pois... já é um principio..o que devo começar primeiro, a base de dados ou o interface?

4. Santo38

Santo38 Power Member

Sem dúvida que deves estruturar a base de dados e a relação entre as tabelas de forma a agilisar os processos de inserção, consulta, etc.

Com o diagrama da base de dados feito, deves partir para a estruturação do código que irá efectuar as mesmas funções ou mais que as formulas no excell tem.

A interface deve ser desenhada primeiro e de preferencia colocada à parte de forma a não misturares codigo com layout o que te permite no futuro mudares o layout com um minimo de trabalho.

Isto são apenas sugestões, estou certo que os vários programadores que por aqui andam te darão dicas mais precisas.

Saudações

Última edição: 17 de Abril de 2009
  5. hostmake

hostmake Power Member

Se tens folhas Excel, tens uma ideia para a tua construção da BD.
    Desenha-a, depois converte Excel para .CSV, sendo que onde estavam as formulas já vão estar valores que tu vais poder usar para guardar, e é muito mais fácil para fazer parse pelo PHP.

6. k-otic

k-otic Power Member

foi assim, deram-me as folhas em excel para eu saber como tinha de fazer a base de dados trabalhar... um unico ficheiro excel tem varias coisas com alguns campos interligados, dái a minha duvida de como proceder...
    Eu só deverei converter para csv para importar, correcto? será que se consegue exportar folhas de excel com fórmulas e tudo, a partir da base de dados?

Obrigado pela dica Santo38... assim o espero..;)

Mais sugestões são bem vindas:)

7. silvino

silvino Power Member

Olá,

Podes achar interessante
    http://www.codeplex.com/PHPExcel ,

"Project providing a set of classes for the PHP programming language, which allow you to write to and read from different file formats, like Excel 2007, PDF, HTML, ... This project is built around Microsoft's OpenXML standard and PHP."

Não vejo razão para utilizares essa tecnologia, mesmo má decisão,

"the format the most popular office suite in the world suck but people somehow doesn't want to use other free alternatives even though all of it can read and write to that format, hypocrisy at its finest."

"IBM has been a fierce supporter of OpenDocument Format (ODF)...."
    More arguments against Microsoft's format are quoted by the members of the Foundation's desktop working group, which includes Knoppix creator Klaus Knopper and Jeremy Allison, who currently works for Google.

8. k-otic

k-otic Power Member

que tecnologia?

obrigado pela sugestão:001:
    Mais são bem vindas.

9. K0mA

K0mA Power Member

Penso que podes seguir estes passos:

exportar o xls para csv
    aceder aos dados
    inserir no mysql

Partilhar esta Página