1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Base de dados em Access (Pedido de ajuda)

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por sekeira, 22 de Janeiro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 3396)

1. sekeira

sekeira Power Member

Ora então boa noite...

Estou aqui com um probleminha: as (poucas) noções que tinha de access estão completamente desvanecidas, e preciso de fazer uma base de dados que me permita fazer algo específico.

Começando pelo ínicio: Sou animador de Karaoke nas horas vagas e tenho uma já consideravel colecção de Cd's/DVD's de Karaoke. Acontece que recentemente perdi o ficheiro Excel onde tenho vindo a colocar os discos que vou adquirindo para fazer as listas, e visto não ter nenhum backup do ficheiro não me resta outra solução senão fazer a lista toda à unha novamente.
    Visto que tenho que refazer a lista por completo achei que seria bem mais fácil e rentável se o fizesse numa base de dados, que me permitisse depois através de Relatórios imprimir as listas já devidamente ordenadas, e claro com umas consultas pelo meio para pesquisar uma determinada música, as várias músicas de um determinado artista, etc...
    Alguém por aqui me poderá ajudar?

2. caam14

caam14 I'm cool cuz I Fold

E que tipo de ajuda é essa que precisas??
    Queres que te ensinem como fazer uma base de dados desde a raiz? que alguém te ensine os conceitos básicos? que alguém te explique do zero como deves trabalhar em access e a teoria toda sobre os requisitos para que a BD fique minimamente funcional?
    Explica-te melhor sobre o que não entendes.
    Fica bem.

3. sekeira

sekeira Power Member

Já comecei a tentar fazer a dita BD onde criei 2 tabelas e as relacionei;

Tabela discos:
    Disco (Número) Chave Primária
    Editora (Assistente de Pesquisa)

Tabelas Músicas:
    Nome da Musica (Texto)
    Artista (Texto)
    Disco (Numero) Chave
    Faixa (Numero)
    Nacionalidade (Assistente de Pesquisa)

As tabelas estão relacionadas através do campo Disco;

Tentei criar o formulário a partir da tabela Disco onde depois me aparece o subformulario da tabela Músicas, ou seja para cada disco irão haver várias musicas (faixas).

Acontece que ao adicionar a segunda faixa diz que não é possivel pois estaria a criar dados duplicados (qq coisa acerca do indice).

Tentei fazer algumas modificações e agora nem me aparece sequer o tal subformulário.

Não sei se estarei a fazer as coisas devidamente, (pelos vistos não...), ou até se haverá uma forma mais simples de fazer o que preciso.

Abraços,
    Sekeira

4. naoliveira

naoliveira Power Member

Experimenta assim:

DISCO:
    Campo ---- Tipo ---- Comentário
    id Número chave primária
    Disco Texto Nome do disco
    Editora Texto Opcional este campo

Músicas:
    Campo ---- Tipo ---- Comentário
    id Número chave primária
    Musica Texto
    Artista Texto
    Disco Numero Chave estrangeira (chave priméria da tabela Disco)
    Faixa Numero
    Nacionalidade Assistente de Pesquisa

Estive a testar no meu access e funciona, se quiseres posso-te enviar por mail o que tenho feito.

5. sekeira

sekeira Power Member

Muito obrigado...
    Vou testar. Se não conseguir peço-te então que me envies por mail o que conseguiste.
    Abraços

Partilhar esta Página